Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, R. A.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, J. P. de, RAPOSO, A., TEIXEIRA, R. B., FERMINO JUNIOR, P. C. P.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097141
Resumo: A seringueira (Hevea brasiliensis) estabeleceu-se como espécie-chave na produção comercial de borracha e sua cultura é bastante explorada mundialmente. É uma espécie alógama com alto grau de segregação, suas sementes são recalcitrantes e a propagação vegetativa é o método mais recomendado. Dentre as técnicas biotecnológicas, a tecnologia de sementes sintéticas representa importante ferramenta para a conservação in vitro. O objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de uso da tecnologia de sementes sintéticas como ferramenta para micropropagação e conservação in vitro de seringueira.
id EMBR_d7af1778b599495e4845b4abc6920015
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1097141
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).Propagación vegetativaRuber treeMicropropagaciónCultivo in vitroMatriz de encapsulamentoSemente sintéticaSemillas artificialesPropagação VegetativaSeringueiraHevea BrasiliensisMicropropagaçãoCultura In VitroConservaçãoVegetative propagationMicropropagationIn vitro cultureArtificial seedsA seringueira (Hevea brasiliensis) estabeleceu-se como espécie-chave na produção comercial de borracha e sua cultura é bastante explorada mundialmente. É uma espécie alógama com alto grau de segregação, suas sementes são recalcitrantes e a propagação vegetativa é o método mais recomendado. Dentre as técnicas biotecnológicas, a tecnologia de sementes sintéticas representa importante ferramenta para a conservação in vitro. O objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de uso da tecnologia de sementes sintéticas como ferramenta para micropropagação e conservação in vitro de seringueira.Rayanay Andrade Martins, Universidade Federal do Acre (Ufac); Janiffe Peres de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (Ufam); ANDREA RAPOSO, CNPGC; RENATA BELTRAO TEIXEIRA YOMURA, CPAF-AC; Paulo Cesar Poeta Fermino Junior, Universidade Federal do Acre (Ufac).MARTINS, R. A.OLIVEIRA, J. P. deRAPOSO, A.TEIXEIRA, R. B.FERMINO JUNIOR, P. C. P.2018-10-10T00:38:24Z2018-10-10T00:38:24Z2018-10-0920112018-10-18T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2 p.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 18.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 5., 2011, Joinville. Inovar com sustentabilidade: palestras, posters, minicursos. Itajaí: ABCTP: SBFP, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-10-10T00:38:31Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1097141Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-10-10T00:38:31Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).
title Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).
spellingShingle Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).
MARTINS, R. A.
Propagación vegetativa
Ruber tree
Micropropagación
Cultivo in vitro
Matriz de encapsulamento
Semente sintética
Semillas artificiales
Propagação Vegetativa
Seringueira
Hevea Brasiliensis
Micropropagação
Cultura In Vitro
Conservação
Vegetative propagation
Micropropagation
In vitro culture
Artificial seeds
title_short Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).
title_full Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).
title_fullStr Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).
title_full_unstemmed Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).
title_sort Desenvolvimento de matriz de encapsulamento para a conservação in vitro de embriões zigóticos de seringueira (Hevea brasiliensis).
author MARTINS, R. A.
author_facet MARTINS, R. A.
OLIVEIRA, J. P. de
RAPOSO, A.
TEIXEIRA, R. B.
FERMINO JUNIOR, P. C. P.
author_role author
author2 OLIVEIRA, J. P. de
RAPOSO, A.
TEIXEIRA, R. B.
FERMINO JUNIOR, P. C. P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rayanay Andrade Martins, Universidade Federal do Acre (Ufac); Janiffe Peres de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (Ufam); ANDREA RAPOSO, CNPGC; RENATA BELTRAO TEIXEIRA YOMURA, CPAF-AC; Paulo Cesar Poeta Fermino Junior, Universidade Federal do Acre (Ufac).
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, R. A.
OLIVEIRA, J. P. de
RAPOSO, A.
TEIXEIRA, R. B.
FERMINO JUNIOR, P. C. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Propagación vegetativa
Ruber tree
Micropropagación
Cultivo in vitro
Matriz de encapsulamento
Semente sintética
Semillas artificiales
Propagação Vegetativa
Seringueira
Hevea Brasiliensis
Micropropagação
Cultura In Vitro
Conservação
Vegetative propagation
Micropropagation
In vitro culture
Artificial seeds
topic Propagación vegetativa
Ruber tree
Micropropagación
Cultivo in vitro
Matriz de encapsulamento
Semente sintética
Semillas artificiales
Propagação Vegetativa
Seringueira
Hevea Brasiliensis
Micropropagação
Cultura In Vitro
Conservação
Vegetative propagation
Micropropagation
In vitro culture
Artificial seeds
description A seringueira (Hevea brasiliensis) estabeleceu-se como espécie-chave na produção comercial de borracha e sua cultura é bastante explorada mundialmente. É uma espécie alógama com alto grau de segregação, suas sementes são recalcitrantes e a propagação vegetativa é o método mais recomendado. Dentre as técnicas biotecnológicas, a tecnologia de sementes sintéticas representa importante ferramenta para a conservação in vitro. O objetivo do trabalho foi avaliar o potencial de uso da tecnologia de sementes sintéticas como ferramenta para micropropagação e conservação in vitro de seringueira.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-10-10T00:38:24Z
2018-10-10T00:38:24Z
2018-10-09
2018-10-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 18.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 5., 2011, Joinville. Inovar com sustentabilidade: palestras, posters, minicursos. Itajaí: ABCTP: SBFP, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097141
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 18.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 5., 2011, Joinville. Inovar com sustentabilidade: palestras, posters, minicursos. Itajaí: ABCTP: SBFP, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695527901331456