Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HENNIPMAN, H. S.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SANTOS, A. F. dos, VIEIRA, E. S. N., AUER, C. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072141
Resumo: Araucaria angustifolia é uma espécie de importância ecológica e socioeconômica na região Sul do Brasil, porém, em risco de extinção. Sua semente é classificada como recalcitrante, necessitando armazenamento sob temperatura e umidade relativa controladas para maior longevidade. Outro aspecto refere-se à qualidade sanitária das sementes, a qual é prejudicada pelo elevado teor de água que causa a proliferação de fungos, os quais podem reduzir a germinação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária desinfestadas com solução de hipoclorito de sódio (NaClO) a 0,5; 1 e 3 % e submetidas a diferentes períodos de armazenamento (2, 4, 6, 8 e 12 meses). A qualidade das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, vigor e sanidade. A desinfestação das sementes, independentemente da concentração utilizada, retardou temporariamente a germinação das mesmas, porém, não afetou negativamente a emergência das plântulas. Após 12 meses de armazenamento, verificou-se a infecção das sementes por Schizophyllum commune, o que causou a redução da germinação. As sementes tratadas com NaClO apresentaram menor incidência de fungos, especialmente Schizophyllum commune, garantindo a qualidade sanitária das mesmas durante o armazenamento por 12 meses. O tratamento com NaClO favorece positivamente a qualidade fisiológica das sementes de araucária que serão armazenadas por período superior a 4 meses.
id EMBR_d953d5d76dadbf36363a7c116276bac5
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1072141
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.Araucaria angustifoliaPinheiro do ParanáEspécie nativaPatologia de sementeSementeGerminaçãoArmazenamentoSeed pathologySeed germinationVigorSeed storageAraucaria angustifolia é uma espécie de importância ecológica e socioeconômica na região Sul do Brasil, porém, em risco de extinção. Sua semente é classificada como recalcitrante, necessitando armazenamento sob temperatura e umidade relativa controladas para maior longevidade. Outro aspecto refere-se à qualidade sanitária das sementes, a qual é prejudicada pelo elevado teor de água que causa a proliferação de fungos, os quais podem reduzir a germinação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária desinfestadas com solução de hipoclorito de sódio (NaClO) a 0,5; 1 e 3 % e submetidas a diferentes períodos de armazenamento (2, 4, 6, 8 e 12 meses). A qualidade das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, vigor e sanidade. A desinfestação das sementes, independentemente da concentração utilizada, retardou temporariamente a germinação das mesmas, porém, não afetou negativamente a emergência das plântulas. Após 12 meses de armazenamento, verificou-se a infecção das sementes por Schizophyllum commune, o que causou a redução da germinação. As sementes tratadas com NaClO apresentaram menor incidência de fungos, especialmente Schizophyllum commune, garantindo a qualidade sanitária das mesmas durante o armazenamento por 12 meses. O tratamento com NaClO favorece positivamente a qualidade fisiológica das sementes de araucária que serão armazenadas por período superior a 4 meses.Nota técnica.Hagata Siqueira Hennipman, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências, Universidade Federal do Paraná; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; ELISA SERRA NEGRA VIEIRA, CNPF; CELSO GARCIA AUER, CNPF.HENNIPMAN, H. S.SANTOS, A. F. dosVIEIRA, E. S. N.AUER, C. G.2017-07-06T11:11:11Z2017-07-06T11:11:11Z2017-07-0620172017-10-19T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Florestal, Santa Maria, v. 27, n. 2, p. 643-654, abr./jun. 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:34:58Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1072141Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:34:58falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:34:58Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.
title Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.
spellingShingle Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.
HENNIPMAN, H. S.
Araucaria angustifolia
Pinheiro do Paraná
Espécie nativa
Patologia de semente
Semente
Germinação
Armazenamento
Seed pathology
Seed germination
Vigor
Seed storage
title_short Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.
title_full Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.
title_fullStr Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.
title_full_unstemmed Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.
title_sort Qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária durante armazenamento.
author HENNIPMAN, H. S.
author_facet HENNIPMAN, H. S.
SANTOS, A. F. dos
VIEIRA, E. S. N.
AUER, C. G.
author_role author
author2 SANTOS, A. F. dos
VIEIRA, E. S. N.
AUER, C. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hagata Siqueira Hennipman, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências, Universidade Federal do Paraná; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF; ELISA SERRA NEGRA VIEIRA, CNPF; CELSO GARCIA AUER, CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv HENNIPMAN, H. S.
SANTOS, A. F. dos
VIEIRA, E. S. N.
AUER, C. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Araucaria angustifolia
Pinheiro do Paraná
Espécie nativa
Patologia de semente
Semente
Germinação
Armazenamento
Seed pathology
Seed germination
Vigor
Seed storage
topic Araucaria angustifolia
Pinheiro do Paraná
Espécie nativa
Patologia de semente
Semente
Germinação
Armazenamento
Seed pathology
Seed germination
Vigor
Seed storage
description Araucaria angustifolia é uma espécie de importância ecológica e socioeconômica na região Sul do Brasil, porém, em risco de extinção. Sua semente é classificada como recalcitrante, necessitando armazenamento sob temperatura e umidade relativa controladas para maior longevidade. Outro aspecto refere-se à qualidade sanitária das sementes, a qual é prejudicada pelo elevado teor de água que causa a proliferação de fungos, os quais podem reduzir a germinação. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade sanitária e fisiológica de sementes de araucária desinfestadas com solução de hipoclorito de sódio (NaClO) a 0,5; 1 e 3 % e submetidas a diferentes períodos de armazenamento (2, 4, 6, 8 e 12 meses). A qualidade das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, vigor e sanidade. A desinfestação das sementes, independentemente da concentração utilizada, retardou temporariamente a germinação das mesmas, porém, não afetou negativamente a emergência das plântulas. Após 12 meses de armazenamento, verificou-se a infecção das sementes por Schizophyllum commune, o que causou a redução da germinação. As sementes tratadas com NaClO apresentaram menor incidência de fungos, especialmente Schizophyllum commune, garantindo a qualidade sanitária das mesmas durante o armazenamento por 12 meses. O tratamento com NaClO favorece positivamente a qualidade fisiológica das sementes de araucária que serão armazenadas por período superior a 4 meses.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06T11:11:11Z
2017-07-06T11:11:11Z
2017-07-06
2017
2017-10-19T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, v. 27, n. 2, p. 643-654, abr./jun. 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072141
identifier_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, v. 27, n. 2, p. 643-654, abr./jun. 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1072141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503438720040960