Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANÇADO, G. M. de A
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: PARENTONI, S. N., BORÉM, A., LOPES, M. A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/107355
Resumo: Avaliaram-se nove linhagens endogâmicas de milho e seus cruzamentos quanto à tolerância ao alumínio (Al), em um dialelo incompleto. Foram utilizados os índices fenotípicos de comprimento relativo de raiz seminal (CRRS), comprimento líquido de raiz seminal (CLRS) e coloração por hematoxilina, determinados após sete dias de crescimento em solução nutritiva contendo 222 mmoles L-1 de Al. Os resultados dos cruzamentos dialélicos demonstraram que os efeitos aditivos foram mais importantes que os efeitos não-aditivos para os três índices avaliados. As linhagens L13, L724, L723 e L16 seriam as mais indicadas para a obtenção de híbridos visando tolerância ao Al, por apresentarem os melhores valores de capacidade geral de combinação e por participarem dos cruzamentos de melhor capacidade específica de combinação. Uma correlação de 0,76 foi observada entre os índices CLRS e a coloração por hematoxilina, de 0,63 entre CLRS e CRRS e de 0,27 entre CRRS e coloração por hematoxilina. A coloração por hematoxilina demonstrou ser uma valiosa ferramenta para programas de melhoramento de milho que visam a seleção de genótipos com maior tolerância ao alumínio.
id EMBR_dad072cf1182927de3373cdadfed6bd3
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/107355
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.PigmentosComprimento da raizNutrient solutionRoot lengthMelhoramento VegetalProgênieSolução Nutritivapigmentsplant breedingprogenyAvaliaram-se nove linhagens endogâmicas de milho e seus cruzamentos quanto à tolerância ao alumínio (Al), em um dialelo incompleto. Foram utilizados os índices fenotípicos de comprimento relativo de raiz seminal (CRRS), comprimento líquido de raiz seminal (CLRS) e coloração por hematoxilina, determinados após sete dias de crescimento em solução nutritiva contendo 222 mmoles L-1 de Al. Os resultados dos cruzamentos dialélicos demonstraram que os efeitos aditivos foram mais importantes que os efeitos não-aditivos para os três índices avaliados. As linhagens L13, L724, L723 e L16 seriam as mais indicadas para a obtenção de híbridos visando tolerância ao Al, por apresentarem os melhores valores de capacidade geral de combinação e por participarem dos cruzamentos de melhor capacidade específica de combinação. Uma correlação de 0,76 foi observada entre os índices CLRS e a coloração por hematoxilina, de 0,63 entre CLRS e CRRS e de 0,27 entre CRRS e coloração por hematoxilina. A coloração por hematoxilina demonstrou ser uma valiosa ferramenta para programas de melhoramento de milho que visam a seleção de genótipos com maior tolerância ao alumínio.Título em inglês: Evaluation of nine maize inbred lines in diallel cross in relation to aluminum tolerance.Geraldo Magela de Almeida CançadoSIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMSAluízio Borém, Universidade Federal de Viçosa - UFV/Departamento de FitotecniaMAURICIO ANTONIO LOPES, DPD.CANÇADO, G. M. de APARENTONI, S. N.BORÉM, A.LOPES, M. A.2011-04-09T12:24:07Z2011-04-09T12:24:07Z2002-06-0720022018-11-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 37, n. 4, p. 471-478, abr. 2002http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/107355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:09:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/107355Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:09:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.
title Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.
spellingShingle Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.
CANÇADO, G. M. de A
Pigmentos
Comprimento da raiz
Nutrient solution
Root length
Melhoramento Vegetal
Progênie
Solução Nutritiva
pigments
plant breeding
progeny
title_short Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.
title_full Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.
title_fullStr Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.
title_full_unstemmed Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.
title_sort Avaliação de nove linhagens de milho em cruzamentos dialélicos quanto à tolerância ao alumínio.
author CANÇADO, G. M. de A
author_facet CANÇADO, G. M. de A
PARENTONI, S. N.
BORÉM, A.
LOPES, M. A.
author_role author
author2 PARENTONI, S. N.
BORÉM, A.
LOPES, M. A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldo Magela de Almeida Cançado
SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS
Aluízio Borém, Universidade Federal de Viçosa - UFV/Departamento de Fitotecnia
MAURICIO ANTONIO LOPES, DPD.
dc.contributor.author.fl_str_mv CANÇADO, G. M. de A
PARENTONI, S. N.
BORÉM, A.
LOPES, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Pigmentos
Comprimento da raiz
Nutrient solution
Root length
Melhoramento Vegetal
Progênie
Solução Nutritiva
pigments
plant breeding
progeny
topic Pigmentos
Comprimento da raiz
Nutrient solution
Root length
Melhoramento Vegetal
Progênie
Solução Nutritiva
pigments
plant breeding
progeny
description Avaliaram-se nove linhagens endogâmicas de milho e seus cruzamentos quanto à tolerância ao alumínio (Al), em um dialelo incompleto. Foram utilizados os índices fenotípicos de comprimento relativo de raiz seminal (CRRS), comprimento líquido de raiz seminal (CLRS) e coloração por hematoxilina, determinados após sete dias de crescimento em solução nutritiva contendo 222 mmoles L-1 de Al. Os resultados dos cruzamentos dialélicos demonstraram que os efeitos aditivos foram mais importantes que os efeitos não-aditivos para os três índices avaliados. As linhagens L13, L724, L723 e L16 seriam as mais indicadas para a obtenção de híbridos visando tolerância ao Al, por apresentarem os melhores valores de capacidade geral de combinação e por participarem dos cruzamentos de melhor capacidade específica de combinação. Uma correlação de 0,76 foi observada entre os índices CLRS e a coloração por hematoxilina, de 0,63 entre CLRS e CRRS e de 0,27 entre CRRS e coloração por hematoxilina. A coloração por hematoxilina demonstrou ser uma valiosa ferramenta para programas de melhoramento de milho que visam a seleção de genótipos com maior tolerância ao alumínio.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-07
2002
2011-04-09T12:24:07Z
2011-04-09T12:24:07Z
2018-11-05T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 37, n. 4, p. 471-478, abr. 2002
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/107355
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 37, n. 4, p. 471-478, abr. 2002
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/107355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695123750780928