Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SERRANO, L. A. L.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: MARINATO, F. A., MAGIERO, STURM, G. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939252
Resumo: As doenças provocadas por patógenos de solo vêm causando sérios prejuízos à pipericultura nacional, em consequência da morte prematura das plantas. Em razão disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de mudas de três genótipos de pimenteira-do-reino, em substrato comercial isento de solo, e determinar as doses adequa-das de adubo de liberação lenta, para cada genótipo, nesse substrato. Foram produzidas mudas clonais dos genótipos ?Guajarina?, ?Iaçará? e ?Cingapura?, em substrato comercial composto por casca de pínus e vermiculita. Ao substrato, foram misturadas cinco doses de adubo de liberação lenta, fórmula NPK 15-09-12: 0,0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10 kg m -3. Aos 120 dias após a repicagem, os resultados mostraram que houve diferenças de crescimento entre os genótipos para todas as características avaliadas, com exceção de altura de plantas. Houve efeito das doses do adubo para todas as caracterís-ticas avaliadas, porém a interação entre genótipos e doses do adubo foi constatada somente para o número de folhas e massas de matérias secas do sistema radicular e total. As mudas de ?Guajarina? foram as que obtiveram maior massa de matéria seca total, enquanto as de ?Cingapura? obtiveram o menor valor. As doses do adubo que proporcionaram os valores máximos de massa de matéria seca total das mudas foram 4,4 kg m -3 para ?Guajarina?; 6,4 kg m -3 para ?Iaçará? e 5,3 kg m -3 para Cingapura?.
id EMBR_dc84bd40529e6ebb1713e25d1c1a3b9c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/939252
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.Piper nigrum LNutrição mineral de plantasMassa de matéria seca totalAs doenças provocadas por patógenos de solo vêm causando sérios prejuízos à pipericultura nacional, em consequência da morte prematura das plantas. Em razão disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de mudas de três genótipos de pimenteira-do-reino, em substrato comercial isento de solo, e determinar as doses adequa-das de adubo de liberação lenta, para cada genótipo, nesse substrato. Foram produzidas mudas clonais dos genótipos ?Guajarina?, ?Iaçará? e ?Cingapura?, em substrato comercial composto por casca de pínus e vermiculita. Ao substrato, foram misturadas cinco doses de adubo de liberação lenta, fórmula NPK 15-09-12: 0,0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10 kg m -3. Aos 120 dias após a repicagem, os resultados mostraram que houve diferenças de crescimento entre os genótipos para todas as características avaliadas, com exceção de altura de plantas. Houve efeito das doses do adubo para todas as caracterís-ticas avaliadas, porém a interação entre genótipos e doses do adubo foi constatada somente para o número de folhas e massas de matérias secas do sistema radicular e total. As mudas de ?Guajarina? foram as que obtiveram maior massa de matéria seca total, enquanto as de ?Cingapura? obtiveram o menor valor. As doses do adubo que proporcionaram os valores máximos de massa de matéria seca total das mudas foram 4,4 kg m -3 para ?Guajarina?; 6,4 kg m -3 para ?Iaçará? e 5,3 kg m -3 para Cingapura?.LUIZ AUGUSTO LOPES SERRANO, CNPAT; Fábio Altoé Marinato, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espiríto Santo; Marcelo Magiero, Universidade Federal do Espiríto Santo; Gustavo Martins Sturm, Universidade Federal do Espiríto Santo.SERRANO, L. A. L.MARINATO, F. A.MAGIEROSTURM, G. M.2012-11-08T11:11:11Z2012-11-08T11:11:11Z2012-11-0820122013-04-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Ceres, Viçosa, v. 59, n. 4, p. 512-517, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:55:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/939252Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:55:22falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:55:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.
title Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.
spellingShingle Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.
SERRANO, L. A. L.
Piper nigrum L
Nutrição mineral de plantas
Massa de matéria seca total
title_short Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.
title_full Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.
title_fullStr Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.
title_full_unstemmed Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.
title_sort Produção de mudas de pimenteira-do-reino em substrato comercial fertilizado com adubo de liberação lenta.
author SERRANO, L. A. L.
author_facet SERRANO, L. A. L.
MARINATO, F. A.
MAGIERO
STURM, G. M.
author_role author
author2 MARINATO, F. A.
MAGIERO
STURM, G. M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ AUGUSTO LOPES SERRANO, CNPAT; Fábio Altoé Marinato, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espiríto Santo; Marcelo Magiero, Universidade Federal do Espiríto Santo; Gustavo Martins Sturm, Universidade Federal do Espiríto Santo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SERRANO, L. A. L.
MARINATO, F. A.
MAGIERO
STURM, G. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Piper nigrum L
Nutrição mineral de plantas
Massa de matéria seca total
topic Piper nigrum L
Nutrição mineral de plantas
Massa de matéria seca total
description As doenças provocadas por patógenos de solo vêm causando sérios prejuízos à pipericultura nacional, em consequência da morte prematura das plantas. Em razão disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de mudas de três genótipos de pimenteira-do-reino, em substrato comercial isento de solo, e determinar as doses adequa-das de adubo de liberação lenta, para cada genótipo, nesse substrato. Foram produzidas mudas clonais dos genótipos ?Guajarina?, ?Iaçará? e ?Cingapura?, em substrato comercial composto por casca de pínus e vermiculita. Ao substrato, foram misturadas cinco doses de adubo de liberação lenta, fórmula NPK 15-09-12: 0,0; 2,5; 5,0; 7,5 e 10 kg m -3. Aos 120 dias após a repicagem, os resultados mostraram que houve diferenças de crescimento entre os genótipos para todas as características avaliadas, com exceção de altura de plantas. Houve efeito das doses do adubo para todas as caracterís-ticas avaliadas, porém a interação entre genótipos e doses do adubo foi constatada somente para o número de folhas e massas de matérias secas do sistema radicular e total. As mudas de ?Guajarina? foram as que obtiveram maior massa de matéria seca total, enquanto as de ?Cingapura? obtiveram o menor valor. As doses do adubo que proporcionaram os valores máximos de massa de matéria seca total das mudas foram 4,4 kg m -3 para ?Guajarina?; 6,4 kg m -3 para ?Iaçará? e 5,3 kg m -3 para Cingapura?.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-08T11:11:11Z
2012-11-08T11:11:11Z
2012-11-08
2012
2013-04-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Ceres, Viçosa, v. 59, n. 4, p. 512-517, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939252
identifier_str_mv Revista Ceres, Viçosa, v. 59, n. 4, p. 512-517, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503371991810048