Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, E. de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: RESENDE, R. de O., PECCI, M. de la P. G., LAGUNA, I. G., HERRERA, P., CRUZ, I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/480511
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência de viroses e enfezamentos e estimar as perdas causadas por enfezamentos na cultura do milho safrinha. Os diagnósticos baseados em sintomas foram confirmados por PCR ou RT-PCR. Em todas as lavouras, foram identificadas plantas com sintomas de enfezamentos, em incidência de 6,2% a 49,9% (média de 20,7%). Na identificação de insetos vetores desses patógenos, a cigarrinha Dalbulus maidis foi detectada em 20 lavouras das 24 amostradas, constituindo 66,6% do total de espécimens de cigarrinhas coletadas. A perda potencial causada pelos enfezamentos no período foi estimada em cerca de 16,5 milhões de dólares. A ocorrência de plantas com sintomas de "Maize rayado fino virus" e "Maize dwarf mosaic virus" foi baixa e o diagnóstico confirmado por RT-PCR. A análise de 441 amostras suspeitas de infecção por "Mal de Río Cuarla vírus", por DAS-ELlSA, mostrou ausência desse vírus. Resultados de PCR indicaram a presença de um possível fitoplasma distinto de "Maize bushy stunt phytoplasma" em duas plantas apresentando nanismo acentuado, folhas estreitas, enríjecidas, com deformações, e grãos na inflorescência, havendo necessidade de mais estudos para a confirmação da identidade desse possível novo fitoplasma.
id EMBR_ddad6a2d307325795d854b53023ca1b9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/480511
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.Doença de plantaZea MaysO objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência de viroses e enfezamentos e estimar as perdas causadas por enfezamentos na cultura do milho safrinha. Os diagnósticos baseados em sintomas foram confirmados por PCR ou RT-PCR. Em todas as lavouras, foram identificadas plantas com sintomas de enfezamentos, em incidência de 6,2% a 49,9% (média de 20,7%). Na identificação de insetos vetores desses patógenos, a cigarrinha Dalbulus maidis foi detectada em 20 lavouras das 24 amostradas, constituindo 66,6% do total de espécimens de cigarrinhas coletadas. A perda potencial causada pelos enfezamentos no período foi estimada em cerca de 16,5 milhões de dólares. A ocorrência de plantas com sintomas de "Maize rayado fino virus" e "Maize dwarf mosaic virus" foi baixa e o diagnóstico confirmado por RT-PCR. A análise de 441 amostras suspeitas de infecção por "Mal de Río Cuarla vírus", por DAS-ELlSA, mostrou ausência desse vírus. Resultados de PCR indicaram a presença de um possível fitoplasma distinto de "Maize bushy stunt phytoplasma" em duas plantas apresentando nanismo acentuado, folhas estreitas, enríjecidas, com deformações, e grãos na inflorescência, havendo necessidade de mais estudos para a confirmação da identidade desse possível novo fitoplasma.ELIZABETH DE OLIVEIRA SABATO, CNPMS; IVAN CRUZ, CNPMS.OLIVEIRA, E. deRESENDE, R. de O.PECCI, M. de la P. G.LAGUNA, I. G.HERRERA, P.CRUZ, I.2017-06-09T23:50:57Z2017-06-09T23:50:57Z2003-02-2820032018-06-07T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 1, p. 19-25, jan. 2003.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/480511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T04:31:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/480511Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T04:31:28falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T04:31:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.
title Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.
spellingShingle Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.
OLIVEIRA, E. de
Doença de planta
Zea Mays
title_short Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.
title_full Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.
title_fullStr Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.
title_full_unstemmed Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.
title_sort Incidência de viroses e enfezamentos e estimativas de perdas causadas por molicutes em milho no Paraná.
author OLIVEIRA, E. de
author_facet OLIVEIRA, E. de
RESENDE, R. de O.
PECCI, M. de la P. G.
LAGUNA, I. G.
HERRERA, P.
CRUZ, I.
author_role author
author2 RESENDE, R. de O.
PECCI, M. de la P. G.
LAGUNA, I. G.
HERRERA, P.
CRUZ, I.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELIZABETH DE OLIVEIRA SABATO, CNPMS; IVAN CRUZ, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, E. de
RESENDE, R. de O.
PECCI, M. de la P. G.
LAGUNA, I. G.
HERRERA, P.
CRUZ, I.
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de planta
Zea Mays
topic Doença de planta
Zea Mays
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a incidência de viroses e enfezamentos e estimar as perdas causadas por enfezamentos na cultura do milho safrinha. Os diagnósticos baseados em sintomas foram confirmados por PCR ou RT-PCR. Em todas as lavouras, foram identificadas plantas com sintomas de enfezamentos, em incidência de 6,2% a 49,9% (média de 20,7%). Na identificação de insetos vetores desses patógenos, a cigarrinha Dalbulus maidis foi detectada em 20 lavouras das 24 amostradas, constituindo 66,6% do total de espécimens de cigarrinhas coletadas. A perda potencial causada pelos enfezamentos no período foi estimada em cerca de 16,5 milhões de dólares. A ocorrência de plantas com sintomas de "Maize rayado fino virus" e "Maize dwarf mosaic virus" foi baixa e o diagnóstico confirmado por RT-PCR. A análise de 441 amostras suspeitas de infecção por "Mal de Río Cuarla vírus", por DAS-ELlSA, mostrou ausência desse vírus. Resultados de PCR indicaram a presença de um possível fitoplasma distinto de "Maize bushy stunt phytoplasma" em duas plantas apresentando nanismo acentuado, folhas estreitas, enríjecidas, com deformações, e grãos na inflorescência, havendo necessidade de mais estudos para a confirmação da identidade desse possível novo fitoplasma.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-28
2003
2017-06-09T23:50:57Z
2017-06-09T23:50:57Z
2018-06-07T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 1, p. 19-25, jan. 2003.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/480511
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 38, n. 1, p. 19-25, jan. 2003.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/480511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503437670416384