Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTH, J. P. C. L.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: RODRIGUES, S. de M., LEMOS, O. F. de, ARAUJO, S. M. B., LIMA JUNIOR, J. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152285
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36583
Resumo: O cultivo da pimenteira-do-reino em tutor vivo de gliricídia é uma alternativa ao uso do estacão de madeira para os pipericultores. Entretanto, a adoção desta tecnologia é limitada em decorrência, dentre outros fatores, da escassez de informações sobre o comportamento de cultivares da espécie nesse tipo de tutor. Esse trabalho focou no estudo comparativo da cultivar Alencar de pimenteira-do-reino em gliricídia e estacão, comparando a mesma com a cultivar Equador apenas para gliricídia. O experimento foi realizado em área de produtor em Tomé Açu - PA, sendo avaliadas quatro plantas por cultivar. Foram avaliados a altura das plantas, diâmetro do caule e número de ramos ortotrópicos, o comprimento do pecíolo e da folha, e a largura e espessura de folhas adultas, além do tamanho, peso e o número de frutos por espiga. Após a ANOVA seguiu-se o teste de Tukey a 5%. Com relação à estrutura da planta e dimensões das folhas, não houve diferença para a Alencar nos dois tipos de tutores, mas esta apresentou maior diâmetro de caule, comprimento de folha e pecíolo que a Equador. Entretanto, o peso das espigas foi maior em estacão para a Alencar, havendo necessidade de estudos complementares enfocando apenas produção da cultivar de modo comparativo usando os dois tutores.
id EMBR_df0a4416d7c390c946eab13bd2ce73b4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1152285
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.SustentabilidadeTutor vivoPiper NigrumPimenta do ReinoPimenta do Reino PretaGliricidiaGliricidia sepiumBlack pepperO cultivo da pimenteira-do-reino em tutor vivo de gliricídia é uma alternativa ao uso do estacão de madeira para os pipericultores. Entretanto, a adoção desta tecnologia é limitada em decorrência, dentre outros fatores, da escassez de informações sobre o comportamento de cultivares da espécie nesse tipo de tutor. Esse trabalho focou no estudo comparativo da cultivar Alencar de pimenteira-do-reino em gliricídia e estacão, comparando a mesma com a cultivar Equador apenas para gliricídia. O experimento foi realizado em área de produtor em Tomé Açu - PA, sendo avaliadas quatro plantas por cultivar. Foram avaliados a altura das plantas, diâmetro do caule e número de ramos ortotrópicos, o comprimento do pecíolo e da folha, e a largura e espessura de folhas adultas, além do tamanho, peso e o número de frutos por espiga. Após a ANOVA seguiu-se o teste de Tukey a 5%. Com relação à estrutura da planta e dimensões das folhas, não houve diferença para a Alencar nos dois tipos de tutores, mas esta apresentou maior diâmetro de caule, comprimento de folha e pecíolo que a Equador. Entretanto, o peso das espigas foi maior em estacão para a Alencar, havendo necessidade de estudos complementares enfocando apenas produção da cultivar de modo comparativo usando os dois tutores.JOAO PAULO CASTANHEIRA LIMA BOTH, CPATUSIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATUORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATUSONIA MARIA BOTELHO ARAUJO, CPATUJOAQUIM ALVES DE LIMA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.BOTH, J. P. C. L.RODRIGUES, S. de M.LEMOS, O. F. deARAUJO, S. M. B.LIMA JUNIOR, J. A. de2023-03-13T12:50:41Z2023-03-13T12:50:41Z2023-03-132022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleResearch, Society and Development, v. 11, n. 14, e420111436583, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152285http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-03-13T12:50:41Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1152285Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-03-13T12:50:41falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-03-13T12:50:41Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.
title Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.
spellingShingle Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.
BOTH, J. P. C. L.
Sustentabilidade
Tutor vivo
Piper Nigrum
Pimenta do Reino
Pimenta do Reino Preta
Gliricidia
Gliricidia sepium
Black pepper
title_short Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.
title_full Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.
title_fullStr Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.
title_full_unstemmed Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.
title_sort Caracteres morfológicos e de produção dos clones Alencar e Equador de pimenteira-do-reino cultivados em tutor vivo de gliricídia em Tomé Açú, Estado do Pará.
author BOTH, J. P. C. L.
author_facet BOTH, J. P. C. L.
RODRIGUES, S. de M.
LEMOS, O. F. de
ARAUJO, S. M. B.
LIMA JUNIOR, J. A. de
author_role author
author2 RODRIGUES, S. de M.
LEMOS, O. F. de
ARAUJO, S. M. B.
LIMA JUNIOR, J. A. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOAO PAULO CASTANHEIRA LIMA BOTH, CPATU
SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU
ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU
SONIA MARIA BOTELHO ARAUJO, CPATU
JOAQUIM ALVES DE LIMA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTH, J. P. C. L.
RODRIGUES, S. de M.
LEMOS, O. F. de
ARAUJO, S. M. B.
LIMA JUNIOR, J. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Tutor vivo
Piper Nigrum
Pimenta do Reino
Pimenta do Reino Preta
Gliricidia
Gliricidia sepium
Black pepper
topic Sustentabilidade
Tutor vivo
Piper Nigrum
Pimenta do Reino
Pimenta do Reino Preta
Gliricidia
Gliricidia sepium
Black pepper
description O cultivo da pimenteira-do-reino em tutor vivo de gliricídia é uma alternativa ao uso do estacão de madeira para os pipericultores. Entretanto, a adoção desta tecnologia é limitada em decorrência, dentre outros fatores, da escassez de informações sobre o comportamento de cultivares da espécie nesse tipo de tutor. Esse trabalho focou no estudo comparativo da cultivar Alencar de pimenteira-do-reino em gliricídia e estacão, comparando a mesma com a cultivar Equador apenas para gliricídia. O experimento foi realizado em área de produtor em Tomé Açu - PA, sendo avaliadas quatro plantas por cultivar. Foram avaliados a altura das plantas, diâmetro do caule e número de ramos ortotrópicos, o comprimento do pecíolo e da folha, e a largura e espessura de folhas adultas, além do tamanho, peso e o número de frutos por espiga. Após a ANOVA seguiu-se o teste de Tukey a 5%. Com relação à estrutura da planta e dimensões das folhas, não houve diferença para a Alencar nos dois tipos de tutores, mas esta apresentou maior diâmetro de caule, comprimento de folha e pecíolo que a Equador. Entretanto, o peso das espigas foi maior em estacão para a Alencar, havendo necessidade de estudos complementares enfocando apenas produção da cultivar de modo comparativo usando os dois tutores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-13T12:50:41Z
2023-03-13T12:50:41Z
2023-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Research, Society and Development, v. 11, n. 14, e420111436583, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152285
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36583
identifier_str_mv Research, Society and Development, v. 11, n. 14, e420111436583, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152285
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503541133410304