Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, P. B. da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: GIONGO, V., LIMA, R. L. F. de A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134525
Resumo: O cultivo de meloeiro em áreas irrigadas do submédio do Vale do São Francisco é feito geralmente em sistema convencional, com uso de fertilizantes inorgânicos. Tais manejos podem afetar os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), componentes da comunidade microbiana do solo que contribuem para a nutrição vegetal. Com objetivo de avaliar na cultura do meloeiro no semiárido o efeito da adubação verde e do sistema de cultivo, convencional ou plantio direto, sobre a colonização micorrízica e o número de esporos de FMA nativos do solo, foram analisadas amostras de raiz de meloeiro e solo rizosférico coletadas em 2012 e 2017 em experimento de longa duração. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com 3 tipos de adubação verde (coquetel vegetal 1, coquetel vegetal 2 e vegetação espontânea), 2 sistemas de cultivo (convencional e plantio direto) e 4 repetições. O coquetel vegetal 1 sendo constituído por 75% leguminosas + 25% não leguminosas, e o coquetel vegetal 2, por 25% leguminosas + 75% não leguminosas. A adubação verde e os sistemas de cultivo tiveram efeito semelhante sobre a colonização micorrízica do meloeiro, dentro de cada ano avaliado (p<0,05). Contudo, em longo prazo houve diminuição na colonização micorrízica sob efeito do teor de fósforo no solo, que se correlacionou negativamente com o grau de colonização. O número de esporos foi maior no sistema de plantio direto dentro de cada ano, mas diminuiu em longo prazo no plantio convencional nos tratamentoscom aplicação de coquetel vegetal 1 e de vegetação espontânea.
id EMBR_df3c3435847cfe978b6755eb94d7d46c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1134525
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.Indicador biológicoAgroecossistemaCoquetel vegetalFMARevolvimento do soloAdubação organicaVale do São FranciscoMicorriza Vesicular ArbuscularMicorrizaAdubação VerdeMelãoCucumis MeloSoloSoilMelonsO cultivo de meloeiro em áreas irrigadas do submédio do Vale do São Francisco é feito geralmente em sistema convencional, com uso de fertilizantes inorgânicos. Tais manejos podem afetar os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), componentes da comunidade microbiana do solo que contribuem para a nutrição vegetal. Com objetivo de avaliar na cultura do meloeiro no semiárido o efeito da adubação verde e do sistema de cultivo, convencional ou plantio direto, sobre a colonização micorrízica e o número de esporos de FMA nativos do solo, foram analisadas amostras de raiz de meloeiro e solo rizosférico coletadas em 2012 e 2017 em experimento de longa duração. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com 3 tipos de adubação verde (coquetel vegetal 1, coquetel vegetal 2 e vegetação espontânea), 2 sistemas de cultivo (convencional e plantio direto) e 4 repetições. O coquetel vegetal 1 sendo constituído por 75% leguminosas + 25% não leguminosas, e o coquetel vegetal 2, por 25% leguminosas + 75% não leguminosas. A adubação verde e os sistemas de cultivo tiveram efeito semelhante sobre a colonização micorrízica do meloeiro, dentro de cada ano avaliado (p<0,05). Contudo, em longo prazo houve diminuição na colonização micorrízica sob efeito do teor de fósforo no solo, que se correlacionou negativamente com o grau de colonização. O número de esporos foi maior no sistema de plantio direto dentro de cada ano, mas diminuiu em longo prazo no plantio convencional nos tratamentoscom aplicação de coquetel vegetal 1 e de vegetação espontânea.PATRÍCIA BARBOSA DA SILVA; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; REGINA LÚCIA FÉLIX DE AGUIAR LIMA.SILVA, P. B. daGIONGO, V.LIMA, R. L. F. de A.2021-09-17T17:00:23Z2021-09-17T17:00:23Z2021-09-172021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Geografia Física, v. 14, n. 5, 2592-2607, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-09-17T17:00:34Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1134525Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-09-17T17:00:34falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-09-17T17:00:34Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.
title Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.
spellingShingle Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.
SILVA, P. B. da
Indicador biológico
Agroecossistema
Coquetel vegetal
FMA
Revolvimento do solo
Adubação organica
Vale do São Francisco
Micorriza Vesicular Arbuscular
Micorriza
Adubação Verde
Melão
Cucumis Melo
Solo
Soil
Melons
title_short Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.
title_full Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.
title_fullStr Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.
title_full_unstemmed Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.
title_sort Micorrizas arbusculares como indicador biológico para seleção modelos de agroecossistemas multifuncionais: 1. Olerícolas.
author SILVA, P. B. da
author_facet SILVA, P. B. da
GIONGO, V.
LIMA, R. L. F. de A.
author_role author
author2 GIONGO, V.
LIMA, R. L. F. de A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PATRÍCIA BARBOSA DA SILVA; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; REGINA LÚCIA FÉLIX DE AGUIAR LIMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, P. B. da
GIONGO, V.
LIMA, R. L. F. de A.
dc.subject.por.fl_str_mv Indicador biológico
Agroecossistema
Coquetel vegetal
FMA
Revolvimento do solo
Adubação organica
Vale do São Francisco
Micorriza Vesicular Arbuscular
Micorriza
Adubação Verde
Melão
Cucumis Melo
Solo
Soil
Melons
topic Indicador biológico
Agroecossistema
Coquetel vegetal
FMA
Revolvimento do solo
Adubação organica
Vale do São Francisco
Micorriza Vesicular Arbuscular
Micorriza
Adubação Verde
Melão
Cucumis Melo
Solo
Soil
Melons
description O cultivo de meloeiro em áreas irrigadas do submédio do Vale do São Francisco é feito geralmente em sistema convencional, com uso de fertilizantes inorgânicos. Tais manejos podem afetar os fungos micorrízicos arbusculares (FMA), componentes da comunidade microbiana do solo que contribuem para a nutrição vegetal. Com objetivo de avaliar na cultura do meloeiro no semiárido o efeito da adubação verde e do sistema de cultivo, convencional ou plantio direto, sobre a colonização micorrízica e o número de esporos de FMA nativos do solo, foram analisadas amostras de raiz de meloeiro e solo rizosférico coletadas em 2012 e 2017 em experimento de longa duração. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com 3 tipos de adubação verde (coquetel vegetal 1, coquetel vegetal 2 e vegetação espontânea), 2 sistemas de cultivo (convencional e plantio direto) e 4 repetições. O coquetel vegetal 1 sendo constituído por 75% leguminosas + 25% não leguminosas, e o coquetel vegetal 2, por 25% leguminosas + 75% não leguminosas. A adubação verde e os sistemas de cultivo tiveram efeito semelhante sobre a colonização micorrízica do meloeiro, dentro de cada ano avaliado (p<0,05). Contudo, em longo prazo houve diminuição na colonização micorrízica sob efeito do teor de fósforo no solo, que se correlacionou negativamente com o grau de colonização. O número de esporos foi maior no sistema de plantio direto dentro de cada ano, mas diminuiu em longo prazo no plantio convencional nos tratamentoscom aplicação de coquetel vegetal 1 e de vegetação espontânea.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17T17:00:23Z
2021-09-17T17:00:23Z
2021-09-17
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, v. 14, n. 5, 2592-2607, 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134525
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, v. 14, n. 5, 2592-2607, 2021.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503509730656256