A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES, L. C. M.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918950
Resumo: A leiturabilidade pode ser definida por diversos fatores do texto escrito que influenciam na sua decodificação por parte do leitor, interferindo no êxito da leitura. Dentre os principais fatores responsáveis pela leiturabilidade de um texto, pode-se destacar: a complexidade lexical, que pode ser medida pela quantidade de vocábulos desconhecidos pelo leitor; a complexidade sintática, identificada por estruturas gramaticais complexas; a densidade de idéias, mensurada pelo número de informações em determinados trechos do texto, e o fator de interesse humano, que diz respeito ao fato de o texto se referir ou não a experiências reais humanas. No caso específico de textos técnico-científicos, além desses fatores, é de suma importância levar em conta o espaço epistêmico comum entre pesquisadores, técnicos e seus diversos públicos que, provindos de diferentes contextos sociais, podem apresentar diferentes níveis de formação e instrução. Como um primeiro leitor do texto, o revisor é capaz de detectar os pontos insuficientemente explicados, ambíguos, ou mesmo irrelevantes, mediando uma comunicação mais eficiente entre o autor e o leitor. O principal papel do revisor é, portanto, assegurar que os pensamentos criados na mente do leitor no momento da leitura se aproximem o mais possível dos pensamentos do autor no processo de escrita. Dessa forma, a revisão, além de aperfeiçoar a redação para que esta se tome compreensível e alcance o objetivo pretendido pelo autor, tomando o texto técnico-científico mais acessível para seu público, pode servir como um processo de predição de sua leiturabilidade.
id EMBR_e0428cfd645f2ccfcf85709f6c4cb547
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/918950
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.LínguísticaRevisão de textoA leiturabilidade pode ser definida por diversos fatores do texto escrito que influenciam na sua decodificação por parte do leitor, interferindo no êxito da leitura. Dentre os principais fatores responsáveis pela leiturabilidade de um texto, pode-se destacar: a complexidade lexical, que pode ser medida pela quantidade de vocábulos desconhecidos pelo leitor; a complexidade sintática, identificada por estruturas gramaticais complexas; a densidade de idéias, mensurada pelo número de informações em determinados trechos do texto, e o fator de interesse humano, que diz respeito ao fato de o texto se referir ou não a experiências reais humanas. No caso específico de textos técnico-científicos, além desses fatores, é de suma importância levar em conta o espaço epistêmico comum entre pesquisadores, técnicos e seus diversos públicos que, provindos de diferentes contextos sociais, podem apresentar diferentes níveis de formação e instrução. Como um primeiro leitor do texto, o revisor é capaz de detectar os pontos insuficientemente explicados, ambíguos, ou mesmo irrelevantes, mediando uma comunicação mais eficiente entre o autor e o leitor. O principal papel do revisor é, portanto, assegurar que os pensamentos criados na mente do leitor no momento da leitura se aproximem o mais possível dos pensamentos do autor no processo de escrita. Dessa forma, a revisão, além de aperfeiçoar a redação para que esta se tome compreensível e alcance o objetivo pretendido pelo autor, tomando o texto técnico-científico mais acessível para seu público, pode servir como um processo de predição de sua leiturabilidade.Monografia (Especialização em Revisão de Texto) - Universidade Gama Filho, Belém, PA.LUCIANE CHEDID MELO BORGES, CPATU.BORGES, L. C. M.2022-09-23T20:05:20Z2022-09-23T20:05:20Z2012-03-152010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis51 f.2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-09-23T20:05:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/918950Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-09-23T20:05:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-09-23T20:05:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.
title A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.
spellingShingle A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.
BORGES, L. C. M.
Línguística
Revisão de texto
title_short A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.
title_full A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.
title_fullStr A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.
title_full_unstemmed A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.
title_sort A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas.
author BORGES, L. C. M.
author_facet BORGES, L. C. M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCIANE CHEDID MELO BORGES, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES, L. C. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Línguística
Revisão de texto
topic Línguística
Revisão de texto
description A leiturabilidade pode ser definida por diversos fatores do texto escrito que influenciam na sua decodificação por parte do leitor, interferindo no êxito da leitura. Dentre os principais fatores responsáveis pela leiturabilidade de um texto, pode-se destacar: a complexidade lexical, que pode ser medida pela quantidade de vocábulos desconhecidos pelo leitor; a complexidade sintática, identificada por estruturas gramaticais complexas; a densidade de idéias, mensurada pelo número de informações em determinados trechos do texto, e o fator de interesse humano, que diz respeito ao fato de o texto se referir ou não a experiências reais humanas. No caso específico de textos técnico-científicos, além desses fatores, é de suma importância levar em conta o espaço epistêmico comum entre pesquisadores, técnicos e seus diversos públicos que, provindos de diferentes contextos sociais, podem apresentar diferentes níveis de formação e instrução. Como um primeiro leitor do texto, o revisor é capaz de detectar os pontos insuficientemente explicados, ambíguos, ou mesmo irrelevantes, mediando uma comunicação mais eficiente entre o autor e o leitor. O principal papel do revisor é, portanto, assegurar que os pensamentos criados na mente do leitor no momento da leitura se aproximem o mais possível dos pensamentos do autor no processo de escrita. Dessa forma, a revisão, além de aperfeiçoar a redação para que esta se tome compreensível e alcance o objetivo pretendido pelo autor, tomando o texto técnico-científico mais acessível para seu público, pode servir como um processo de predição de sua leiturabilidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-03-15
2022-09-23T20:05:20Z
2022-09-23T20:05:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918950
identifier_str_mv 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503531822055424