Usando a ciência para transformar paisagens: divulgação de práticas sustentáveis para a recuperação de áreas degradadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GATO, R. F.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MATOS, L. M. S. de, AZEVEDO, C. M. B. C. de, CERQUEIRA, J. G., CERQUEIRA SEGUNDO, E. F., VASCONCELOS, M. A. M., SOUZA, V. B., PINHEIRO, L. V. I., SILVA, M. R. da, SANTOS, F. C. dos, POPA, R. R., FERREIRA, J. H. O.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/410271
Resumo: Práticas alternativas começam a ser vistas como uma garantia de preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar. O uso de sistemas alternativos para recuperação de áreas degradada e/ou abandonadas é fundamental para alcançar sustentabilidade de unidades de produção familiar rural, com propostas tecnológicas baseadas no conhecimento e uso racional dos recursos naturais. Disponibilizar alternativas sustentáveis à recuperação de áreas degradadas com agricultura e pastagens com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos (as) agricultores (as) da Amazônia é o objetivo do projeto "Desenvolvimento e Validação de Estratégias Participativas de Recuperação de Áreas Agrícolas e Pastagens Degradadas na Amazônia", componente da Sub-Rede RECUPERAMAZ. Visando oportunizar a sociedade, em seus diversos segmentos, o acesso à informação científica resultante das pesquisas, foram realizadas ações que, além de socializar o conhecimento na perspectiva de ampliar visões sobre a temática compartilhassem com agricultores familiares conhecimentos e ferramentas relacionadas a práticas agrícolas alternativas de produção sustentável, capazes de diminuir e/ou recuperar as áreas degradadas; promovessem recomendações para políticas de recuperação de áreas degradadas junto a tomadores de decisões e gerentes públicos; e ampliasse e fortalecesse o conhecimento sobre 561 as causas e soluções possíveis junto a professores, extensionistas e representantes de associações de agricultores (as).
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