Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, K. N. de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: DIAS, R. de C. S., ALMEIDA, M. C. B. de, PAIVA, L. B. de, SOUZA, R. N. C. de, AMARAL, C. M. do, FANTINASI, D. C. B.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160419
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar acessos de Cucurbita spp. como portaenxerto de melancia, cv. Crimson Sweet. Foram utilizados 29 acessos de Cucurbita spp., selecionados previamente por sua tolerância a alguns patógenos do solo. Realizou-se o plantio das sementes em bandejas de poliestireno, preenchidos com substrato comercial. A enxertia foi realizada no estágio de aparecimento da primeira folha verdadeira pelo método da garfagem simples. Eliminou-se a gema apical no porta-enxerto. Realizou-se uma incisão de 1,5 cm até o centro do talo, abaixo dos cotilédones, no sentido vertical, em direções contrárias nas duas mudas. As plantas foram unidas e fixadas com parafilme na região da enxertia, bem como transferidas para recipiente de plástico, preenchido com substrato, sendo mantidas em casa de vegetação a uma amplitude térmica de 22,5 e 30,9o C e umidade relativa de 89 a 59%. Após 10 dias, cortou-se o sistema radicular abaixo da região da enxertia. As mudas enxertadas permaneceram mais uma semana para serem transplantadas para o campo. Os porta-enxertos que apresentaram menos de 50% de murcha foram BGC 186, BGC 814 e BGC 217, mas observou-se alta variabilidade dentro destes acessos. A melhor taxa de pegamento da enxertia (91,7%) foi obtida com BGC 186.2.
id EMBR_e509efc383d6c36ff81c86ff930751c4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160419
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.Citrullus lanatus LEnxertiaMelanciaPatógenoPorta EnxertoSoloWatermelonsO objetivo deste trabalho foi avaliar acessos de Cucurbita spp. como portaenxerto de melancia, cv. Crimson Sweet. Foram utilizados 29 acessos de Cucurbita spp., selecionados previamente por sua tolerância a alguns patógenos do solo. Realizou-se o plantio das sementes em bandejas de poliestireno, preenchidos com substrato comercial. A enxertia foi realizada no estágio de aparecimento da primeira folha verdadeira pelo método da garfagem simples. Eliminou-se a gema apical no porta-enxerto. Realizou-se uma incisão de 1,5 cm até o centro do talo, abaixo dos cotilédones, no sentido vertical, em direções contrárias nas duas mudas. As plantas foram unidas e fixadas com parafilme na região da enxertia, bem como transferidas para recipiente de plástico, preenchido com substrato, sendo mantidas em casa de vegetação a uma amplitude térmica de 22,5 e 30,9o C e umidade relativa de 89 a 59%. Após 10 dias, cortou-se o sistema radicular abaixo da região da enxertia. As mudas enxertadas permaneceram mais uma semana para serem transplantadas para o campo. Os porta-enxertos que apresentaram menos de 50% de murcha foram BGC 186, BGC 814 e BGC 217, mas observou-se alta variabilidade dentro destes acessos. A melhor taxa de pegamento da enxertia (91,7%) foi obtida com BGC 186.2.KÁTIA NUNES DE MEDEIROS, PIBIC/CNPqRITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSAMANOEL CICERO BARBOSA DE ALMEIDA, CPATSALUCIENE BENTO DE PAIVA, PIBIC/CNPqRENATA NATÁLIA CÂNDIDO DE SOUZACICERA MARIA DO AMARAL, CPATSADÉBORA COSTA BASTOS FANTINASI, CPATSA.MEDEIROS, K. N. deDIAS, R. de C. S.ALMEIDA, M. C. B. dePAIVA, L. B. deSOUZA, R. N. C. deAMARAL, C. M. doFANTINASI, D. C. B.2011-04-09T20:39:38Z2011-04-09T20:39:38Z2008-01-2920072011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160419por(Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:06:02Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/160419Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:06:02falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:06:02Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.
title Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.
spellingShingle Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.
MEDEIROS, K. N. de
Citrullus lanatus L
Enxertia
Melancia
Patógeno
Porta Enxerto
Solo
Watermelons
title_short Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.
title_full Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.
title_fullStr Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.
title_full_unstemmed Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.
title_sort Avaliação preliminar de acessos de Cucurbita spp. como porta-enxerto de melancia.
author MEDEIROS, K. N. de
author_facet MEDEIROS, K. N. de
DIAS, R. de C. S.
ALMEIDA, M. C. B. de
PAIVA, L. B. de
SOUZA, R. N. C. de
AMARAL, C. M. do
FANTINASI, D. C. B.
author_role author
author2 DIAS, R. de C. S.
ALMEIDA, M. C. B. de
PAIVA, L. B. de
SOUZA, R. N. C. de
AMARAL, C. M. do
FANTINASI, D. C. B.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv KÁTIA NUNES DE MEDEIROS, PIBIC/CNPq
RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA
MANOEL CICERO BARBOSA DE ALMEIDA, CPATSA
LUCIENE BENTO DE PAIVA, PIBIC/CNPq
RENATA NATÁLIA CÂNDIDO DE SOUZA
CICERA MARIA DO AMARAL, CPATSA
DÉBORA COSTA BASTOS FANTINASI, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, K. N. de
DIAS, R. de C. S.
ALMEIDA, M. C. B. de
PAIVA, L. B. de
SOUZA, R. N. C. de
AMARAL, C. M. do
FANTINASI, D. C. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Citrullus lanatus L
Enxertia
Melancia
Patógeno
Porta Enxerto
Solo
Watermelons
topic Citrullus lanatus L
Enxertia
Melancia
Patógeno
Porta Enxerto
Solo
Watermelons
description O objetivo deste trabalho foi avaliar acessos de Cucurbita spp. como portaenxerto de melancia, cv. Crimson Sweet. Foram utilizados 29 acessos de Cucurbita spp., selecionados previamente por sua tolerância a alguns patógenos do solo. Realizou-se o plantio das sementes em bandejas de poliestireno, preenchidos com substrato comercial. A enxertia foi realizada no estágio de aparecimento da primeira folha verdadeira pelo método da garfagem simples. Eliminou-se a gema apical no porta-enxerto. Realizou-se uma incisão de 1,5 cm até o centro do talo, abaixo dos cotilédones, no sentido vertical, em direções contrárias nas duas mudas. As plantas foram unidas e fixadas com parafilme na região da enxertia, bem como transferidas para recipiente de plástico, preenchido com substrato, sendo mantidas em casa de vegetação a uma amplitude térmica de 22,5 e 30,9o C e umidade relativa de 89 a 59%. Após 10 dias, cortou-se o sistema radicular abaixo da região da enxertia. As mudas enxertadas permaneceram mais uma semana para serem transplantadas para o campo. Os porta-enxertos que apresentaram menos de 50% de murcha foram BGC 186, BGC 814 e BGC 217, mas observou-se alta variabilidade dentro destes acessos. A melhor taxa de pegamento da enxertia (91,7%) foi obtida com BGC 186.2.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-01-29
2011-04-09T20:39:38Z
2011-04-09T20:39:38Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160419
identifier_str_mv In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMI-ÁRIDO, 2., 2007, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/160419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv (Embrapa Semi-Árido. Documentos 205)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503334112002048