Principais doencas da videira e alternativas de controle.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, S. C. C. de H.
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: LIMA, M. F., MELO, N. F. de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/134246
Resumo: o cultivo da videira vem se expandindo no semi-árido brasileiro. Contudo, o grande avanço da área plantada, hoje, aproximadamente, com 5.000 hectares, as várias fases fenológicas da planta, encontradas de forma simultânea nos pomares, e a importação de novos materiais genéticos, têm favorecido a ocorrência de doenças como oídio, míldio, antracnose, e o surgimento de outras doenças, como "Morte Descendente", causada por Botryodíplodia theobromae, registrada por Tavares et. aI. (1991), e o cancro da videira, causado por Xanthomonas campestris pv. viticola, registrado por Malavolta et. aI. (1998). Visando uma maior estabilidade fitossanitária, a fim de garantir um equilíbrio agrícola da região, ressaltamos, neste capítulo, o enfoque de epidemiologia e controle dos fitopatógenos, lembrando a tendência atual de cultivos mais racionais com enfoque ambiental, trazendo reduções de aplicação de agrotóxicos, principalmente os sistêmicos, para atendimento a um mercado de selo verde.
id EMBR_e5bed8b1614ff9620bad630a0ce4c390
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/134246
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Principais doencas da videira e alternativas de controle.ControleDiseasesControlUvaDoençaVitis Viniferagrapeso cultivo da videira vem se expandindo no semi-árido brasileiro. Contudo, o grande avanço da área plantada, hoje, aproximadamente, com 5.000 hectares, as várias fases fenológicas da planta, encontradas de forma simultânea nos pomares, e a importação de novos materiais genéticos, têm favorecido a ocorrência de doenças como oídio, míldio, antracnose, e o surgimento de outras doenças, como "Morte Descendente", causada por Botryodíplodia theobromae, registrada por Tavares et. aI. (1991), e o cancro da videira, causado por Xanthomonas campestris pv. viticola, registrado por Malavolta et. aI. (1998). Visando uma maior estabilidade fitossanitária, a fim de garantir um equilíbrio agrícola da região, ressaltamos, neste capítulo, o enfoque de epidemiologia e controle dos fitopatógenos, lembrando a tendência atual de cultivos mais racionais com enfoque ambiental, trazendo reduções de aplicação de agrotóxicos, principalmente os sistêmicos, para atendimento a um mercado de selo verde.SELMA CAVALCANTI CRUZ DE HOLANDA TAVARES, CPATSA; MIRTES FREITAS LIMA, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.TAVARES, S. C. C. de H.LIMA, M. F.MELO, N. F. de2018-11-08T00:37:08Z2018-11-08T00:37:08Z2001-08-0920002018-11-08T00:37:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartil.cap. 12, p. 293-346.In: LEAO, P. C. de S.; SOARES, J. M. (Ed.). A viticultura no Semi-Árido brasileiro. Petrolina: Embrapa Semi-Arido, 2000.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/134246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-11-08T00:37:14Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/134246Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-11-08T00:37:14falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-11-08T00:37:14Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Principais doencas da videira e alternativas de controle.
title Principais doencas da videira e alternativas de controle.
spellingShingle Principais doencas da videira e alternativas de controle.
TAVARES, S. C. C. de H.
Controle
Diseases
Control
Uva
Doença
Vitis Vinifera
grapes
title_short Principais doencas da videira e alternativas de controle.
title_full Principais doencas da videira e alternativas de controle.
title_fullStr Principais doencas da videira e alternativas de controle.
title_full_unstemmed Principais doencas da videira e alternativas de controle.
title_sort Principais doencas da videira e alternativas de controle.
author TAVARES, S. C. C. de H.
author_facet TAVARES, S. C. C. de H.
LIMA, M. F.
MELO, N. F. de
author_role author
author2 LIMA, M. F.
MELO, N. F. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SELMA CAVALCANTI CRUZ DE HOLANDA TAVARES, CPATSA; MIRTES FREITAS LIMA, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVARES, S. C. C. de H.
LIMA, M. F.
MELO, N. F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Controle
Diseases
Control
Uva
Doença
Vitis Vinifera
grapes
topic Controle
Diseases
Control
Uva
Doença
Vitis Vinifera
grapes
description o cultivo da videira vem se expandindo no semi-árido brasileiro. Contudo, o grande avanço da área plantada, hoje, aproximadamente, com 5.000 hectares, as várias fases fenológicas da planta, encontradas de forma simultânea nos pomares, e a importação de novos materiais genéticos, têm favorecido a ocorrência de doenças como oídio, míldio, antracnose, e o surgimento de outras doenças, como "Morte Descendente", causada por Botryodíplodia theobromae, registrada por Tavares et. aI. (1991), e o cancro da videira, causado por Xanthomonas campestris pv. viticola, registrado por Malavolta et. aI. (1998). Visando uma maior estabilidade fitossanitária, a fim de garantir um equilíbrio agrícola da região, ressaltamos, neste capítulo, o enfoque de epidemiologia e controle dos fitopatógenos, lembrando a tendência atual de cultivos mais racionais com enfoque ambiental, trazendo reduções de aplicação de agrotóxicos, principalmente os sistêmicos, para atendimento a um mercado de selo verde.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2001-08-09
2018-11-08T00:37:08Z
2018-11-08T00:37:08Z
2018-11-08T00:37:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: LEAO, P. C. de S.; SOARES, J. M. (Ed.). A viticultura no Semi-Árido brasileiro. Petrolina: Embrapa Semi-Arido, 2000.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/134246
identifier_str_mv In: LEAO, P. C. de S.; SOARES, J. M. (Ed.). A viticultura no Semi-Árido brasileiro. Petrolina: Embrapa Semi-Arido, 2000.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/134246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv il.
cap. 12, p. 293-346.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503464662859776