Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUFFARA, C. R. S.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: ANGELOTTI, F., TESSMANN, D. J., SOUZA, C. D. de, VIDA, J. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973420
Resumo: A ferrugem da videira, causada pelo fungo Phakopsora euvitis, é uma das principais doenças foliares da videira no Brasil. Este trabalho avaliou a atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção da ferrugem da videira, comparativamente aos fungicidas hidróxido de cobre e tebuconazol. Os experimentos foram realizados com plantas de videira ?Niágara Rosada? com seis folhas (Vitis labrusca) cultivadas em vasos, em câmara de crescimento. As plantas foram pulverizadas com fungicidas até o ponto de escorrimento aos dois, cinco ou oito dias antes (efeito protetivo) ou após (efeito curativo) a inoculação com uma suspensão de urediniósporos (105 esporos por mL) de P. euvitis. Para quantificar a doença, foi avaliado o número de pústulas por cm2 em quatro regiões do limbo foliar, de quatro folhas por planta. Em tratamento pré-infecção, o fosfito de potássio reduziu a quantidade de pústulas em até 64%, quando aplicado até cinco dias antes da inoculação em relação ao tebuconazol. Hidróxido de cobre reduziu a quantidade de pústulas em 99%. Em aplicações pós-infecção, fosfito de potássio reduziu a quantidade de pústulas em até 58%, quando aplicado até dois dias antes da inoculação comparado a testemunha. Hidróxido de cobre reduziu a quantidade de pústulas em 60%. O tratamento pós-infecção com fosfito de potássio foi menos eficaz na redução da germinação de urediniósporos do que o tratamento com hidróxido de cobre.
id EMBR_ea2cc8194992c6d448503e029400fe9f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/973420
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.Phakopsora euvitisDoenças fúngicasFerrugem da videiraControleDiseaseUvaDoençaFungoVitis ViniferaGrapesA ferrugem da videira, causada pelo fungo Phakopsora euvitis, é uma das principais doenças foliares da videira no Brasil. Este trabalho avaliou a atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção da ferrugem da videira, comparativamente aos fungicidas hidróxido de cobre e tebuconazol. Os experimentos foram realizados com plantas de videira ?Niágara Rosada? com seis folhas (Vitis labrusca) cultivadas em vasos, em câmara de crescimento. As plantas foram pulverizadas com fungicidas até o ponto de escorrimento aos dois, cinco ou oito dias antes (efeito protetivo) ou após (efeito curativo) a inoculação com uma suspensão de urediniósporos (105 esporos por mL) de P. euvitis. Para quantificar a doença, foi avaliado o número de pústulas por cm2 em quatro regiões do limbo foliar, de quatro folhas por planta. Em tratamento pré-infecção, o fosfito de potássio reduziu a quantidade de pústulas em até 64%, quando aplicado até cinco dias antes da inoculação em relação ao tebuconazol. Hidróxido de cobre reduziu a quantidade de pústulas em 99%. Em aplicações pós-infecção, fosfito de potássio reduziu a quantidade de pústulas em até 58%, quando aplicado até dois dias antes da inoculação comparado a testemunha. Hidróxido de cobre reduziu a quantidade de pústulas em 60%. O tratamento pós-infecção com fosfito de potássio foi menos eficaz na redução da germinação de urediniósporos do que o tratamento com hidróxido de cobre.Suplemento 1.CLÁUDIA REGINA SCAPIN BUFFARA, Universidade Estadual de Maringá; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; DAURI JOSÉ TESSMANN, Universidade Estadual de Maringá; CAROLINA DOMINGUES DE SOUZA, Universidade Estadual de Maringá; JOÃO BATISTA VIDA, Universidade Estadual de Maringá.BUFFARA, C. R. S.ANGELOTTI, F.TESSMANN, D. J.SOUZA, C. D. deVIDA, J. B.2013-12-10T11:11:11Z2013-12-10T11:11:11Z2013-12-1020132013-12-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSemina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 34, n. 6, p. 3333-3340, 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/97342010.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:18:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/973420Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:18:22falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:18:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.
title Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.
spellingShingle Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.
BUFFARA, C. R. S.
Phakopsora euvitis
Doenças fúngicas
Ferrugem da videira
Controle
Disease
Uva
Doença
Fungo
Vitis Vinifera
Grapes
title_short Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.
title_full Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.
title_fullStr Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.
title_full_unstemmed Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.
title_sort Atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção de Phakopsora euvitis em folhas de videira.
author BUFFARA, C. R. S.
author_facet BUFFARA, C. R. S.
ANGELOTTI, F.
TESSMANN, D. J.
SOUZA, C. D. de
VIDA, J. B.
author_role author
author2 ANGELOTTI, F.
TESSMANN, D. J.
SOUZA, C. D. de
VIDA, J. B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLÁUDIA REGINA SCAPIN BUFFARA, Universidade Estadual de Maringá; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; DAURI JOSÉ TESSMANN, Universidade Estadual de Maringá; CAROLINA DOMINGUES DE SOUZA, Universidade Estadual de Maringá; JOÃO BATISTA VIDA, Universidade Estadual de Maringá.
dc.contributor.author.fl_str_mv BUFFARA, C. R. S.
ANGELOTTI, F.
TESSMANN, D. J.
SOUZA, C. D. de
VIDA, J. B.
dc.subject.por.fl_str_mv Phakopsora euvitis
Doenças fúngicas
Ferrugem da videira
Controle
Disease
Uva
Doença
Fungo
Vitis Vinifera
Grapes
topic Phakopsora euvitis
Doenças fúngicas
Ferrugem da videira
Controle
Disease
Uva
Doença
Fungo
Vitis Vinifera
Grapes
description A ferrugem da videira, causada pelo fungo Phakopsora euvitis, é uma das principais doenças foliares da videira no Brasil. Este trabalho avaliou a atividade de fosfito de potássio na pré e pós-infecção da ferrugem da videira, comparativamente aos fungicidas hidróxido de cobre e tebuconazol. Os experimentos foram realizados com plantas de videira ?Niágara Rosada? com seis folhas (Vitis labrusca) cultivadas em vasos, em câmara de crescimento. As plantas foram pulverizadas com fungicidas até o ponto de escorrimento aos dois, cinco ou oito dias antes (efeito protetivo) ou após (efeito curativo) a inoculação com uma suspensão de urediniósporos (105 esporos por mL) de P. euvitis. Para quantificar a doença, foi avaliado o número de pústulas por cm2 em quatro regiões do limbo foliar, de quatro folhas por planta. Em tratamento pré-infecção, o fosfito de potássio reduziu a quantidade de pústulas em até 64%, quando aplicado até cinco dias antes da inoculação em relação ao tebuconazol. Hidróxido de cobre reduziu a quantidade de pústulas em 99%. Em aplicações pós-infecção, fosfito de potássio reduziu a quantidade de pústulas em até 58%, quando aplicado até dois dias antes da inoculação comparado a testemunha. Hidróxido de cobre reduziu a quantidade de pústulas em 60%. O tratamento pós-infecção com fosfito de potássio foi menos eficaz na redução da germinação de urediniósporos do que o tratamento com hidróxido de cobre.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10T11:11:11Z
2013-12-10T11:11:11Z
2013-12-10
2013
2013-12-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 34, n. 6, p. 3333-3340, 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973420
10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3333
identifier_str_mv Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 34, n. 6, p. 3333-3340, 2013.
10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3333
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503384238129152