Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, D. da C.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: BRAGA, M. B., ANJOS, J. B. dos, BARBOSA, M. A. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126551
Resumo: A ferrugem da videira, uma das doenças mais importantes de Vitis spp., é manejada no Brasil seguindo um programa de calendário de pulverização de fungicidas. Apesar da utilização de fungicidas, as perdas de produção e qualidade das uvas devido à ferrugem da videira são elevadas. A doença causa queda de folhas, tamanho e cor desigual de bagas e perda de vigor das plantas para a próxima safra. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a dispersão de urediniósporos presente no ar e os parâmetros meteorológicos, para fins de manejo da doença. Para tanto, monitorou-se vinhedos com a cultivar Syrah, suscetível a ferrugem da videira, para determinar a dinâmica de dispersão aérea de Phakopsora euvitis. As armadilhas tipo cata-vento foram mantidas a 0,5 m acima do dossel da videira e as amostras coletadas a cada 24 h, com troca de lâminas as 09h 00min. As médias horárias da temperatura do ar, velocidade do vento, umidade relativa e precipitação foram também registradas. Modelo de regressão logística foi desenvolvido para estimar a probabilidade de dispersão de urediniósporos. As maiores concentrações de urediniósporos foram observadas entre abril e agosto, enquanto nos demais meses a concentração foi baixa ou zero. O modelo de regressão da concentração de urediniósporos disperso no ar em relação aos parâmetros climáticos foi descrito por logit (y) = 15,6668?0,6333(temperatura)+0,4291(velocidade do vento), e o limiar de decisão de valor 0,47 foi determinado para fins de previsão.
id EMBR_d9d6d6af0cac2baa036064863573233c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1126551
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.Ferrugem da videiraModelo logísticoPhakopsora euvitisUvaDoençaVitis ViniferaMudança ClimáticaGrapesA ferrugem da videira, uma das doenças mais importantes de Vitis spp., é manejada no Brasil seguindo um programa de calendário de pulverização de fungicidas. Apesar da utilização de fungicidas, as perdas de produção e qualidade das uvas devido à ferrugem da videira são elevadas. A doença causa queda de folhas, tamanho e cor desigual de bagas e perda de vigor das plantas para a próxima safra. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a dispersão de urediniósporos presente no ar e os parâmetros meteorológicos, para fins de manejo da doença. Para tanto, monitorou-se vinhedos com a cultivar Syrah, suscetível a ferrugem da videira, para determinar a dinâmica de dispersão aérea de Phakopsora euvitis. As armadilhas tipo cata-vento foram mantidas a 0,5 m acima do dossel da videira e as amostras coletadas a cada 24 h, com troca de lâminas as 09h 00min. As médias horárias da temperatura do ar, velocidade do vento, umidade relativa e precipitação foram também registradas. Modelo de regressão logística foi desenvolvido para estimar a probabilidade de dispersão de urediniósporos. As maiores concentrações de urediniósporos foram observadas entre abril e agosto, enquanto nos demais meses a concentração foi baixa ou zero. O modelo de regressão da concentração de urediniósporos disperso no ar em relação aos parâmetros climáticos foi descrito por logit (y) = 15,6668?0,6333(temperatura)+0,4291(velocidade do vento), e o limiar de decisão de valor 0,47 foi determinado para fins de previsão.DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA; MARCOS BRANDAO BRAGA, CNPH; JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA.BATISTA, D. da C.BRAGA, M. B.ANJOS, J. B. dosBARBOSA, M. A. G.2020-11-13T19:24:59Z2020-11-13T19:24:59Z2020-11-132020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSumma Phytopathologica, v. 46, n. 3, p. 221-227, 2020.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-11-13T19:25:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1126551Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-11-13T19:25:15falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-11-13T19:25:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.
title Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.
spellingShingle Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.
BATISTA, D. da C.
Ferrugem da videira
Modelo logístico
Phakopsora euvitis
Uva
Doença
Vitis Vinifera
Mudança Climática
Grapes
title_short Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.
title_full Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.
title_fullStr Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.
title_full_unstemmed Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.
title_sort Influência de fatores climáticos na dispersão aérea de Phakopsora euvitis Y. Ono na cultura da videira.
author BATISTA, D. da C.
author_facet BATISTA, D. da C.
BRAGA, M. B.
ANJOS, J. B. dos
BARBOSA, M. A. G.
author_role author
author2 BRAGA, M. B.
ANJOS, J. B. dos
BARBOSA, M. A. G.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA; MARCOS BRANDAO BRAGA, CNPH; JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, D. da C.
BRAGA, M. B.
ANJOS, J. B. dos
BARBOSA, M. A. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Ferrugem da videira
Modelo logístico
Phakopsora euvitis
Uva
Doença
Vitis Vinifera
Mudança Climática
Grapes
topic Ferrugem da videira
Modelo logístico
Phakopsora euvitis
Uva
Doença
Vitis Vinifera
Mudança Climática
Grapes
description A ferrugem da videira, uma das doenças mais importantes de Vitis spp., é manejada no Brasil seguindo um programa de calendário de pulverização de fungicidas. Apesar da utilização de fungicidas, as perdas de produção e qualidade das uvas devido à ferrugem da videira são elevadas. A doença causa queda de folhas, tamanho e cor desigual de bagas e perda de vigor das plantas para a próxima safra. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a dispersão de urediniósporos presente no ar e os parâmetros meteorológicos, para fins de manejo da doença. Para tanto, monitorou-se vinhedos com a cultivar Syrah, suscetível a ferrugem da videira, para determinar a dinâmica de dispersão aérea de Phakopsora euvitis. As armadilhas tipo cata-vento foram mantidas a 0,5 m acima do dossel da videira e as amostras coletadas a cada 24 h, com troca de lâminas as 09h 00min. As médias horárias da temperatura do ar, velocidade do vento, umidade relativa e precipitação foram também registradas. Modelo de regressão logística foi desenvolvido para estimar a probabilidade de dispersão de urediniósporos. As maiores concentrações de urediniósporos foram observadas entre abril e agosto, enquanto nos demais meses a concentração foi baixa ou zero. O modelo de regressão da concentração de urediniósporos disperso no ar em relação aos parâmetros climáticos foi descrito por logit (y) = 15,6668?0,6333(temperatura)+0,4291(velocidade do vento), e o limiar de decisão de valor 0,47 foi determinado para fins de previsão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13T19:24:59Z
2020-11-13T19:24:59Z
2020-11-13
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Summa Phytopathologica, v. 46, n. 3, p. 221-227, 2020.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126551
identifier_str_mv Summa Phytopathologica, v. 46, n. 3, p. 221-227, 2020.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503497621700608