Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, M. R.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: POLTRONIERI, M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/373215
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a variação isoenzimática presente em híbridos e cultivares de pimenta-do-reino (Piper nigrum) e acessos de cupuaçu (Theobroma grandiflorum). O material utilizado foi proveniente dos bancos de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. As metodologias para a extração das enzimas, formulação de tampões do gel e da cuba e para os procedimentos de coloração foram os descritos por Tsumura, 1990, modificado. Foram testados dezoito sistemas enzimáticos: FUM, ACP; PGI; SKDH; ACO; GOT; G6PD ; 6PGD; DIA; MNR; ME; MDH; GDH; PGM; TZO; ADH; LAP e SoDH. As interpretações genéticas foram feitas de acordo com o método descrito por Alfenas et al., 1991. Concluiu-se, através dos padrões eletroforéticos encontrados, que seis sistemas empregados apresentaram polimorfismo enzimático para a pimenta-do-reino e quatro para o cupuaçu. A presença de heterozigosidade nos materiais estudados significa variabilidade a ser explorada no programa de melhoramento genetic° destas espécies. A resolução obtida nestes sistemas com bandas bem nítidas indica a presença de atividade enzimática em folhas jovens de pimenta-do-reino e cupuaçu.
id EMBR_ecf15b1b22839df5095c1d3060625004
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/373215
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.Melhoramento genéticoMarcadores molecularesIsoenzymesCupuaçuIsoenzimaPimenta do ReinoPiper NigrumTheobroma Grandiflorumgenetic markersbreeding methodsO objetivo da pesquisa foi analisar a variação isoenzimática presente em híbridos e cultivares de pimenta-do-reino (Piper nigrum) e acessos de cupuaçu (Theobroma grandiflorum). O material utilizado foi proveniente dos bancos de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. As metodologias para a extração das enzimas, formulação de tampões do gel e da cuba e para os procedimentos de coloração foram os descritos por Tsumura, 1990, modificado. Foram testados dezoito sistemas enzimáticos: FUM, ACP; PGI; SKDH; ACO; GOT; G6PD ; 6PGD; DIA; MNR; ME; MDH; GDH; PGM; TZO; ADH; LAP e SoDH. As interpretações genéticas foram feitas de acordo com o método descrito por Alfenas et al., 1991. Concluiu-se, através dos padrões eletroforéticos encontrados, que seis sistemas empregados apresentaram polimorfismo enzimático para a pimenta-do-reino e quatro para o cupuaçu. A presença de heterozigosidade nos materiais estudados significa variabilidade a ser explorada no programa de melhoramento genetic° destas espécies. A resolução obtida nestes sistemas com bandas bem nítidas indica a presença de atividade enzimática em folhas jovens de pimenta-do-reino e cupuaçu.MARIA ROSA TRAVASSOS DA ROSA COSTA, CPATU; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU.COSTA, M. R.POLTRONIERI, M. C.2016-09-19T22:35:41Z2016-09-19T22:35:41Z2002-10-3020012016-09-19T22:35:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agrarias, n. 36, p. 9-17, 2001.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/373215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:23:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/373215Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:23:28falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:23:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.
title Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.
spellingShingle Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.
COSTA, M. R.
Melhoramento genético
Marcadores moleculares
Isoenzymes
Cupuaçu
Isoenzima
Pimenta do Reino
Piper Nigrum
Theobroma Grandiflorum
genetic markers
breeding methods
title_short Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.
title_full Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.
title_fullStr Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.
title_full_unstemmed Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.
title_sort Caracterização genética da pimenta-do-reino e do cupuaçu através de isoenzimas.
author COSTA, M. R.
author_facet COSTA, M. R.
POLTRONIERI, M. C.
author_role author
author2 POLTRONIERI, M. C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA ROSA TRAVASSOS DA ROSA COSTA, CPATU; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, M. R.
POLTRONIERI, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento genético
Marcadores moleculares
Isoenzymes
Cupuaçu
Isoenzima
Pimenta do Reino
Piper Nigrum
Theobroma Grandiflorum
genetic markers
breeding methods
topic Melhoramento genético
Marcadores moleculares
Isoenzymes
Cupuaçu
Isoenzima
Pimenta do Reino
Piper Nigrum
Theobroma Grandiflorum
genetic markers
breeding methods
description O objetivo da pesquisa foi analisar a variação isoenzimática presente em híbridos e cultivares de pimenta-do-reino (Piper nigrum) e acessos de cupuaçu (Theobroma grandiflorum). O material utilizado foi proveniente dos bancos de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. As metodologias para a extração das enzimas, formulação de tampões do gel e da cuba e para os procedimentos de coloração foram os descritos por Tsumura, 1990, modificado. Foram testados dezoito sistemas enzimáticos: FUM, ACP; PGI; SKDH; ACO; GOT; G6PD ; 6PGD; DIA; MNR; ME; MDH; GDH; PGM; TZO; ADH; LAP e SoDH. As interpretações genéticas foram feitas de acordo com o método descrito por Alfenas et al., 1991. Concluiu-se, através dos padrões eletroforéticos encontrados, que seis sistemas empregados apresentaram polimorfismo enzimático para a pimenta-do-reino e quatro para o cupuaçu. A presença de heterozigosidade nos materiais estudados significa variabilidade a ser explorada no programa de melhoramento genetic° destas espécies. A resolução obtida nestes sistemas com bandas bem nítidas indica a presença de atividade enzimática em folhas jovens de pimenta-do-reino e cupuaçu.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2002-10-30
2016-09-19T22:35:41Z
2016-09-19T22:35:41Z
2016-09-19T22:35:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agrarias, n. 36, p. 9-17, 2001.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/373215
identifier_str_mv Revista de Ciências Agrarias, n. 36, p. 9-17, 2001.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/373215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503425383202816