Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, N. de L.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/344955
Resumo: O efeito da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) sobre a produção de matéria seca (MS) e a composição química do sorgo forrageiro (Sorghum bicolor cv. AG-2003) foi avaliado sob condições de casa de vegetação. Foram utilizadas, neste experimento, oito espécies de FMA: Glomus mosseae, G. fasciculatum, G. etunicatwn, G. macrocarpum, Gigaspora margarita, Scutellospora heterogama, Acaulospora laevis e A. muricata. Os maiores rendimentos de MS foram obtidos com a inoculação de G. margarita, A. muricata e S. heterogama. As maiores concentrações de fósforo foram registradas com a inoculação de A. laevis e G. macrocarpum, enquanto que as plantas inoculadas com A. muricata, G. margarita e S. heterogama absorveram maiores quantidades de fósforo. As maiores taxas de colonização radicular foram registradas com a inoculação de A. muricata e S. heterogama. Os maiores teores de nitrogênio foram observados com a inoculação de A. muricata e G. margarita, os quais não diferiram (P$0,05) do obtido com G. fasciculatum. As plantas miconizadas por G. mosseae, G. fasciculatum e G. etunicatum apresentaram os maiores teores de cálcio e magnésio, enquanto que a inoculação de G. fasciculatum e G. mosseae proporcionou os maiores teores de potássio. As maiores quantidades absorvidas de cálcio e potássio foram verificadas com a inoculação de G. margarita, enquanto que para o nitrogênio e o magnésio, plantas micorriziclas por A. muricata e G. margarita apresentaram os maiores valores.
id EMBR_edf1d2c196897f4a575e9c4524b5a13f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/344955
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.Dry matter yieldRoot colonizationFósforoMatéria SecaNitrogênioRaizSorghum BicolorSorgo ForrageironitrogenphosphorusO efeito da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) sobre a produção de matéria seca (MS) e a composição química do sorgo forrageiro (Sorghum bicolor cv. AG-2003) foi avaliado sob condições de casa de vegetação. Foram utilizadas, neste experimento, oito espécies de FMA: Glomus mosseae, G. fasciculatum, G. etunicatwn, G. macrocarpum, Gigaspora margarita, Scutellospora heterogama, Acaulospora laevis e A. muricata. Os maiores rendimentos de MS foram obtidos com a inoculação de G. margarita, A. muricata e S. heterogama. As maiores concentrações de fósforo foram registradas com a inoculação de A. laevis e G. macrocarpum, enquanto que as plantas inoculadas com A. muricata, G. margarita e S. heterogama absorveram maiores quantidades de fósforo. As maiores taxas de colonização radicular foram registradas com a inoculação de A. muricata e S. heterogama. Os maiores teores de nitrogênio foram observados com a inoculação de A. muricata e G. margarita, os quais não diferiram (P$0,05) do obtido com G. fasciculatum. As plantas miconizadas por G. mosseae, G. fasciculatum e G. etunicatum apresentaram os maiores teores de cálcio e magnésio, enquanto que a inoculação de G. fasciculatum e G. mosseae proporcionou os maiores teores de potássio. As maiores quantidades absorvidas de cálcio e potássio foram verificadas com a inoculação de G. margarita, enquanto que para o nitrogênio e o magnésio, plantas micorriziclas por A. muricata e G. margarita apresentaram os maiores valores.NEWTON DE LUCENA COSTA, CPAF-AP.COSTA, N. de L.2022-10-06T19:08:28Z2022-10-06T19:08:28Z2000-05-231998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 119-123, 1998.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/344955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-10-06T19:08:39Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/344955Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-10-06T19:08:39falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-10-06T19:08:39Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.
title Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.
spellingShingle Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.
COSTA, N. de L.
Dry matter yield
Root colonization
Fósforo
Matéria Seca
Nitrogênio
Raiz
Sorghum Bicolor
Sorgo Forrageiro
nitrogen
phosphorus
title_short Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.
title_full Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.
title_fullStr Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.
title_full_unstemmed Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.
title_sort Resposta do sorgo forrageiro a inoculação de fungos micorrizicos arbusculares.
author COSTA, N. de L.
author_facet COSTA, N. de L.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NEWTON DE LUCENA COSTA, CPAF-AP.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, N. de L.
dc.subject.por.fl_str_mv Dry matter yield
Root colonization
Fósforo
Matéria Seca
Nitrogênio
Raiz
Sorghum Bicolor
Sorgo Forrageiro
nitrogen
phosphorus
topic Dry matter yield
Root colonization
Fósforo
Matéria Seca
Nitrogênio
Raiz
Sorghum Bicolor
Sorgo Forrageiro
nitrogen
phosphorus
description O efeito da inoculação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) sobre a produção de matéria seca (MS) e a composição química do sorgo forrageiro (Sorghum bicolor cv. AG-2003) foi avaliado sob condições de casa de vegetação. Foram utilizadas, neste experimento, oito espécies de FMA: Glomus mosseae, G. fasciculatum, G. etunicatwn, G. macrocarpum, Gigaspora margarita, Scutellospora heterogama, Acaulospora laevis e A. muricata. Os maiores rendimentos de MS foram obtidos com a inoculação de G. margarita, A. muricata e S. heterogama. As maiores concentrações de fósforo foram registradas com a inoculação de A. laevis e G. macrocarpum, enquanto que as plantas inoculadas com A. muricata, G. margarita e S. heterogama absorveram maiores quantidades de fósforo. As maiores taxas de colonização radicular foram registradas com a inoculação de A. muricata e S. heterogama. Os maiores teores de nitrogênio foram observados com a inoculação de A. muricata e G. margarita, os quais não diferiram (P$0,05) do obtido com G. fasciculatum. As plantas miconizadas por G. mosseae, G. fasciculatum e G. etunicatum apresentaram os maiores teores de cálcio e magnésio, enquanto que a inoculação de G. fasciculatum e G. mosseae proporcionou os maiores teores de potássio. As maiores quantidades absorvidas de cálcio e potássio foram verificadas com a inoculação de G. margarita, enquanto que para o nitrogênio e o magnésio, plantas micorriziclas por A. muricata e G. margarita apresentaram os maiores valores.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
2000-05-23
2022-10-06T19:08:28Z
2022-10-06T19:08:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 119-123, 1998.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/344955
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 119-123, 1998.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/344955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503532563398656