Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMIDE, R. L.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: KOBAYASHI, M. K., BORATTO, I. M. de P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931788
Resumo: O trabalho consistiu no monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia (BE), associado à razão de Bowen (RB), para estabelecer critérios adequados de decisão do momento de aplicação de água de irrigação. Em vários dias e horários, os resultados indicaram que o fluxo de calor latente (Le) das culturas, ultrapassaram o valor do saldo radiação (Rn) medido, devido a ocorrência de efeito de energia de advecção, para ventos acima de 1,5 m.s-1. Os valores baixos de razão de Bowen (β) ocorreram para as condições sem restrição hídrica das culturas e do solo, em que uma maior parte de Rn foi dissipada em forma de Le. Os valores elevados de β foram verificados com o decorrer do tempo, após a aplicação de água de irrigação ou chuva, em ocasiões que se induziu o estresse hídrico nas culturas, com uma maior parte de Rn sendo usada no aquecimento do ar e dissipada em forma de calor sensível (H). A evapotranspiração das culturas (ETc) determinada pela equação de Penman-Monteith (PM) correlacionou bem com a ETc obtida pelas estações de RB, no entanto, subestimando os valores em magnitude, principalmente, na parte da tarde, no início e no meio dos ciclos fenológicos das culturas do feijoeiro e milho.
id EMBR_f1a5ce73055f2fc8f1b140c1a301503a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/931788
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.IrrigaçãoPhaseolus VulgarisIrrigationO trabalho consistiu no monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia (BE), associado à razão de Bowen (RB), para estabelecer critérios adequados de decisão do momento de aplicação de água de irrigação. Em vários dias e horários, os resultados indicaram que o fluxo de calor latente (Le) das culturas, ultrapassaram o valor do saldo radiação (Rn) medido, devido a ocorrência de efeito de energia de advecção, para ventos acima de 1,5 m.s-1. Os valores baixos de razão de Bowen (β) ocorreram para as condições sem restrição hídrica das culturas e do solo, em que uma maior parte de Rn foi dissipada em forma de Le. Os valores elevados de β foram verificados com o decorrer do tempo, após a aplicação de água de irrigação ou chuva, em ocasiões que se induziu o estresse hídrico nas culturas, com uma maior parte de Rn sendo usada no aquecimento do ar e dissipada em forma de calor sensível (H). A evapotranspiração das culturas (ETc) determinada pela equação de Penman-Monteith (PM) correlacionou bem com a ETc obtida pelas estações de RB, no entanto, subestimando os valores em magnitude, principalmente, na parte da tarde, no início e no meio dos ciclos fenológicos das culturas do feijoeiro e milho.Edição especial.REINALDO LUCIO GOMIDE, CNPMS.GOMIDE, R. L.KOBAYASHI, M. K.BORATTO, I. M. de P.2012-08-21T11:11:11Z2012-08-21T11:11:11Z2012-08-2120122017-09-28T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIrriga, Botucatu, n. 1, p. 453-466, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/93178810.15809/irriga.2012v1n01p438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:50:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/931788Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:50:52falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:50:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.
title Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.
spellingShingle Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.
GOMIDE, R. L.
Irrigação
Phaseolus Vulgaris
Irrigation
title_short Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.
title_full Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.
title_fullStr Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.
title_full_unstemmed Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.
title_sort Monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia/razão de Bowen.
author GOMIDE, R. L.
author_facet GOMIDE, R. L.
KOBAYASHI, M. K.
BORATTO, I. M. de P.
author_role author
author2 KOBAYASHI, M. K.
BORATTO, I. M. de P.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv REINALDO LUCIO GOMIDE, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMIDE, R. L.
KOBAYASHI, M. K.
BORATTO, I. M. de P.
dc.subject.por.fl_str_mv Irrigação
Phaseolus Vulgaris
Irrigation
topic Irrigação
Phaseolus Vulgaris
Irrigation
description O trabalho consistiu no monitoramento automático da necessidade hídrica das culturas do feijoeiro e milho por meio do balanço de energia (BE), associado à razão de Bowen (RB), para estabelecer critérios adequados de decisão do momento de aplicação de água de irrigação. Em vários dias e horários, os resultados indicaram que o fluxo de calor latente (Le) das culturas, ultrapassaram o valor do saldo radiação (Rn) medido, devido a ocorrência de efeito de energia de advecção, para ventos acima de 1,5 m.s-1. Os valores baixos de razão de Bowen (β) ocorreram para as condições sem restrição hídrica das culturas e do solo, em que uma maior parte de Rn foi dissipada em forma de Le. Os valores elevados de β foram verificados com o decorrer do tempo, após a aplicação de água de irrigação ou chuva, em ocasiões que se induziu o estresse hídrico nas culturas, com uma maior parte de Rn sendo usada no aquecimento do ar e dissipada em forma de calor sensível (H). A evapotranspiração das culturas (ETc) determinada pela equação de Penman-Monteith (PM) correlacionou bem com a ETc obtida pelas estações de RB, no entanto, subestimando os valores em magnitude, principalmente, na parte da tarde, no início e no meio dos ciclos fenológicos das culturas do feijoeiro e milho.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-21T11:11:11Z
2012-08-21T11:11:11Z
2012-08-21
2012
2017-09-28T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Irriga, Botucatu, n. 1, p. 453-466, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931788
10.15809/irriga.2012v1n01p438
identifier_str_mv Irriga, Botucatu, n. 1, p. 453-466, 2012.
10.15809/irriga.2012v1n01p438
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503367327744000