Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: KELLER, M., CRILL, P. M., BELDIN, T. P., CAMARGO, P. B. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/960374
Resumo: Na região do Baixo Amazonas, Estado do Pará, as atividades antrópicas têm alterado uma parte significante dos seus ecossistemas e, ao mesmo tempo, vêm causando um impacto ambiental crescente. Dada a sua importância no ecossistema, o solo ocupa papel de destaque no controle da qualidade do ambiente. Se esse controle vai ser de boa ou de má qualidade dependerá muito da maneira como serão manejadas as reservas edáficas. Com o objetivo de caracterizar a umidade do solo e a variação sazonal, em dois Latossolos de diferentes texturas, este estudo foi realizado em duas áreas, distanciadas por 18km, localizadas na região de Belterra, Estado do Pará, em Latossolo Amarelo muito argiloso na Floresta Nacional de Tapajós (Flona), e Latossolo Amarelo argilosos numa fazenda de grãos (77km). Os teores de umidade foram monitorados através de sensores de FDR (reflexão no domínio da frequência), inseridos em seis profundidades (5, 15, 30, 50, 100 e 200cm), durante 3anos (Flona) e 2 anos (77km). Os resultados mostraram grande variação entre os solos, nas profundidades superficiais, evidenciadas principalmente, pelo teor de argila. Também, a variação sazonal foi marcante nos dois locais estudados, ate a profundidade de 100cm, não diferindo entre esta profundidade e aquela de 200cm. Os resultados permitem aos produtores utilizarem as informações para melhor adequarem a época de plantio e colheita das culturas implantadas e, também, ajudarem pesquisadores a melhor entender o comportamento das florestas nativas diante de mudanças climáticas previstas para a região Amazônica.
id EMBR_f29aab72406e650590d2e8257e73d9cf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/960374
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.Solos tropicaisÁgua no soloLatossolo AmareloNa região do Baixo Amazonas, Estado do Pará, as atividades antrópicas têm alterado uma parte significante dos seus ecossistemas e, ao mesmo tempo, vêm causando um impacto ambiental crescente. Dada a sua importância no ecossistema, o solo ocupa papel de destaque no controle da qualidade do ambiente. Se esse controle vai ser de boa ou de má qualidade dependerá muito da maneira como serão manejadas as reservas edáficas. Com o objetivo de caracterizar a umidade do solo e a variação sazonal, em dois Latossolos de diferentes texturas, este estudo foi realizado em duas áreas, distanciadas por 18km, localizadas na região de Belterra, Estado do Pará, em Latossolo Amarelo muito argiloso na Floresta Nacional de Tapajós (Flona), e Latossolo Amarelo argilosos numa fazenda de grãos (77km). Os teores de umidade foram monitorados através de sensores de FDR (reflexão no domínio da frequência), inseridos em seis profundidades (5, 15, 30, 50, 100 e 200cm), durante 3anos (Flona) e 2 anos (77km). Os resultados mostraram grande variação entre os solos, nas profundidades superficiais, evidenciadas principalmente, pelo teor de argila. Também, a variação sazonal foi marcante nos dois locais estudados, ate a profundidade de 100cm, não diferindo entre esta profundidade e aquela de 200cm. Os resultados permitem aos produtores utilizarem as informações para melhor adequarem a época de plantio e colheita das culturas implantadas e, também, ajudarem pesquisadores a melhor entender o comportamento das florestas nativas diante de mudanças climáticas previstas para a região Amazônica.RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; Michael Keller, New Hampshire University, USForest Service/CENA-USP; Patrick Michael Crill, Stockholm University; Troy Patrick Beldin, Bolsista Projeto LBA Santarém; Plinio Batista de Camargo, CENA/USP.OLIVEIRA JUNIOR, R. C. deKELLER, M.CRILL, P. M.BELDIN, T. P.CAMARGO, P. B. de2013-06-21T11:11:11Z2013-06-21T11:11:11Z2013-06-2120102013-06-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEspaço Científico, v. 11, n. 1/2, p. 80-94, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/960374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:56:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/960374Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:56:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.
title Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.
spellingShingle Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
Solos tropicais
Água no solo
Latossolo Amarelo
title_short Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.
title_full Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.
title_fullStr Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.
title_full_unstemmed Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.
title_sort Comportamento anual da água no solo sob floresta natural e plantio de grãos em latossolo amarelo na região de Belterra-PA.
author OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
author_facet OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
KELLER, M.
CRILL, P. M.
BELDIN, T. P.
CAMARGO, P. B. de
author_role author
author2 KELLER, M.
CRILL, P. M.
BELDIN, T. P.
CAMARGO, P. B. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; Michael Keller, New Hampshire University, USForest Service/CENA-USP; Patrick Michael Crill, Stockholm University; Troy Patrick Beldin, Bolsista Projeto LBA Santarém; Plinio Batista de Camargo, CENA/USP.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
KELLER, M.
CRILL, P. M.
BELDIN, T. P.
CAMARGO, P. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Solos tropicais
Água no solo
Latossolo Amarelo
topic Solos tropicais
Água no solo
Latossolo Amarelo
description Na região do Baixo Amazonas, Estado do Pará, as atividades antrópicas têm alterado uma parte significante dos seus ecossistemas e, ao mesmo tempo, vêm causando um impacto ambiental crescente. Dada a sua importância no ecossistema, o solo ocupa papel de destaque no controle da qualidade do ambiente. Se esse controle vai ser de boa ou de má qualidade dependerá muito da maneira como serão manejadas as reservas edáficas. Com o objetivo de caracterizar a umidade do solo e a variação sazonal, em dois Latossolos de diferentes texturas, este estudo foi realizado em duas áreas, distanciadas por 18km, localizadas na região de Belterra, Estado do Pará, em Latossolo Amarelo muito argiloso na Floresta Nacional de Tapajós (Flona), e Latossolo Amarelo argilosos numa fazenda de grãos (77km). Os teores de umidade foram monitorados através de sensores de FDR (reflexão no domínio da frequência), inseridos em seis profundidades (5, 15, 30, 50, 100 e 200cm), durante 3anos (Flona) e 2 anos (77km). Os resultados mostraram grande variação entre os solos, nas profundidades superficiais, evidenciadas principalmente, pelo teor de argila. Também, a variação sazonal foi marcante nos dois locais estudados, ate a profundidade de 100cm, não diferindo entre esta profundidade e aquela de 200cm. Os resultados permitem aos produtores utilizarem as informações para melhor adequarem a época de plantio e colheita das culturas implantadas e, também, ajudarem pesquisadores a melhor entender o comportamento das florestas nativas diante de mudanças climáticas previstas para a região Amazônica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2013-06-21T11:11:11Z
2013-06-21T11:11:11Z
2013-06-21
2013-06-21T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Espaço Científico, v. 11, n. 1/2, p. 80-94, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/960374
identifier_str_mv Espaço Científico, v. 11, n. 1/2, p. 80-94, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/960374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695291493580800