Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAIRIKI, J. K.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152682
Resumo: Foram analisadas estratégias alimentares na fase juvenil e de engorda do tambaqui com a diminuição do número de alimentações diárias (frequência), a prática de jejum e realimentação. Os resultados obtidos no projeto foram a diminuição da frequência alimentar para juvenis em uma única refeição. Juvenis alimentados com base na porcentagem de biomassa e saciedade aparente podem ser submetidos a até dois dias de restrição alimentar, além de diminuir em até 35% os custos com fornecimento de ração. O tempo de trânsito gastrointestinal para juvenis é de 108 horas. Tambaquis destinados à engorda e submetidos a até um dia de restrição alimentar apresentam crescimento compensatório parcial. Nessa fase, a economia de ração é menos proeminente.
id EMBR_f2e290d89546b2bd3413ca72cc281852
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1152682
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.TambaquiPeixe de Água DoceNutrição AnimalForam analisadas estratégias alimentares na fase juvenil e de engorda do tambaqui com a diminuição do número de alimentações diárias (frequência), a prática de jejum e realimentação. Os resultados obtidos no projeto foram a diminuição da frequência alimentar para juvenis em uma única refeição. Juvenis alimentados com base na porcentagem de biomassa e saciedade aparente podem ser submetidos a até dois dias de restrição alimentar, além de diminuir em até 35% os custos com fornecimento de ração. O tempo de trânsito gastrointestinal para juvenis é de 108 horas. Tambaquis destinados à engorda e submetidos a até um dia de restrição alimentar apresentam crescimento compensatório parcial. Nessa fase, a economia de ração é menos proeminente.JONY KOJI DAIRIKI, CPAA.DAIRIKI, J. K.2023-03-24T13:50:44Z2023-03-24T13:50:44Z2023-03-242023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 24-25.In: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS (Manaus/AM). Portfólio: investimentos e resultados de pesquisas do Amazonas - 2023. Manaus: Fapeam, 2023.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-03-24T13:50:44Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1152682Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-03-24T13:50:44falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-03-24T13:50:44Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.
title Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.
spellingShingle Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.
DAIRIKI, J. K.
Tambaqui
Peixe de Água Doce
Nutrição Animal
title_short Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.
title_full Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.
title_fullStr Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.
title_full_unstemmed Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.
title_sort Estratégias de manejo alimentar e monitoramento da qualidade da água visando à redução dos custos de produção do tambaqui no Estado do Amazonas.
author DAIRIKI, J. K.
author_facet DAIRIKI, J. K.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JONY KOJI DAIRIKI, CPAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv DAIRIKI, J. K.
dc.subject.por.fl_str_mv Tambaqui
Peixe de Água Doce
Nutrição Animal
topic Tambaqui
Peixe de Água Doce
Nutrição Animal
description Foram analisadas estratégias alimentares na fase juvenil e de engorda do tambaqui com a diminuição do número de alimentações diárias (frequência), a prática de jejum e realimentação. Os resultados obtidos no projeto foram a diminuição da frequência alimentar para juvenis em uma única refeição. Juvenis alimentados com base na porcentagem de biomassa e saciedade aparente podem ser submetidos a até dois dias de restrição alimentar, além de diminuir em até 35% os custos com fornecimento de ração. O tempo de trânsito gastrointestinal para juvenis é de 108 horas. Tambaquis destinados à engorda e submetidos a até um dia de restrição alimentar apresentam crescimento compensatório parcial. Nessa fase, a economia de ração é menos proeminente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-24T13:50:44Z
2023-03-24T13:50:44Z
2023-03-24
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS (Manaus/AM). Portfólio: investimentos e resultados de pesquisas do Amazonas - 2023. Manaus: Fapeam, 2023.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152682
identifier_str_mv In: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS (Manaus/AM). Portfólio: investimentos e resultados de pesquisas do Amazonas - 2023. Manaus: Fapeam, 2023.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 24-25.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503542236512256