Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIZI, R. M.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: GRIGOLETTI JUNIOR, A., AUER, C. A., MAY-DE-MIO, L. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314982
Resumo: A silvicultura brasileira tem empregado o eucalipto pela sua adaptabilidade, rápido crescimento e produtividade, além de possuir outras características como a qualidade, diversidade e adequação de sua madeira para a indústria. Para tal, existe a necessidade de uma produção contínua de mudas, as quais podem ser atacadas pelo fungo Oidium sp. O controle do oídio é feito com fungicidas, mesmo não havendo produtos registrados para o eucalipto. O objetivo deste trabalho foi avaliar produtos alternativos (sais e tanino, óleos, extratos de plantas, leite e derivados, e antagonistas) para o controle desta doença comparando os mais promissores com fungicida. Os produtos foram pulverizados em mudas de Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage e mantidas em casa-de-vegetação com alto potencial de inóculo de Oidium sp. A severidade da doença foi avaliada por meio de uma escala de notas de 0 (ausência de sintomas) a 4 (sintomas muito severo) e calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Verificou-se que, os menores valores de AACPD de oídio foram obtidos com piraclostrobina + epoxiconazol, que controlou 92 % da doença, e os melhores produtos alternativos testados foram o leite de vaca e Lecanicillium sp. que controlaram respectivamente 36,5 % e 33,9 % da doença no ensaio comparativo.
id EMBR_f38c86090af2ecb7b1c5a39d30ecd123
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/314982
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.Oidium spControle alternativoEucalyptus benthamiiA silvicultura brasileira tem empregado o eucalipto pela sua adaptabilidade, rápido crescimento e produtividade, além de possuir outras características como a qualidade, diversidade e adequação de sua madeira para a indústria. Para tal, existe a necessidade de uma produção contínua de mudas, as quais podem ser atacadas pelo fungo Oidium sp. O controle do oídio é feito com fungicidas, mesmo não havendo produtos registrados para o eucalipto. O objetivo deste trabalho foi avaliar produtos alternativos (sais e tanino, óleos, extratos de plantas, leite e derivados, e antagonistas) para o controle desta doença comparando os mais promissores com fungicida. Os produtos foram pulverizados em mudas de Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage e mantidas em casa-de-vegetação com alto potencial de inóculo de Oidium sp. A severidade da doença foi avaliada por meio de uma escala de notas de 0 (ausência de sintomas) a 4 (sintomas muito severo) e calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Verificou-se que, os menores valores de AACPD de oídio foram obtidos com piraclostrobina + epoxiconazol, que controlou 92 % da doença, e os melhores produtos alternativos testados foram o leite de vaca e Lecanicillium sp. que controlaram respectivamente 36,5 % e 33,9 % da doença no ensaio comparativo.Rafaela Mazur Bizi, UFPR; Albino Grigoletti Junior, Engenheiro Agrônomo; Celso Garcia Auer, Embrapa Florestas; Louise Larissa May-De Mio, Embrapa Florestas.BIZI, R. M.GRIGOLETTI JUNIOR, A.AUER, C. A.MAY-DE-MIO, L. L.2011-04-09T15:56:00Z2011-04-09T15:56:00Z2008-10-1320082011-04-10T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSumma Phytopathologica, Botucatu, v. 34, n. 2, p. 144-148, 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:42:28Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/314982Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:42:28falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:42:28Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.
title Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.
spellingShingle Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.
BIZI, R. M.
Oidium sp
Controle alternativo
Eucalyptus benthamii
title_short Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.
title_full Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.
title_fullStr Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.
title_full_unstemmed Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.
title_sort Produtos alternativos no controle do oídio em mudas de eucalipto.
author BIZI, R. M.
author_facet BIZI, R. M.
GRIGOLETTI JUNIOR, A.
AUER, C. A.
MAY-DE-MIO, L. L.
author_role author
author2 GRIGOLETTI JUNIOR, A.
AUER, C. A.
MAY-DE-MIO, L. L.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rafaela Mazur Bizi, UFPR; Albino Grigoletti Junior, Engenheiro Agrônomo; Celso Garcia Auer, Embrapa Florestas; Louise Larissa May-De Mio, Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv BIZI, R. M.
GRIGOLETTI JUNIOR, A.
AUER, C. A.
MAY-DE-MIO, L. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Oidium sp
Controle alternativo
Eucalyptus benthamii
topic Oidium sp
Controle alternativo
Eucalyptus benthamii
description A silvicultura brasileira tem empregado o eucalipto pela sua adaptabilidade, rápido crescimento e produtividade, além de possuir outras características como a qualidade, diversidade e adequação de sua madeira para a indústria. Para tal, existe a necessidade de uma produção contínua de mudas, as quais podem ser atacadas pelo fungo Oidium sp. O controle do oídio é feito com fungicidas, mesmo não havendo produtos registrados para o eucalipto. O objetivo deste trabalho foi avaliar produtos alternativos (sais e tanino, óleos, extratos de plantas, leite e derivados, e antagonistas) para o controle desta doença comparando os mais promissores com fungicida. Os produtos foram pulverizados em mudas de Eucalyptus benthamii Maiden & Cambage e mantidas em casa-de-vegetação com alto potencial de inóculo de Oidium sp. A severidade da doença foi avaliada por meio de uma escala de notas de 0 (ausência de sintomas) a 4 (sintomas muito severo) e calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Verificou-se que, os menores valores de AACPD de oídio foram obtidos com piraclostrobina + epoxiconazol, que controlou 92 % da doença, e os melhores produtos alternativos testados foram o leite de vaca e Lecanicillium sp. que controlaram respectivamente 36,5 % e 33,9 % da doença no ensaio comparativo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-13
2008
2011-04-09T15:56:00Z
2011-04-09T15:56:00Z
2011-04-10T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Summa Phytopathologica, Botucatu, v. 34, n. 2, p. 144-148, 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314982
identifier_str_mv Summa Phytopathologica, Botucatu, v. 34, n. 2, p. 144-148, 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/314982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324723052544