Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, L. C.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: NOGUEIRA JUNIOR, L. R., RONQUIM, C. C., PAIM, F. A. de P., TROMBIN, V. G.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156841
Resumo: RESUMO: Subsidiar a citricultura com informações sobre carbono (C) e nitrogênio (N) em laranjeiras pode favorecer o estabelecimento de iniciativas que visem a mitigação das mudanças climáticas, bem como o manejo e a renovação dos pomares. Este estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo de C e N e a relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras representativas do cinturão citrícola de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sudoeste de Minas Gerais. Dezesseis laranjeiras foram avaliadas pelo método destrutivo, e as amostras foram analisadas em analisador elementar de C e N. Galhos (44,98%), raízes (44,67%) e tronco (44,66%) apresentaram maior conteúdo de C quando comparados a folhas (43,01%) e frutos (39,77%). Ao considerar a média ponderada da biomassa de raízes, tronco, galhos e folhas das laranjeiras avaliadas, o conteúdo de C chegou à média de 44,69%. Quanto ao N, as folhas foram o compartimento com maior conteúdo (2,34%), seguidas por frutos (0,86%), raízes (0,29%), galhos (0,20%) e tronco (0,17%). A relação C/N mais próxima foi observada nas folhas, com 18 partes de C para uma de N, que é estatisticamente semelhante aos frutos, que apresentaram relação de 46/1. Essas informações podem contribuir para estabelecer práticas de manejo de biomassa que aumentem os estoques de C e N no solo, bem como melhorem a relação C/N. Também podem contribuir com estimativas de estoque de carbono em projetos que visam à redução de emissões de gases de efeito estufa ou ao aumento do sequestro de carbono.
id EMBR_f495b25b48f9875601abcbac230e4c65
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1156841
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.Estoque de carbonoLaranja-peraLaranja-valênciaBiomassaRESUMO: Subsidiar a citricultura com informações sobre carbono (C) e nitrogênio (N) em laranjeiras pode favorecer o estabelecimento de iniciativas que visem a mitigação das mudanças climáticas, bem como o manejo e a renovação dos pomares. Este estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo de C e N e a relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras representativas do cinturão citrícola de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sudoeste de Minas Gerais. Dezesseis laranjeiras foram avaliadas pelo método destrutivo, e as amostras foram analisadas em analisador elementar de C e N. Galhos (44,98%), raízes (44,67%) e tronco (44,66%) apresentaram maior conteúdo de C quando comparados a folhas (43,01%) e frutos (39,77%). Ao considerar a média ponderada da biomassa de raízes, tronco, galhos e folhas das laranjeiras avaliadas, o conteúdo de C chegou à média de 44,69%. Quanto ao N, as folhas foram o compartimento com maior conteúdo (2,34%), seguidas por frutos (0,86%), raízes (0,29%), galhos (0,20%) e tronco (0,17%). A relação C/N mais próxima foi observada nas folhas, com 18 partes de C para uma de N, que é estatisticamente semelhante aos frutos, que apresentaram relação de 46/1. Essas informações podem contribuir para estabelecer práticas de manejo de biomassa que aumentem os estoques de C e N no solo, bem como melhorem a relação C/N. Também podem contribuir com estimativas de estoque de carbono em projetos que visam à redução de emissões de gases de efeito estufa ou ao aumento do sequestro de carbono.CIIC 2023. Nº 23506.LARISSA CARDOSO VIEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLAURO RODRIGUES NOGUEIRA JUNIOR, CNPMCARLOS CESAR RONQUIM, CNPMFERNANDO ANTONIO DE PADUA PAIM, CNPMVINICIUS GUSTAVO TROMBIN, FUNDECITRUS.VIEIRA, L. C.NOGUEIRA JUNIOR, L. R.RONQUIM, C. C.PAIM, F. A. de P.TROMBIN, V. G.2023-09-22T14:24:46Z2023-09-22T14:24:46Z2023-09-222023Artigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion11 p.In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17., 2023, Campinas. Anais [...]. Campinas: Embrapa Territorial, 2023.2965-2812http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-09-22T14:24:46Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1156841Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-09-22T14:24:46Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.
title Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.
spellingShingle Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.
VIEIRA, L. C.
Estoque de carbono
Laranja-pera
Laranja-valência
Biomassa
title_short Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.
title_full Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.
title_fullStr Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.
title_full_unstemmed Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.
title_sort Carbono (C), Nitrogênio (N) e relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras (Citrus sinensis L. Osbeck) no estado de São Paulo.
author VIEIRA, L. C.
author_facet VIEIRA, L. C.
NOGUEIRA JUNIOR, L. R.
RONQUIM, C. C.
PAIM, F. A. de P.
TROMBIN, V. G.
author_role author
author2 NOGUEIRA JUNIOR, L. R.
RONQUIM, C. C.
PAIM, F. A. de P.
TROMBIN, V. G.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LARISSA CARDOSO VIEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
LAURO RODRIGUES NOGUEIRA JUNIOR, CNPM
CARLOS CESAR RONQUIM, CNPM
FERNANDO ANTONIO DE PADUA PAIM, CNPM
VINICIUS GUSTAVO TROMBIN, FUNDECITRUS.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, L. C.
NOGUEIRA JUNIOR, L. R.
RONQUIM, C. C.
PAIM, F. A. de P.
TROMBIN, V. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Estoque de carbono
Laranja-pera
Laranja-valência
Biomassa
topic Estoque de carbono
Laranja-pera
Laranja-valência
Biomassa
description RESUMO: Subsidiar a citricultura com informações sobre carbono (C) e nitrogênio (N) em laranjeiras pode favorecer o estabelecimento de iniciativas que visem a mitigação das mudanças climáticas, bem como o manejo e a renovação dos pomares. Este estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo de C e N e a relação C/N em raízes, tronco, galhos, folhas e frutos de laranjeiras representativas do cinturão citrícola de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sudoeste de Minas Gerais. Dezesseis laranjeiras foram avaliadas pelo método destrutivo, e as amostras foram analisadas em analisador elementar de C e N. Galhos (44,98%), raízes (44,67%) e tronco (44,66%) apresentaram maior conteúdo de C quando comparados a folhas (43,01%) e frutos (39,77%). Ao considerar a média ponderada da biomassa de raízes, tronco, galhos e folhas das laranjeiras avaliadas, o conteúdo de C chegou à média de 44,69%. Quanto ao N, as folhas foram o compartimento com maior conteúdo (2,34%), seguidas por frutos (0,86%), raízes (0,29%), galhos (0,20%) e tronco (0,17%). A relação C/N mais próxima foi observada nas folhas, com 18 partes de C para uma de N, que é estatisticamente semelhante aos frutos, que apresentaram relação de 46/1. Essas informações podem contribuir para estabelecer práticas de manejo de biomassa que aumentem os estoques de C e N no solo, bem como melhorem a relação C/N. Também podem contribuir com estimativas de estoque de carbono em projetos que visam à redução de emissões de gases de efeito estufa ou ao aumento do sequestro de carbono.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-22T14:24:46Z
2023-09-22T14:24:46Z
2023-09-22
2023
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17., 2023, Campinas. Anais [...]. Campinas: Embrapa Territorial, 2023.
2965-2812
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156841
identifier_str_mv In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17., 2023, Campinas. Anais [...]. Campinas: Embrapa Territorial, 2023.
2965-2812
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1156841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695683038150656