Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FOREST, R.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: FOREST, M., COSTA, J. S. da, RUVIARO, C. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003977
Resumo: O Brasil é considerado um dos maiores produtores de alimentos, consequência da sua grande extensão territorial e do desenvolvimento de pesquisas de inovação tecnológica no setor agrícola. Contudo, o avanço da monocultura da cana-de-açúcar tem-se intensificado em virtude da relevância que a produção dos biocombustíveis vem ganhando no mercado brasileiro. Com isso, surge uma preocupação em torno do uso da terra, mais especificamente sobre a substituição da produção de alimentos por bioenergia. Por isso, o objetivo deste artigo é verificar se existe substituição da produção de alimentos pela produção de bioenergia, além de verificar se existe mudança na estrutura fundiária nos municípios de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi o shift-share. O estudo apontou que, apesar de haver expansão da cultura de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, ela é relativamente pequena se comparada com outros cultivos e não pode ser considerada um dos principais motivos do efeito substituição dos produtos alimentares.
id EMBR_f7c7ea00bdedd6de0dd69fd811012b0d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1003977
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.Matriz energéticaSubstituição da produçãoUso do soloO Brasil é considerado um dos maiores produtores de alimentos, consequência da sua grande extensão territorial e do desenvolvimento de pesquisas de inovação tecnológica no setor agrícola. Contudo, o avanço da monocultura da cana-de-açúcar tem-se intensificado em virtude da relevância que a produção dos biocombustíveis vem ganhando no mercado brasileiro. Com isso, surge uma preocupação em torno do uso da terra, mais especificamente sobre a substituição da produção de alimentos por bioenergia. Por isso, o objetivo deste artigo é verificar se existe substituição da produção de alimentos pela produção de bioenergia, além de verificar se existe mudança na estrutura fundiária nos municípios de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi o shift-share. O estudo apontou que, apesar de haver expansão da cultura de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, ela é relativamente pequena se comparada com outros cultivos e não pode ser considerada um dos principais motivos do efeito substituição dos produtos alimentares.RAFAEL FOREST; MARLENE FOREST; JAQUELINE SEVERINO DA COSTA; CLANDIO FAVARINI RUVIARO.FOREST, R.FOREST, M.COSTA, J. S. daRUVIARO, C. F.2014-12-30T11:11:11Z2014-12-30T11:11:11Z2014-12-3020142014-12-30T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Política Agrícola, Brasília, DF. v. 23, n. 3, p. 99-111, jul/ago. 2014.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T01:40:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1003977Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T01:40:01falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T01:40:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.
title Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.
spellingShingle Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.
FOREST, R.
Matriz energética
Substituição da produção
Uso do solo
title_short Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.
title_full Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.
title_fullStr Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.
title_full_unstemmed Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.
title_sort Segurança alimentar e sua relação com a expansão do programa de biocombustíveis.
author FOREST, R.
author_facet FOREST, R.
FOREST, M.
COSTA, J. S. da
RUVIARO, C. F.
author_role author
author2 FOREST, M.
COSTA, J. S. da
RUVIARO, C. F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAFAEL FOREST; MARLENE FOREST; JAQUELINE SEVERINO DA COSTA; CLANDIO FAVARINI RUVIARO.
dc.contributor.author.fl_str_mv FOREST, R.
FOREST, M.
COSTA, J. S. da
RUVIARO, C. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Matriz energética
Substituição da produção
Uso do solo
topic Matriz energética
Substituição da produção
Uso do solo
description O Brasil é considerado um dos maiores produtores de alimentos, consequência da sua grande extensão territorial e do desenvolvimento de pesquisas de inovação tecnológica no setor agrícola. Contudo, o avanço da monocultura da cana-de-açúcar tem-se intensificado em virtude da relevância que a produção dos biocombustíveis vem ganhando no mercado brasileiro. Com isso, surge uma preocupação em torno do uso da terra, mais especificamente sobre a substituição da produção de alimentos por bioenergia. Por isso, o objetivo deste artigo é verificar se existe substituição da produção de alimentos pela produção de bioenergia, além de verificar se existe mudança na estrutura fundiária nos municípios de Mato Grosso do Sul. A metodologia utilizada foi o shift-share. O estudo apontou que, apesar de haver expansão da cultura de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, ela é relativamente pequena se comparada com outros cultivos e não pode ser considerada um dos principais motivos do efeito substituição dos produtos alimentares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30T11:11:11Z
2014-12-30T11:11:11Z
2014-12-30
2014
2014-12-30T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Política Agrícola, Brasília, DF. v. 23, n. 3, p. 99-111, jul/ago. 2014.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003977
identifier_str_mv Revista de Política Agrícola, Brasília, DF. v. 23, n. 3, p. 99-111, jul/ago. 2014.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503399572504576