Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIA, G. R.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: COSTA, R. da C. T., SANTOS, A. C. dos, BALDAN, A.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104167
Resumo: A partir do segundo semestre de 2010 a equipe da Embrapa Agrossilvipastoril foi crescendo a cada semana. O maior número de pessoas demandou a separação dos empregados em dois prédios. A comunicação, até então feita de boca em boca ou em reuniões, passou a ter outras necessidades. Inicialmente um informativo eletrônico foi criado para ser a principal fonte de comunicação interna. Porém, como a empresa estava crescendo e iniciando suas atividades, era necessário que a comunicação acompanhasse esse desenvolvimento de maneira planejada e estratégica. Para isso, a equipe do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) submeteu e aprovou projeto ?Ações estratégicas para integração dos empregados e estímulo ao sentimento de pertencimento em relação à Embrapa Agrossilvipastoril?. Além de estruturar a comunicação interna, esse trabalho buscou promover a integração de empregados e familiares que chegavam à empresa e também estimular e manter o sentimento de pertencimento que se aflorava naquele momento de construção da Embrapa Agrossilvipastoril. Com esse sentimento de pertencimento, esperava-se aumentar o vínculo dos empregados com a empresa, reduzindo o iminente problema da evasão de talentos, causado pela distância de Sinop em relação aos grandes centros e às regiões de origem da maioria da equipe. Todas as ações foram feitas respaldadas em pesquisas de opinião realizadas antes, durante e após o projeto. A participação do público, aliás, foi um ponto importante em todo o trabalho, dando voz e espaço a todos aqueles que quisessem participar e incentivando essa participação.
id EMBR_f7d6286ddd5b7ca6e8edb1452220020a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104167
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.Comunicacao internaComunicacao organizacionalTV corporativaXiboMato GrossoSinop-MTComunicaçãoSistema de InformaçãoA partir do segundo semestre de 2010 a equipe da Embrapa Agrossilvipastoril foi crescendo a cada semana. O maior número de pessoas demandou a separação dos empregados em dois prédios. A comunicação, até então feita de boca em boca ou em reuniões, passou a ter outras necessidades. Inicialmente um informativo eletrônico foi criado para ser a principal fonte de comunicação interna. Porém, como a empresa estava crescendo e iniciando suas atividades, era necessário que a comunicação acompanhasse esse desenvolvimento de maneira planejada e estratégica. Para isso, a equipe do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) submeteu e aprovou projeto ?Ações estratégicas para integração dos empregados e estímulo ao sentimento de pertencimento em relação à Embrapa Agrossilvipastoril?. Além de estruturar a comunicação interna, esse trabalho buscou promover a integração de empregados e familiares que chegavam à empresa e também estimular e manter o sentimento de pertencimento que se aflorava naquele momento de construção da Embrapa Agrossilvipastoril. Com esse sentimento de pertencimento, esperava-se aumentar o vínculo dos empregados com a empresa, reduzindo o iminente problema da evasão de talentos, causado pela distância de Sinop em relação aos grandes centros e às regiões de origem da maioria da equipe. Todas as ações foram feitas respaldadas em pesquisas de opinião realizadas antes, durante e após o projeto. A participação do público, aliás, foi um ponto importante em todo o trabalho, dando voz e espaço a todos aqueles que quisessem participar e incentivando essa participação.GABRIEL REZENDE FARIA, CPAMTRENATO DA CUNHA TARDIN COSTA, CPAMTANA CRISTINA DOS SANTOS, CNPAEAISTEN BALDAN, CPAMT.FARIA, G. R.COSTA, R. da C. T.SANTOS, A. C. dosBALDAN, A.2019-08-14T01:30:48Z2019-08-14T01:30:48Z2019-01-1520192019-08-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 10, cap. 3, p. 733-738.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-08-14T01:30:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104167Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-08-14T01:30:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-08-14T01:30:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
title Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
spellingShingle Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
FARIA, G. R.
Comunicacao interna
Comunicacao organizacional
TV corporativa
Xibo
Mato Grosso
Sinop-MT
Comunicação
Sistema de Informação
title_short Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
title_full Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
title_fullStr Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
title_full_unstemmed Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
title_sort Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
author FARIA, G. R.
author_facet FARIA, G. R.
COSTA, R. da C. T.
SANTOS, A. C. dos
BALDAN, A.
author_role author
author2 COSTA, R. da C. T.
SANTOS, A. C. dos
BALDAN, A.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GABRIEL REZENDE FARIA, CPAMT
RENATO DA CUNHA TARDIN COSTA, CPAMT
ANA CRISTINA DOS SANTOS, CNPAE
AISTEN BALDAN, CPAMT.
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIA, G. R.
COSTA, R. da C. T.
SANTOS, A. C. dos
BALDAN, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicacao interna
Comunicacao organizacional
TV corporativa
Xibo
Mato Grosso
Sinop-MT
Comunicação
Sistema de Informação
topic Comunicacao interna
Comunicacao organizacional
TV corporativa
Xibo
Mato Grosso
Sinop-MT
Comunicação
Sistema de Informação
description A partir do segundo semestre de 2010 a equipe da Embrapa Agrossilvipastoril foi crescendo a cada semana. O maior número de pessoas demandou a separação dos empregados em dois prédios. A comunicação, até então feita de boca em boca ou em reuniões, passou a ter outras necessidades. Inicialmente um informativo eletrônico foi criado para ser a principal fonte de comunicação interna. Porém, como a empresa estava crescendo e iniciando suas atividades, era necessário que a comunicação acompanhasse esse desenvolvimento de maneira planejada e estratégica. Para isso, a equipe do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) submeteu e aprovou projeto ?Ações estratégicas para integração dos empregados e estímulo ao sentimento de pertencimento em relação à Embrapa Agrossilvipastoril?. Além de estruturar a comunicação interna, esse trabalho buscou promover a integração de empregados e familiares que chegavam à empresa e também estimular e manter o sentimento de pertencimento que se aflorava naquele momento de construção da Embrapa Agrossilvipastoril. Com esse sentimento de pertencimento, esperava-se aumentar o vínculo dos empregados com a empresa, reduzindo o iminente problema da evasão de talentos, causado pela distância de Sinop em relação aos grandes centros e às regiões de origem da maioria da equipe. Todas as ações foram feitas respaldadas em pesquisas de opinião realizadas antes, durante e após o projeto. A participação do público, aliás, foi um ponto importante em todo o trabalho, dando voz e espaço a todos aqueles que quisessem participar e incentivando essa participação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-14T01:30:48Z
2019-08-14T01:30:48Z
2019-01-15
2019
2019-08-21T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 10, cap. 3, p. 733-738.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104167
identifier_str_mv In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 10, cap. 3, p. 733-738.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503478820732928