Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104167 |
Resumo: | A partir do segundo semestre de 2010 a equipe da Embrapa Agrossilvipastoril foi crescendo a cada semana. O maior número de pessoas demandou a separação dos empregados em dois prédios. A comunicação, até então feita de boca em boca ou em reuniões, passou a ter outras necessidades. Inicialmente um informativo eletrônico foi criado para ser a principal fonte de comunicação interna. Porém, como a empresa estava crescendo e iniciando suas atividades, era necessário que a comunicação acompanhasse esse desenvolvimento de maneira planejada e estratégica. Para isso, a equipe do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) submeteu e aprovou projeto ?Ações estratégicas para integração dos empregados e estímulo ao sentimento de pertencimento em relação à Embrapa Agrossilvipastoril?. Além de estruturar a comunicação interna, esse trabalho buscou promover a integração de empregados e familiares que chegavam à empresa e também estimular e manter o sentimento de pertencimento que se aflorava naquele momento de construção da Embrapa Agrossilvipastoril. Com esse sentimento de pertencimento, esperava-se aumentar o vínculo dos empregados com a empresa, reduzindo o iminente problema da evasão de talentos, causado pela distância de Sinop em relação aos grandes centros e às regiões de origem da maioria da equipe. Todas as ações foram feitas respaldadas em pesquisas de opinião realizadas antes, durante e após o projeto. A participação do público, aliás, foi um ponto importante em todo o trabalho, dando voz e espaço a todos aqueles que quisessem participar e incentivando essa participação. |
id |
EMBR_f7d6286ddd5b7ca6e8edb1452220020a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104167 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.Comunicacao internaComunicacao organizacionalTV corporativaXiboMato GrossoSinop-MTComunicaçãoSistema de InformaçãoA partir do segundo semestre de 2010 a equipe da Embrapa Agrossilvipastoril foi crescendo a cada semana. O maior número de pessoas demandou a separação dos empregados em dois prédios. A comunicação, até então feita de boca em boca ou em reuniões, passou a ter outras necessidades. Inicialmente um informativo eletrônico foi criado para ser a principal fonte de comunicação interna. Porém, como a empresa estava crescendo e iniciando suas atividades, era necessário que a comunicação acompanhasse esse desenvolvimento de maneira planejada e estratégica. Para isso, a equipe do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) submeteu e aprovou projeto ?Ações estratégicas para integração dos empregados e estímulo ao sentimento de pertencimento em relação à Embrapa Agrossilvipastoril?. Além de estruturar a comunicação interna, esse trabalho buscou promover a integração de empregados e familiares que chegavam à empresa e também estimular e manter o sentimento de pertencimento que se aflorava naquele momento de construção da Embrapa Agrossilvipastoril. Com esse sentimento de pertencimento, esperava-se aumentar o vínculo dos empregados com a empresa, reduzindo o iminente problema da evasão de talentos, causado pela distância de Sinop em relação aos grandes centros e às regiões de origem da maioria da equipe. Todas as ações foram feitas respaldadas em pesquisas de opinião realizadas antes, durante e após o projeto. A participação do público, aliás, foi um ponto importante em todo o trabalho, dando voz e espaço a todos aqueles que quisessem participar e incentivando essa participação.GABRIEL REZENDE FARIA, CPAMTRENATO DA CUNHA TARDIN COSTA, CPAMTANA CRISTINA DOS SANTOS, CNPAEAISTEN BALDAN, CPAMT.FARIA, G. R.COSTA, R. da C. T.SANTOS, A. C. dosBALDAN, A.2019-08-14T01:30:48Z2019-08-14T01:30:48Z2019-01-1520192019-08-21T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 10, cap. 3, p. 733-738.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-08-14T01:30:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1104167Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-08-14T01:30:56falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-08-14T01:30:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento. |
title |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento. |
spellingShingle |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento. FARIA, G. R. Comunicacao interna Comunicacao organizacional TV corporativa Xibo Mato Grosso Sinop-MT Comunicação Sistema de Informação |
title_short |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento. |
title_full |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento. |
title_fullStr |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento. |
title_full_unstemmed |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento. |
title_sort |
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento. |
author |
FARIA, G. R. |
author_facet |
FARIA, G. R. COSTA, R. da C. T. SANTOS, A. C. dos BALDAN, A. |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, R. da C. T. SANTOS, A. C. dos BALDAN, A. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
GABRIEL REZENDE FARIA, CPAMT RENATO DA CUNHA TARDIN COSTA, CPAMT ANA CRISTINA DOS SANTOS, CNPAE AISTEN BALDAN, CPAMT. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FARIA, G. R. COSTA, R. da C. T. SANTOS, A. C. dos BALDAN, A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicacao interna Comunicacao organizacional TV corporativa Xibo Mato Grosso Sinop-MT Comunicação Sistema de Informação |
topic |
Comunicacao interna Comunicacao organizacional TV corporativa Xibo Mato Grosso Sinop-MT Comunicação Sistema de Informação |
description |
A partir do segundo semestre de 2010 a equipe da Embrapa Agrossilvipastoril foi crescendo a cada semana. O maior número de pessoas demandou a separação dos empregados em dois prédios. A comunicação, até então feita de boca em boca ou em reuniões, passou a ter outras necessidades. Inicialmente um informativo eletrônico foi criado para ser a principal fonte de comunicação interna. Porém, como a empresa estava crescendo e iniciando suas atividades, era necessário que a comunicação acompanhasse esse desenvolvimento de maneira planejada e estratégica. Para isso, a equipe do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) submeteu e aprovou projeto ?Ações estratégicas para integração dos empregados e estímulo ao sentimento de pertencimento em relação à Embrapa Agrossilvipastoril?. Além de estruturar a comunicação interna, esse trabalho buscou promover a integração de empregados e familiares que chegavam à empresa e também estimular e manter o sentimento de pertencimento que se aflorava naquele momento de construção da Embrapa Agrossilvipastoril. Com esse sentimento de pertencimento, esperava-se aumentar o vínculo dos empregados com a empresa, reduzindo o iminente problema da evasão de talentos, causado pela distância de Sinop em relação aos grandes centros e às regiões de origem da maioria da equipe. Todas as ações foram feitas respaldadas em pesquisas de opinião realizadas antes, durante e após o projeto. A participação do público, aliás, foi um ponto importante em todo o trabalho, dando voz e espaço a todos aqueles que quisessem participar e incentivando essa participação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-14T01:30:48Z 2019-08-14T01:30:48Z 2019-01-15 2019 2019-08-21T11:11:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 10, cap. 3, p. 733-738. http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104167 |
identifier_str_mv |
In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 10, cap. 3, p. 733-738. |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1104167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1794503478820732928 |