O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Caroline
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Roberto Kuhl, Marcos, Sachser Angnes, Juliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861
Resumo: Este artigo, apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de comunicação organizacional interna de uma Associação Comercial e Empresarial localizada no Paraná. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem metodológica qualitativa com suporte quantitativo; primeiramente, realizou-se a análise quantitativa dos dados, de forma não-paramétrica por meio da Análise de Cluster. Já na análise qualitativa realizou-se a análise focada no conteúdo. O processo de comunicação interna, de acordo com a pesquisa quantitativa, acontece de maneira satisfatória na organização pesquisada, pois, fatores possuem médias elevadas e apenas alguns pontos específicos de possíveis problemas (variáveis com médias baixas). A pesquisa qualitativa aponta que este processo possui itens que deveriam ser aprimorados, tais como, o fator em que os respondentes afirmam não possuírem acesso a determinadas ferramentas de comunicação interna e/ou ao afirmarem estar descontentes com a não disponibilização destas ferramentas. Assim, torna-se extremamente necessário a disponibilização de todas as ferramentas de comunicação interna aos funcionários, visto que é por meio da comunicação interna que acontece o relacionamento contínuo, ou seja, se a comunicação interna for falha, poderá haver um conflito durante a realização da tarefa e que poderá refletir no cliente final.
id UFMG-2_d5571a46d7dfe2752e6c22932f449d48
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/32861
network_acronym_str UFMG-2
network_name_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository_id_str
spelling O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do ParanáComunicação organizacional. Comunicação interna. Processo de comunicação. Estratégia organizacionalciência da informaçãoEste artigo, apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de comunicação organizacional interna de uma Associação Comercial e Empresarial localizada no Paraná. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem metodológica qualitativa com suporte quantitativo; primeiramente, realizou-se a análise quantitativa dos dados, de forma não-paramétrica por meio da Análise de Cluster. Já na análise qualitativa realizou-se a análise focada no conteúdo. O processo de comunicação interna, de acordo com a pesquisa quantitativa, acontece de maneira satisfatória na organização pesquisada, pois, fatores possuem médias elevadas e apenas alguns pontos específicos de possíveis problemas (variáveis com médias baixas). A pesquisa qualitativa aponta que este processo possui itens que deveriam ser aprimorados, tais como, o fator em que os respondentes afirmam não possuírem acesso a determinadas ferramentas de comunicação interna e/ou ao afirmarem estar descontentes com a não disponibilização destas ferramentas. Assim, torna-se extremamente necessário a disponibilização de todas as ferramentas de comunicação interna aos funcionários, visto que é por meio da comunicação interna que acontece o relacionamento contínuo, ou seja, se a comunicação interna for falha, poderá haver um conflito durante a realização da tarefa e que poderá refletir no cliente final.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 1 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 1 (2021)Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 1 (2021)1981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861/26258ciência da informaçãoCopyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Caroline Roberto Kuhl, Marcos Sachser Angnes, Juliane2021-04-14T21:56:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/32861Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2021-04-14T21:56:32Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
title O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
spellingShingle O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
Monteiro, Caroline
Comunicação organizacional. Comunicação interna. Processo de comunicação. Estratégia organizacional
ciência da informação
title_short O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
title_full O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
title_fullStr O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
title_full_unstemmed O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
title_sort O processo de comunicação organizacional interna: um estudo realizado em uma Associação Comercial e Empresarial do Paraná
author Monteiro, Caroline
author_facet Monteiro, Caroline
Roberto Kuhl, Marcos
Sachser Angnes, Juliane
author_role author
author2 Roberto Kuhl, Marcos
Sachser Angnes, Juliane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Caroline
Roberto Kuhl, Marcos
Sachser Angnes, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional. Comunicação interna. Processo de comunicação. Estratégia organizacional
ciência da informação
topic Comunicação organizacional. Comunicação interna. Processo de comunicação. Estratégia organizacional
ciência da informação
description Este artigo, apresenta resultado de pesquisa que objetivou compreender o processo de comunicação organizacional interna de uma Associação Comercial e Empresarial localizada no Paraná. Trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva, de abordagem metodológica qualitativa com suporte quantitativo; primeiramente, realizou-se a análise quantitativa dos dados, de forma não-paramétrica por meio da Análise de Cluster. Já na análise qualitativa realizou-se a análise focada no conteúdo. O processo de comunicação interna, de acordo com a pesquisa quantitativa, acontece de maneira satisfatória na organização pesquisada, pois, fatores possuem médias elevadas e apenas alguns pontos específicos de possíveis problemas (variáveis com médias baixas). A pesquisa qualitativa aponta que este processo possui itens que deveriam ser aprimorados, tais como, o fator em que os respondentes afirmam não possuírem acesso a determinadas ferramentas de comunicação interna e/ou ao afirmarem estar descontentes com a não disponibilização destas ferramentas. Assim, torna-se extremamente necessário a disponibilização de todas as ferramentas de comunicação interna aos funcionários, visto que é por meio da comunicação interna que acontece o relacionamento contínuo, ou seja, se a comunicação interna for falha, poderá haver um conflito durante a realização da tarefa e que poderá refletir no cliente final.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32861/26258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv ciência da informação
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
Perspectivas em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 1 (2021)
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 1 (2021)
Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 1 (2021)
1981-5344
1413-9936
reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
collection Perspectivas em Ciência da Informação (Online)
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||pci@eci.ufmg.br
_version_ 1799711086618869760