Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, T. N. de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: PAZ, L. G. da, SANTOS, M. V. F. dos, DUBEUX JÚNIOR, J. C. B., FERREIRA, R. L. C., ARAUJO, G. G. L. de, PIRES, A. J. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149202
Resumo: O trabalho foi conduzido em casa de vegetação da UFRPE, no período de outubro de 2000 a maio de 2001, com o objetivo de avaliar o efeito da adubação fosfatada e regimes de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell). Os tratamentos foram obtidos por meio de arranjo fatorial 3 x 2 x 2 ? três doses de adubo fosfatado (0, 100 e 200 kg ha-1 de P2O5), duas frequências de corte (30 e 40 dias) e duas intensidades de corte (5 e 15 cm) ? em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Houve efeito significativo para os teores de matéria seca e de proteína bruta (PB), sendo que as plantas não adubadas com fósforo apresentaram as mais elevadas concentrações de PB (102,3 g kg-1). Os maiores teores de FDN foram obtidos nas plantas colhidas a 15 cm (750,3 g kg-1), enquanto os teores de FDA, nas plantas colhidas aos 30 dias de idade (389,8 g kg-1). O teor de fósforo na parte aérea das plantas foi influenciado pelas doses do nutriente aplicado, frequências e intensidades de corte. As plantas adubadas com fósforo apresentaram maior digestibilidade in vitro da matéria seca.
id EMBR_f8dd5b9d602aadef889898e8cdbd8b44
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149202
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).Altura de corteFreqüência de corteGramínea nativaCapim-de-raizPastagemNutrição AnimalGramínea ForrageiraValor NutritivoDigestibilidade In VitroMatéria SecaChloris OrthonotonPasturesAnimal nutritionO trabalho foi conduzido em casa de vegetação da UFRPE, no período de outubro de 2000 a maio de 2001, com o objetivo de avaliar o efeito da adubação fosfatada e regimes de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell). Os tratamentos foram obtidos por meio de arranjo fatorial 3 x 2 x 2 ? três doses de adubo fosfatado (0, 100 e 200 kg ha-1 de P2O5), duas frequências de corte (30 e 40 dias) e duas intensidades de corte (5 e 15 cm) ? em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Houve efeito significativo para os teores de matéria seca e de proteína bruta (PB), sendo que as plantas não adubadas com fósforo apresentaram as mais elevadas concentrações de PB (102,3 g kg-1). Os maiores teores de FDN foram obtidos nas plantas colhidas a 15 cm (750,3 g kg-1), enquanto os teores de FDA, nas plantas colhidas aos 30 dias de idade (389,8 g kg-1). O teor de fósforo na parte aérea das plantas foi influenciado pelas doses do nutriente aplicado, frequências e intensidades de corte. As plantas adubadas com fósforo apresentaram maior digestibilidade in vitro da matéria seca.Suplemento 3.TATIANA NERES DE OLIVEIRA, UFRPE; LUIZ GONZAGA DA PAZ, UFRPE; MÉRCIA VIRGINIA FERREIRA DOS SANTOS, UFRPE; JOSÉ CARLOS BATISTA DUBEUX JÚNIOR, UFRPE; RINALDO LUIZ CARACIOLO FERREIRA, UFRPE; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; AURELIANO JOSÉ VIEIRA PIRES, Professor da UESB.OLIVEIRA, T. N. dePAZ, L. G. daSANTOS, M. V. F. dosDUBEUX JÚNIOR, J. C. B.FERREIRA, R. L. C.ARAUJO, G. G. L. dePIRES, A. J. V.2022-12-05T15:02:02Z2022-12-05T15:02:02Z2022-12-052004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Zootecnia, v. 33, n .6, p. 2248-2255, 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-05T15:02:02Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149202Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-12-05T15:02:02falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-05T15:02:02Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).
title Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).
spellingShingle Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).
OLIVEIRA, T. N. de
Altura de corte
Freqüência de corte
Gramínea nativa
Capim-de-raiz
Pastagem
Nutrição Animal
Gramínea Forrageira
Valor Nutritivo
Digestibilidade In Vitro
Matéria Seca
Chloris Orthonoton
Pastures
Animal nutrition
title_short Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).
title_full Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).
title_fullStr Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).
title_full_unstemmed Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).
title_sort Influência do fósforo e do regime de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell).
author OLIVEIRA, T. N. de
author_facet OLIVEIRA, T. N. de
PAZ, L. G. da
SANTOS, M. V. F. dos
DUBEUX JÚNIOR, J. C. B.
FERREIRA, R. L. C.
ARAUJO, G. G. L. de
PIRES, A. J. V.
author_role author
author2 PAZ, L. G. da
SANTOS, M. V. F. dos
DUBEUX JÚNIOR, J. C. B.
FERREIRA, R. L. C.
ARAUJO, G. G. L. de
PIRES, A. J. V.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv TATIANA NERES DE OLIVEIRA, UFRPE; LUIZ GONZAGA DA PAZ, UFRPE; MÉRCIA VIRGINIA FERREIRA DOS SANTOS, UFRPE; JOSÉ CARLOS BATISTA DUBEUX JÚNIOR, UFRPE; RINALDO LUIZ CARACIOLO FERREIRA, UFRPE; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; AURELIANO JOSÉ VIEIRA PIRES, Professor da UESB.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, T. N. de
PAZ, L. G. da
SANTOS, M. V. F. dos
DUBEUX JÚNIOR, J. C. B.
FERREIRA, R. L. C.
ARAUJO, G. G. L. de
PIRES, A. J. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Altura de corte
Freqüência de corte
Gramínea nativa
Capim-de-raiz
Pastagem
Nutrição Animal
Gramínea Forrageira
Valor Nutritivo
Digestibilidade In Vitro
Matéria Seca
Chloris Orthonoton
Pastures
Animal nutrition
topic Altura de corte
Freqüência de corte
Gramínea nativa
Capim-de-raiz
Pastagem
Nutrição Animal
Gramínea Forrageira
Valor Nutritivo
Digestibilidade In Vitro
Matéria Seca
Chloris Orthonoton
Pastures
Animal nutrition
description O trabalho foi conduzido em casa de vegetação da UFRPE, no período de outubro de 2000 a maio de 2001, com o objetivo de avaliar o efeito da adubação fosfatada e regimes de corte na composição química e digestibilidade in vitro do capim-de-raiz (Chloris orthonoton Doell). Os tratamentos foram obtidos por meio de arranjo fatorial 3 x 2 x 2 ? três doses de adubo fosfatado (0, 100 e 200 kg ha-1 de P2O5), duas frequências de corte (30 e 40 dias) e duas intensidades de corte (5 e 15 cm) ? em um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Houve efeito significativo para os teores de matéria seca e de proteína bruta (PB), sendo que as plantas não adubadas com fósforo apresentaram as mais elevadas concentrações de PB (102,3 g kg-1). Os maiores teores de FDN foram obtidos nas plantas colhidas a 15 cm (750,3 g kg-1), enquanto os teores de FDA, nas plantas colhidas aos 30 dias de idade (389,8 g kg-1). O teor de fósforo na parte aérea das plantas foi influenciado pelas doses do nutriente aplicado, frequências e intensidades de corte. As plantas adubadas com fósforo apresentaram maior digestibilidade in vitro da matéria seca.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2022-12-05T15:02:02Z
2022-12-05T15:02:02Z
2022-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, v. 33, n .6, p. 2248-2255, 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149202
identifier_str_mv Revista Brasileira de Zootecnia, v. 33, n .6, p. 2248-2255, 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503535063203840