Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WATANABE, M. A.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/14304
Resumo: Lantana camara é um arbusto perene com interesse agronômico pois se trata de uma planta invasora quando em estado selvagem e de uma planta ornamental vistosa quando cultivada em suas centenas de variedades/cultivares. Suas flores multicoloridas de vermelho, alaranjado, amarelo, branco e rosa são polinizadas pelas borboletas, abelhas e beija-flores que são vistos visitando-as frequentemente. Nos corpos desses agentes polinizadores vivem em forésia ácaros que, viajando com seus hospedeiros, desembarcam nas flores de lantana visitadas por aqueles agentes. Como os ácaros não possuem asas, a forésia se constitui no seu principal meio de disseminação entre as plantas hospedeiras. Foram encontrados nas flores de lantana, ácaros das ordens Astigmata e Mesostigmata, que são foréticos em borboletas e beija-flores, o que indica que esses polinizadores são responsáveis pela disseminação dos ácaros no jardim de lantanas pesquisado. Foram encontradas freqüências relativas de ácaros significativamente diferentes conforme a cor das flores de lantana. Este fato está ligado ao comprimento das flores que difere conforme a cor, sendo maiores em flores rosa e vermelha, sendo que nestas últimas foi encontrada a maior frequência relativa de ácaros. A distribuição de ácaros em flores de lantana é também afetada significativamente pelos fatores do meio físico como a temperatura e a umidade relativa do ar. No período da manhã, houve maior incidência de ácaros por sua temperatura e umidade relativa médias serem mais favoráveis que as condições estressantes (alta temperatura e baixa umidade relativa) do período da tarde. As condições do tempo (ensolarado ou nublado) do momento da coleta das flores não afetaram a frequência de ácaros.
id EMBR_f8e327b53c09747196db06a1b4e1db7a
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/14304
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.ÁcaroCambaraPolinizaçãoLantana camara é um arbusto perene com interesse agronômico pois se trata de uma planta invasora quando em estado selvagem e de uma planta ornamental vistosa quando cultivada em suas centenas de variedades/cultivares. Suas flores multicoloridas de vermelho, alaranjado, amarelo, branco e rosa são polinizadas pelas borboletas, abelhas e beija-flores que são vistos visitando-as frequentemente. Nos corpos desses agentes polinizadores vivem em forésia ácaros que, viajando com seus hospedeiros, desembarcam nas flores de lantana visitadas por aqueles agentes. Como os ácaros não possuem asas, a forésia se constitui no seu principal meio de disseminação entre as plantas hospedeiras. Foram encontrados nas flores de lantana, ácaros das ordens Astigmata e Mesostigmata, que são foréticos em borboletas e beija-flores, o que indica que esses polinizadores são responsáveis pela disseminação dos ácaros no jardim de lantanas pesquisado. Foram encontradas freqüências relativas de ácaros significativamente diferentes conforme a cor das flores de lantana. Este fato está ligado ao comprimento das flores que difere conforme a cor, sendo maiores em flores rosa e vermelha, sendo que nestas últimas foi encontrada a maior frequência relativa de ácaros. A distribuição de ácaros em flores de lantana é também afetada significativamente pelos fatores do meio físico como a temperatura e a umidade relativa do ar. No período da manhã, houve maior incidência de ácaros por sua temperatura e umidade relativa médias serem mais favoráveis que as condições estressantes (alta temperatura e baixa umidade relativa) do período da tarde. As condições do tempo (ensolarado ou nublado) do momento da coleta das flores não afetaram a frequência de ácaros.Monografia (Especialista em Plantas Ornamentais e paisagismo) - departamento de Agricultura, Universidade Federal de Lavras, MG.MARIA AICO WATANABE, EMBRAPA - CNPMA.WATANABE, M. A.2021-08-17T16:00:26Z2021-08-17T16:00:26Z2005-10-262005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis46f.2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/14304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-08-17T16:00:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/14304Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-08-17T16:00:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-08-17T16:00:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.
title Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.
spellingShingle Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.
WATANABE, M. A.
Ácaro
Cambara
Polinização
title_short Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.
title_full Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.
title_fullStr Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.
title_full_unstemmed Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.
title_sort Ocorrência de ácaros em flores de Lantana camara, L.
author WATANABE, M. A.
author_facet WATANABE, M. A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA AICO WATANABE, EMBRAPA - CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv WATANABE, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Ácaro
Cambara
Polinização
topic Ácaro
Cambara
Polinização
description Lantana camara é um arbusto perene com interesse agronômico pois se trata de uma planta invasora quando em estado selvagem e de uma planta ornamental vistosa quando cultivada em suas centenas de variedades/cultivares. Suas flores multicoloridas de vermelho, alaranjado, amarelo, branco e rosa são polinizadas pelas borboletas, abelhas e beija-flores que são vistos visitando-as frequentemente. Nos corpos desses agentes polinizadores vivem em forésia ácaros que, viajando com seus hospedeiros, desembarcam nas flores de lantana visitadas por aqueles agentes. Como os ácaros não possuem asas, a forésia se constitui no seu principal meio de disseminação entre as plantas hospedeiras. Foram encontrados nas flores de lantana, ácaros das ordens Astigmata e Mesostigmata, que são foréticos em borboletas e beija-flores, o que indica que esses polinizadores são responsáveis pela disseminação dos ácaros no jardim de lantanas pesquisado. Foram encontradas freqüências relativas de ácaros significativamente diferentes conforme a cor das flores de lantana. Este fato está ligado ao comprimento das flores que difere conforme a cor, sendo maiores em flores rosa e vermelha, sendo que nestas últimas foi encontrada a maior frequência relativa de ácaros. A distribuição de ácaros em flores de lantana é também afetada significativamente pelos fatores do meio físico como a temperatura e a umidade relativa do ar. No período da manhã, houve maior incidência de ácaros por sua temperatura e umidade relativa médias serem mais favoráveis que as condições estressantes (alta temperatura e baixa umidade relativa) do período da tarde. As condições do tempo (ensolarado ou nublado) do momento da coleta das flores não afetaram a frequência de ácaros.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-26
2005
2021-08-17T16:00:26Z
2021-08-17T16:00:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/14304
identifier_str_mv 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/14304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503508689420288