Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRANDAO, M. S. B.
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: VALARINI, P. J., MELO, I. S. de, MAIA, A. de H. N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13025
Resumo: O objetivo deste trabalho e desenvolver uma formulacao a base de Bacillus subtilis para controle da podridao radicular do feijoeiro (Fusarium solani f. sp. phaseoli e Rhizoctonia solani). Cinco diferentes tecnicas de recobrimento de sementes de feijao (cv. IAPAR 14 e cv. Perola) foram desenvolvidas e testadas em condicoes de telado, tendo como controle um tratamento com fungicida. Foram inoculadas sementes de feijao com Bacillus subtilis ultilizando-se como substratos: a) turfa, b) pectina citrica, c) alginato de sodio, d) uma formulacao po molhavel a base de Bacillus, e) suspensao bacteriana, e f) fungicida (Benomil). Dentre estes, os tratamentos turfa e pectina foram testados tambem a campo. Foram avaliados os seguintes parametros: a) emergencia, b) nodulacao das raizes, c) massa seca de raiz, d) incidencia e severidade de doenca, e) viabilidade da bacteria. Considerando-se a cv. IAPAR 14, o tratamento de sementes com Bacillus usando turfa como substrato foi superior aquele com pectina em relacao a emergencia em condicoes de telado e campo. Em termos de viabilidade da bacteria nao houve diferenca entre os tratamentos pectina e turfa. No campo a formulacao a base de pectina foi superior aquela a base de turfa quanto a incidencia de doencas. Para a cv. Perola, em telado, observou-se que os tratamentos usando fungicida e suspencao bacteriana foram os melhores, seguidos dos tratamentos pectina e alginato com relacao a emergencia. Em condicoes de campo, a emergencia foi superior usando-se turfa como substrato.
id EMBR_fd49b5cf6ea51b79fd58676e4360ffdb
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/13025
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.DesenvolvimentoControleRadicularFeijoeiroFormulaçãoPodridãoBacillus subtilisO objetivo deste trabalho e desenvolver uma formulacao a base de Bacillus subtilis para controle da podridao radicular do feijoeiro (Fusarium solani f. sp. phaseoli e Rhizoctonia solani). Cinco diferentes tecnicas de recobrimento de sementes de feijao (cv. IAPAR 14 e cv. Perola) foram desenvolvidas e testadas em condicoes de telado, tendo como controle um tratamento com fungicida. Foram inoculadas sementes de feijao com Bacillus subtilis ultilizando-se como substratos: a) turfa, b) pectina citrica, c) alginato de sodio, d) uma formulacao po molhavel a base de Bacillus, e) suspensao bacteriana, e f) fungicida (Benomil). Dentre estes, os tratamentos turfa e pectina foram testados tambem a campo. Foram avaliados os seguintes parametros: a) emergencia, b) nodulacao das raizes, c) massa seca de raiz, d) incidencia e severidade de doenca, e) viabilidade da bacteria. Considerando-se a cv. IAPAR 14, o tratamento de sementes com Bacillus usando turfa como substrato foi superior aquele com pectina em relacao a emergencia em condicoes de telado e campo. Em termos de viabilidade da bacteria nao houve diferenca entre os tratamentos pectina e turfa. No campo a formulacao a base de pectina foi superior aquela a base de turfa quanto a incidencia de doencas. Para a cv. Perola, em telado, observou-se que os tratamentos usando fungicida e suspencao bacteriana foram os melhores, seguidos dos tratamentos pectina e alginato com relacao a emergencia. Em condicoes de campo, a emergencia foi superior usando-se turfa como substrato.EMBRAPA-CNPMA; ITAMAR SOARES DE MELO, CNPMA; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA.BRANDAO, M. S. B.VALARINI, P. J.MELO, I. S. deMAIA, A. de H. N.2019-12-13T00:39:13Z2019-12-13T00:39:13Z1998-11-0919982019-12-13T00:39:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIn: CONGRESSO PAULISTA DE FITOPATOLOGIA, 21., 1998, Botucatu, SP. Summa Phytopathologica, Jaboticabal, v.24, n.1, p.82, jan./mar. 1998. Resumo. ref. 155.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13025porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-12-13T00:39:18Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/13025Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-12-13T00:39:18falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-12-13T00:39:18Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.
title Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.
spellingShingle Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.
BRANDAO, M. S. B.
Desenvolvimento
Controle
Radicular
Feijoeiro
Formulação
Podridão
Bacillus subtilis
title_short Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.
title_full Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.
title_fullStr Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.
title_sort Desenvolvimento de uma formulação contendo Bacillus subtilis para controle da podridão radicular do feijoeiro.
author BRANDAO, M. S. B.
author_facet BRANDAO, M. S. B.
VALARINI, P. J.
MELO, I. S. de
MAIA, A. de H. N.
author_role author
author2 VALARINI, P. J.
MELO, I. S. de
MAIA, A. de H. N.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMA; ITAMAR SOARES DE MELO, CNPMA; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRANDAO, M. S. B.
VALARINI, P. J.
MELO, I. S. de
MAIA, A. de H. N.
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Controle
Radicular
Feijoeiro
Formulação
Podridão
Bacillus subtilis
topic Desenvolvimento
Controle
Radicular
Feijoeiro
Formulação
Podridão
Bacillus subtilis
description O objetivo deste trabalho e desenvolver uma formulacao a base de Bacillus subtilis para controle da podridao radicular do feijoeiro (Fusarium solani f. sp. phaseoli e Rhizoctonia solani). Cinco diferentes tecnicas de recobrimento de sementes de feijao (cv. IAPAR 14 e cv. Perola) foram desenvolvidas e testadas em condicoes de telado, tendo como controle um tratamento com fungicida. Foram inoculadas sementes de feijao com Bacillus subtilis ultilizando-se como substratos: a) turfa, b) pectina citrica, c) alginato de sodio, d) uma formulacao po molhavel a base de Bacillus, e) suspensao bacteriana, e f) fungicida (Benomil). Dentre estes, os tratamentos turfa e pectina foram testados tambem a campo. Foram avaliados os seguintes parametros: a) emergencia, b) nodulacao das raizes, c) massa seca de raiz, d) incidencia e severidade de doenca, e) viabilidade da bacteria. Considerando-se a cv. IAPAR 14, o tratamento de sementes com Bacillus usando turfa como substrato foi superior aquele com pectina em relacao a emergencia em condicoes de telado e campo. Em termos de viabilidade da bacteria nao houve diferenca entre os tratamentos pectina e turfa. No campo a formulacao a base de pectina foi superior aquela a base de turfa quanto a incidencia de doencas. Para a cv. Perola, em telado, observou-se que os tratamentos usando fungicida e suspencao bacteriana foram os melhores, seguidos dos tratamentos pectina e alginato com relacao a emergencia. Em condicoes de campo, a emergencia foi superior usando-se turfa como substrato.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-11-09
1998
2019-12-13T00:39:13Z
2019-12-13T00:39:13Z
2019-12-13T00:39:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO PAULISTA DE FITOPATOLOGIA, 21., 1998, Botucatu, SP. Summa Phytopathologica, Jaboticabal, v.24, n.1, p.82, jan./mar. 1998. Resumo. ref. 155.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13025
identifier_str_mv In: CONGRESSO PAULISTA DE FITOPATOLOGIA, 21., 1998, Botucatu, SP. Summa Phytopathologica, Jaboticabal, v.24, n.1, p.82, jan./mar. 1998. Resumo. ref. 155.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/13025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503485997187072