Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, E. G.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: FERREIRA, C. A., NEVES, E., INOUE, M. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311857
Resumo: Foram avaliadas a deposição de serapilheira e de nutrientes em quatro procedências de grevilea ( Grevillea robusta Cunn), de quatro anos de idade, plantadas na Região de Quedas do Iguaçu, em solo classificado como LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico (Haplustox). Os resultados possibilitaram as seguintes conclusões: 1) A grevilea produz em média 10267 kg de serapilheira por hectare/ano, superando as produções observadas em povoamentos de Pinus e Eucalyptus . 2) A concentração dos macronutrientes na serapilheira não tem relação com o crescimento volumétrico, exceto de P, que se apresenta em maior concentração em povoamentos com a menor produção volumétrica de média. 3) As procedências mais produtivas em madeira tenderam a depositar, pela serapilheira, as maiores quantidades de macro e micronutrientes no solo. A procedência Fine Flower foi a que apresentou a maior deposição de serapilheira, enquanto que a menor foi observada na procedência Albert River. As maiores concentrações de N, K e Zn foram registradas na testemunha; as de Ca na procedência Porter’s Gap ; as de P, Mg e Cu na Albert River e as de Fe e Mn pela Fine Flower. Os maiores conteúdos de N, P, Ca, Mg, Cu, Fe e Mn foram obesrvados na procedência Fine Flower, e os de K e Zn na testemunha. Apenas Mg e Mn em nível de concentração e Cu e Mn em nível de conteúdo mostraram diferenças significativas.
id EMBR_fd93c1551093958550f00160aeccbbdf
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311857
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.GrevíleaDeposiçãoCiclagem de nutrienteParanáGrevillea RobustaMadeiraSerapilheiraVolumeForam avaliadas a deposição de serapilheira e de nutrientes em quatro procedências de grevilea ( Grevillea robusta Cunn), de quatro anos de idade, plantadas na Região de Quedas do Iguaçu, em solo classificado como LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico (Haplustox). Os resultados possibilitaram as seguintes conclusões: 1) A grevilea produz em média 10267 kg de serapilheira por hectare/ano, superando as produções observadas em povoamentos de Pinus e Eucalyptus . 2) A concentração dos macronutrientes na serapilheira não tem relação com o crescimento volumétrico, exceto de P, que se apresenta em maior concentração em povoamentos com a menor produção volumétrica de média. 3) As procedências mais produtivas em madeira tenderam a depositar, pela serapilheira, as maiores quantidades de macro e micronutrientes no solo. A procedência Fine Flower foi a que apresentou a maior deposição de serapilheira, enquanto que a menor foi observada na procedência Albert River. As maiores concentrações de N, K e Zn foram registradas na testemunha; as de Ca na procedência Porter’s Gap ; as de P, Mg e Cu na Albert River e as de Fe e Mn pela Fine Flower. Os maiores conteúdos de N, P, Ca, Mg, Cu, Fe e Mn foram obesrvados na procedência Fine Flower, e os de K e Zn na testemunha. Apenas Mg e Mn em nível de concentração e Cu e Mn em nível de conteúdo mostraram diferenças significativas.Martins, Ferreira e Neves, Pesquisadores da Embrapa Florestas.MARTINS, E. G.FERREIRA, C. A.NEVES, E.INOUE, M. T.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2006-01-1620042015-02-09T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 75-91, jan./jul. 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2015-02-10T09:05:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/311857Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542015-02-10T09:05:37falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542015-02-10T09:05:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.
title Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.
spellingShingle Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.
MARTINS, E. G.
Grevílea
Deposição
Ciclagem de nutriente
Paraná
Grevillea Robusta
Madeira
Serapilheira
Volume
title_short Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.
title_full Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.
title_fullStr Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.
title_full_unstemmed Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.
title_sort Deposição de folhedo e retorno de nutrientes ao solo em quatro procedências de (Grevillea robusta Cunn.) no sudoeste do Paraná.
author MARTINS, E. G.
author_facet MARTINS, E. G.
FERREIRA, C. A.
NEVES, E.
INOUE, M. T.
author_role author
author2 FERREIRA, C. A.
NEVES, E.
INOUE, M. T.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ferreira e Neves, Pesquisadores da Embrapa Florestas.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, E. G.
FERREIRA, C. A.
NEVES, E.
INOUE, M. T.
dc.subject.por.fl_str_mv Grevílea
Deposição
Ciclagem de nutriente
Paraná
Grevillea Robusta
Madeira
Serapilheira
Volume
topic Grevílea
Deposição
Ciclagem de nutriente
Paraná
Grevillea Robusta
Madeira
Serapilheira
Volume
description Foram avaliadas a deposição de serapilheira e de nutrientes em quatro procedências de grevilea ( Grevillea robusta Cunn), de quatro anos de idade, plantadas na Região de Quedas do Iguaçu, em solo classificado como LATOSSOLO VERMELHO Distroférrico (Haplustox). Os resultados possibilitaram as seguintes conclusões: 1) A grevilea produz em média 10267 kg de serapilheira por hectare/ano, superando as produções observadas em povoamentos de Pinus e Eucalyptus . 2) A concentração dos macronutrientes na serapilheira não tem relação com o crescimento volumétrico, exceto de P, que se apresenta em maior concentração em povoamentos com a menor produção volumétrica de média. 3) As procedências mais produtivas em madeira tenderam a depositar, pela serapilheira, as maiores quantidades de macro e micronutrientes no solo. A procedência Fine Flower foi a que apresentou a maior deposição de serapilheira, enquanto que a menor foi observada na procedência Albert River. As maiores concentrações de N, K e Zn foram registradas na testemunha; as de Ca na procedência Porter’s Gap ; as de P, Mg e Cu na Albert River e as de Fe e Mn pela Fine Flower. Os maiores conteúdos de N, P, Ca, Mg, Cu, Fe e Mn foram obesrvados na procedência Fine Flower, e os de K e Zn na testemunha. Apenas Mg e Mn em nível de concentração e Cu e Mn em nível de conteúdo mostraram diferenças significativas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2006-01-16
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-09T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 75-91, jan./jul. 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311857
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 48, p. 75-91, jan./jul. 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/311857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503324174647296