Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO, J. L. P.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ARAÚJO, E. P.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162381
Resumo: Nesse estudo procurou-se analisar o custo de produção e a rentabilidade da exploração do melão na região do Submédio São Francisco, que é o terceiro maior pólo de produção dessa fruta no país. Os dados foram levantados nas unidades agrícolas típicas de produção de melão da região em estudo. Para a determinação da viabilidade econômica da exploração utilizou-se o método de orçamentação parcial do Instituto de Economia Agrícola. Os resultados idicaram que o segmento insumos é o que mais onera os custos operacionais da exploração do melão, respondendo por 64,34% desses custos. A análise de viabilidade econômica revelou que a exploração do melão na região do Submédio São Francisco apresenta resultados economicamente satisfatórios em diversos índices de eficiência econômica. A relação benefício custo foi de 1,37, o ponto de nivelamento correspondeu a produção de 10.939 kg/ha e a margem de segurança registrou a cifra de - 0,27.
id EMBR_fe5d7a02c5ca881c1f9d415fac0b479e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/162381
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.Agricultura irrigadaViabilidade econômicaCustos da exploraçãoMelãoNesse estudo procurou-se analisar o custo de produção e a rentabilidade da exploração do melão na região do Submédio São Francisco, que é o terceiro maior pólo de produção dessa fruta no país. Os dados foram levantados nas unidades agrícolas típicas de produção de melão da região em estudo. Para a determinação da viabilidade econômica da exploração utilizou-se o método de orçamentação parcial do Instituto de Economia Agrícola. Os resultados idicaram que o segmento insumos é o que mais onera os custos operacionais da exploração do melão, respondendo por 64,34% desses custos. A análise de viabilidade econômica revelou que a exploração do melão na região do Submédio São Francisco apresenta resultados economicamente satisfatórios em diversos índices de eficiência econômica. A relação benefício custo foi de 1,37, o ponto de nivelamento correspondeu a produção de 10.939 kg/ha e a margem de segurança registrou a cifra de - 0,27.JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; Edílson Pinheiro Araújo, UNIVASF.ARAUJO, J. L. P.ARAÚJO, E. P.2011-04-09T20:51:13Z2011-04-09T20:51:13Z2008-03-1920072018-05-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartIn: SIMPÓSIO SOCIAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO, 1., 2007, Petrolina. Anais...Petrolina: FACAPE, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:56:25Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/162381Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:56:25falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:56:25Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.
title Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.
spellingShingle Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.
ARAUJO, J. L. P.
Agricultura irrigada
Viabilidade econômica
Custos da exploração
Melão
title_short Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.
title_full Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.
title_fullStr Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.
title_full_unstemmed Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.
title_sort Análise de custos de produção e rentabilidade do melão produzido na região do Submédio São Francisco.
author ARAUJO, J. L. P.
author_facet ARAUJO, J. L. P.
ARAÚJO, E. P.
author_role author
author2 ARAÚJO, E. P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; Edílson Pinheiro Araújo, UNIVASF.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO, J. L. P.
ARAÚJO, E. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura irrigada
Viabilidade econômica
Custos da exploração
Melão
topic Agricultura irrigada
Viabilidade econômica
Custos da exploração
Melão
description Nesse estudo procurou-se analisar o custo de produção e a rentabilidade da exploração do melão na região do Submédio São Francisco, que é o terceiro maior pólo de produção dessa fruta no país. Os dados foram levantados nas unidades agrícolas típicas de produção de melão da região em estudo. Para a determinação da viabilidade econômica da exploração utilizou-se o método de orçamentação parcial do Instituto de Economia Agrícola. Os resultados idicaram que o segmento insumos é o que mais onera os custos operacionais da exploração do melão, respondendo por 64,34% desses custos. A análise de viabilidade econômica revelou que a exploração do melão na região do Submédio São Francisco apresenta resultados economicamente satisfatórios em diversos índices de eficiência econômica. A relação benefício custo foi de 1,37, o ponto de nivelamento correspondeu a produção de 10.939 kg/ha e a margem de segurança registrou a cifra de - 0,27.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-19
2011-04-09T20:51:13Z
2011-04-09T20:51:13Z
2018-05-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO SOCIAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO, 1., 2007, Petrolina. Anais...Petrolina: FACAPE, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162381
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO SOCIAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO, 1., 2007, Petrolina. Anais...Petrolina: FACAPE, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/162381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503335350370304