Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista ENIAC pesquisa |
Texto Completo: | https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102 |
Resumo: | Reconhecendo colocações de parceiros, colegas e do mundo globalizado, observamos o contexto de trabalho do profissional professor quanto às cobranças e o fraco reconhecimento, que grande parte sofre, quanto ao produto de seu trabalho. Trabalho que dentro das limitações, que os esquemas impõem, pouco tem se apresentado como diferencial para quem é sujeito de nosso trabalho. De certo modo, objetivando alternativas que possam validar e valorizar o trabalho desenvolvido pelo docente, apresentamos como alternativa complementar nossa ação com técnicas de coching. Remetemos a antiguidade para justificar que tal idéia há muito nos foi apresentada, mas somente no final do século passado tomamos maior consciência de sua utilidade e do significativo retorno que disponibiliza ao docente, como ao discente. A ação educativa que a técnica coching possibilita aos alunos se aproxima da pratica que o mercado de trabalho quer cobrar e ver desenvolvido por seus profissionais. Mas, devemos deixar claro que requer do professor uma reavaliação quanto a técnicas, envolvimento, desenvolvimento de seu próprio conhecimento e tudo que venha a contribuir para o seu desempenho. |
id |
ENIAC-1_1001103692442b17530cf487bd1ec533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102 |
network_acronym_str |
ENIAC-1 |
network_name_str |
Revista ENIAC pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiênciacochingdocência superiorensino – aprendizagem.Reconhecendo colocações de parceiros, colegas e do mundo globalizado, observamos o contexto de trabalho do profissional professor quanto às cobranças e o fraco reconhecimento, que grande parte sofre, quanto ao produto de seu trabalho. Trabalho que dentro das limitações, que os esquemas impõem, pouco tem se apresentado como diferencial para quem é sujeito de nosso trabalho. De certo modo, objetivando alternativas que possam validar e valorizar o trabalho desenvolvido pelo docente, apresentamos como alternativa complementar nossa ação com técnicas de coching. Remetemos a antiguidade para justificar que tal idéia há muito nos foi apresentada, mas somente no final do século passado tomamos maior consciência de sua utilidade e do significativo retorno que disponibiliza ao docente, como ao discente. A ação educativa que a técnica coching possibilita aos alunos se aproxima da pratica que o mercado de trabalho quer cobrar e ver desenvolvido por seus profissionais. Mas, devemos deixar claro que requer do professor uma reavaliação quanto a técnicas, envolvimento, desenvolvimento de seu próprio conhecimento e tudo que venha a contribuir para o seu desempenho.Centro Universitário ENIAC2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/10210.22567/rep.v1i2.102Revista Eniac Pesquisa; Vol. 1 No. 2 (2012); 187-196REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 1 Núm. 2 (2012); 187-196REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 1 n. 2 (2012); 187-1962316-234110.22567/rep.v1i2reponame:Revista ENIAC pesquisainstname:Centro Universitário Eniacinstacron:ENIACporhttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102/pdf_41Copyright (c) 1970 REVISTA ENIAC PESQUISAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaruso, Valéria Guedes2024-07-09T18:47:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102Revistahttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisaPRIhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/oai||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br2316-23412316-2341opendoar:2024-07-09T18:47:43Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniacfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência |
title |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência |
spellingShingle |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência Caruso, Valéria Guedes coching docência superior ensino – aprendizagem. |
title_short |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência |
title_full |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência |
title_fullStr |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência |
title_full_unstemmed |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência |
title_sort |
Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência |
author |
Caruso, Valéria Guedes |
author_facet |
Caruso, Valéria Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caruso, Valéria Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
coching docência superior ensino – aprendizagem. |
topic |
coching docência superior ensino – aprendizagem. |
description |
Reconhecendo colocações de parceiros, colegas e do mundo globalizado, observamos o contexto de trabalho do profissional professor quanto às cobranças e o fraco reconhecimento, que grande parte sofre, quanto ao produto de seu trabalho. Trabalho que dentro das limitações, que os esquemas impõem, pouco tem se apresentado como diferencial para quem é sujeito de nosso trabalho. De certo modo, objetivando alternativas que possam validar e valorizar o trabalho desenvolvido pelo docente, apresentamos como alternativa complementar nossa ação com técnicas de coching. Remetemos a antiguidade para justificar que tal idéia há muito nos foi apresentada, mas somente no final do século passado tomamos maior consciência de sua utilidade e do significativo retorno que disponibiliza ao docente, como ao discente. A ação educativa que a técnica coching possibilita aos alunos se aproxima da pratica que o mercado de trabalho quer cobrar e ver desenvolvido por seus profissionais. Mas, devemos deixar claro que requer do professor uma reavaliação quanto a técnicas, envolvimento, desenvolvimento de seu próprio conhecimento e tudo que venha a contribuir para o seu desempenho. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102 10.22567/rep.v1i2.102 |
url |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102 |
identifier_str_mv |
10.22567/rep.v1i2.102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102/pdf_41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1970 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1970 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eniac Pesquisa; Vol. 1 No. 2 (2012); 187-196 REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 1 Núm. 2 (2012); 187-196 REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 1 n. 2 (2012); 187-196 2316-2341 10.22567/rep.v1i2 reponame:Revista ENIAC pesquisa instname:Centro Universitário Eniac instacron:ENIAC |
instname_str |
Centro Universitário Eniac |
instacron_str |
ENIAC |
institution |
ENIAC |
reponame_str |
Revista ENIAC pesquisa |
collection |
Revista ENIAC pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniac |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br |
_version_ |
1809207907768598528 |