Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caruso, Valéria Guedes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ENIAC pesquisa
Texto Completo: https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102
Resumo: Reconhecendo colocações de parceiros, colegas e do mundo globalizado, observamos o contexto de trabalho do profissional professor quanto às cobranças e o fraco reconhecimento, que grande parte sofre, quanto ao produto de seu trabalho. Trabalho que dentro das limitações, que os esquemas impõem, pouco tem se apresentado como diferencial para quem é sujeito de nosso trabalho. De certo modo, objetivando alternativas que possam validar e valorizar o trabalho desenvolvido pelo docente, apresentamos como alternativa complementar nossa ação com técnicas de coching. Remetemos a antiguidade para justificar que tal idéia há muito nos foi apresentada, mas somente no final do século passado tomamos maior consciência de sua utilidade e do significativo retorno que disponibiliza ao docente, como ao discente. A ação educativa que a técnica coching possibilita aos alunos se aproxima da pratica que o mercado de trabalho quer cobrar e ver desenvolvido por seus profissionais. Mas, devemos deixar claro que requer do professor uma reavaliação quanto a técnicas, envolvimento, desenvolvimento de seu próprio conhecimento e tudo que venha a contribuir para o seu desempenho.
id ENIAC-1_1001103692442b17530cf487bd1ec533
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102
network_acronym_str ENIAC-1
network_name_str Revista ENIAC pesquisa
repository_id_str
spelling Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiênciacochingdocência superiorensino – aprendizagem.Reconhecendo colocações de parceiros, colegas e do mundo globalizado, observamos o contexto de trabalho do profissional professor quanto às cobranças e o fraco reconhecimento, que grande parte sofre, quanto ao produto de seu trabalho. Trabalho que dentro das limitações, que os esquemas impõem, pouco tem se apresentado como diferencial para quem é sujeito de nosso trabalho. De certo modo, objetivando alternativas que possam validar e valorizar o trabalho desenvolvido pelo docente, apresentamos como alternativa complementar nossa ação com técnicas de coching. Remetemos a antiguidade para justificar que tal idéia há muito nos foi apresentada, mas somente no final do século passado tomamos maior consciência de sua utilidade e do significativo retorno que disponibiliza ao docente, como ao discente. A ação educativa que a técnica coching possibilita aos alunos se aproxima da pratica que o mercado de trabalho quer cobrar e ver desenvolvido por seus profissionais. Mas, devemos deixar claro que requer do professor uma reavaliação quanto a técnicas, envolvimento, desenvolvimento de seu próprio conhecimento e tudo que venha a contribuir para o seu desempenho.Centro Universitário ENIAC2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/10210.22567/rep.v1i2.102Revista Eniac Pesquisa; Vol. 1 No. 2 (2012); 187-196REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 1 Núm. 2 (2012); 187-196REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 1 n. 2 (2012); 187-1962316-234110.22567/rep.v1i2reponame:Revista ENIAC pesquisainstname:Centro Universitário Eniacinstacron:ENIACporhttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102/pdf_41Copyright (c) 1970 REVISTA ENIAC PESQUISAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaruso, Valéria Guedes2024-07-09T18:47:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/102Revistahttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisaPRIhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/oai||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br2316-23412316-2341opendoar:2024-07-09T18:47:43Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniacfalse
dc.title.none.fl_str_mv Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
title Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
spellingShingle Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
Caruso, Valéria Guedes
coching
docência superior
ensino – aprendizagem.
title_short Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
title_full Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
title_fullStr Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
title_full_unstemmed Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
title_sort Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência
author Caruso, Valéria Guedes
author_facet Caruso, Valéria Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caruso, Valéria Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv coching
docência superior
ensino – aprendizagem.
topic coching
docência superior
ensino – aprendizagem.
description Reconhecendo colocações de parceiros, colegas e do mundo globalizado, observamos o contexto de trabalho do profissional professor quanto às cobranças e o fraco reconhecimento, que grande parte sofre, quanto ao produto de seu trabalho. Trabalho que dentro das limitações, que os esquemas impõem, pouco tem se apresentado como diferencial para quem é sujeito de nosso trabalho. De certo modo, objetivando alternativas que possam validar e valorizar o trabalho desenvolvido pelo docente, apresentamos como alternativa complementar nossa ação com técnicas de coching. Remetemos a antiguidade para justificar que tal idéia há muito nos foi apresentada, mas somente no final do século passado tomamos maior consciência de sua utilidade e do significativo retorno que disponibiliza ao docente, como ao discente. A ação educativa que a técnica coching possibilita aos alunos se aproxima da pratica que o mercado de trabalho quer cobrar e ver desenvolvido por seus profissionais. Mas, devemos deixar claro que requer do professor uma reavaliação quanto a técnicas, envolvimento, desenvolvimento de seu próprio conhecimento e tudo que venha a contribuir para o seu desempenho.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102
10.22567/rep.v1i2.102
url https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102
identifier_str_mv 10.22567/rep.v1i2.102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/102/pdf_41
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 1970 REVISTA ENIAC PESQUISA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 1970 REVISTA ENIAC PESQUISA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário ENIAC
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário ENIAC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eniac Pesquisa; Vol. 1 No. 2 (2012); 187-196
REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 1 Núm. 2 (2012); 187-196
REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 1 n. 2 (2012); 187-196
2316-2341
10.22567/rep.v1i2
reponame:Revista ENIAC pesquisa
instname:Centro Universitário Eniac
instacron:ENIAC
instname_str Centro Universitário Eniac
instacron_str ENIAC
institution ENIAC
reponame_str Revista ENIAC pesquisa
collection Revista ENIAC pesquisa
repository.name.fl_str_mv Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniac
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br
_version_ 1809207907768598528