Histórias de vida de professoras negras na educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laureano dos Santos, Letícia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ziliotto , Denise Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10556
Resumo: As políticas públicas – como a Lei das Cotas - buscam assegurar e ampliar a presença de afrodescendentes na educação superior. Contudo, as desigualdades de acesso à universidade continuam sendo uma realidade para a população negra, bem como a ocupação de posições neste âmbito. Neste sentido, a presente investigação analisa os percursos profissionais de docentes universitárias negras, enfatizando as relações entre educação, trabalho e docência universitária. Foi desenvolvida pesquisa qualitativa, de característica exploratória, a partir de histórias de vida analisadas sob a perspectiva hermenêutica. Identifica-se que as participantes tiveram suas escolhas profissionais incentivadas pela família e todas vivenciaram condições semelhantes: precisaram conciliar educação e trabalho durante o percurso acadêmico, e a docência universitária tornou-se objetivo profissional após o ingresso na pós-graduação.  As docentes revelam que suas histórias são marcadas pela dupla discriminação – de raça e gênero – sendo suas presenças nas instituições de ensino superior valorizadas por colegas afrodescendentes, gerando reflexões em estudantes negras/os e não negras/os.   Palavras-chave: Docência. Ensino superior. Mulheres negras.  
id BIO-1_9be32f60cdc0efacb2d0978201babf7d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/10556
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Histórias de vida de professoras negras na educação superiorDocência. Ensino superior. Mulheres negras.Docência. Ensino superiorMulheres negrasAs políticas públicas – como a Lei das Cotas - buscam assegurar e ampliar a presença de afrodescendentes na educação superior. Contudo, as desigualdades de acesso à universidade continuam sendo uma realidade para a população negra, bem como a ocupação de posições neste âmbito. Neste sentido, a presente investigação analisa os percursos profissionais de docentes universitárias negras, enfatizando as relações entre educação, trabalho e docência universitária. Foi desenvolvida pesquisa qualitativa, de característica exploratória, a partir de histórias de vida analisadas sob a perspectiva hermenêutica. Identifica-se que as participantes tiveram suas escolhas profissionais incentivadas pela família e todas vivenciaram condições semelhantes: precisaram conciliar educação e trabalho durante o percurso acadêmico, e a docência universitária tornou-se objetivo profissional após o ingresso na pós-graduação.  As docentes revelam que suas histórias são marcadas pela dupla discriminação – de raça e gênero – sendo suas presenças nas instituições de ensino superior valorizadas por colegas afrodescendentes, gerando reflexões em estudantes negras/os e não negras/os.   Palavras-chave: Docência. Ensino superior. Mulheres negras.  Public policies - such as Quota Law - seek to ensure and expand the presence of people of African descent in university education. However, inequalities in access to university remain a reality for the black population, as well as occupying positions in this area. In this sense, the present investigation analyzes the professional trajectories of black university professors, emphasizing the relationship between education, work and university teaching. Qualitative research, with an exploratory characteristic, was developed from life stories analyzed from a hermeneutic perspective. It is identified that the participants had their professional choices encouraged by the family and all experienced similar conditions: they had to reconcile education and work during their academic career, and university teaching became a professional objective after entering postgraduate school. The teachers reveal that their stories are marked by double discrimination - of race and gender - with their presence in university education institutions valued by colleagues of African descent, generating reflections in black and non-black students.   Keywords: Teaching. University education. Black women.    Las políticas públicas brasileñas - como la Ley de Cuotas - buscan asegurar y ampliar la presencia de afrodescendientes en la educación superior. Sin embargo, las desigualdades de ingreso a la universidad siguen siendo una constante para la población negra, sin olvidar las que se presentan para la ocupación de puestos en el rubro. En este sentido, el presente estudio analiza las trayectorias profesionales de las profesoras universitarias negras, destacando la relación entre educación, trabajo y docencia universitaria. La investigación presentada es cualitativa, de carácter exploratorio y fue desarrollada a partir de historias de vida analizadas desde una perspectiva hermenéutica. Se identificó que las participantes tuvieron opciones profesionales motivadas en el ámbito familiar, con condiciones de vida similares: conciliaron la educación y el trabajo durante su carrera académica, convirtiendo la docencia universitaria en un objetivo profesional posterior del ingreso a la escuela de posgrado. Las docentes revelan que sus historias están marcadas por una doble discriminación -de raza y género- en su actuación en instituciones de educación superior, mientras que la misma es valorada por colegas afrodescendientes, pues incita a la reflexión en estudiantes negros y no negros de género indistinto.   Palabras clave: Docencia. Enseñanza superior. Mujeres negras.   Palabras clave: Docencia. Enseñanza superior. Mujeres negrAssociação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/1055610.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p476-491Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 476-491REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 476-491Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 476-4912525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10556/10366Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessLaureano dos Santos, LetíciaZiliotto , Denise Macedo2022-11-11T14:52:25Zoai:ojs.192.168.5.50:article/10556Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2022-11-11T14:52:25Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida de professoras negras na educação superior
title Histórias de vida de professoras negras na educação superior
spellingShingle Histórias de vida de professoras negras na educação superior
Laureano dos Santos, Letícia
Docência. Ensino superior. Mulheres negras.
Docência. Ensino superior
Mulheres negras
title_short Histórias de vida de professoras negras na educação superior
title_full Histórias de vida de professoras negras na educação superior
title_fullStr Histórias de vida de professoras negras na educação superior
title_full_unstemmed Histórias de vida de professoras negras na educação superior
title_sort Histórias de vida de professoras negras na educação superior
author Laureano dos Santos, Letícia
author_facet Laureano dos Santos, Letícia
Ziliotto , Denise Macedo
author_role author
author2 Ziliotto , Denise Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laureano dos Santos, Letícia
Ziliotto , Denise Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Docência. Ensino superior. Mulheres negras.
Docência. Ensino superior
Mulheres negras
topic Docência. Ensino superior. Mulheres negras.
Docência. Ensino superior
Mulheres negras
description As políticas públicas – como a Lei das Cotas - buscam assegurar e ampliar a presença de afrodescendentes na educação superior. Contudo, as desigualdades de acesso à universidade continuam sendo uma realidade para a população negra, bem como a ocupação de posições neste âmbito. Neste sentido, a presente investigação analisa os percursos profissionais de docentes universitárias negras, enfatizando as relações entre educação, trabalho e docência universitária. Foi desenvolvida pesquisa qualitativa, de característica exploratória, a partir de histórias de vida analisadas sob a perspectiva hermenêutica. Identifica-se que as participantes tiveram suas escolhas profissionais incentivadas pela família e todas vivenciaram condições semelhantes: precisaram conciliar educação e trabalho durante o percurso acadêmico, e a docência universitária tornou-se objetivo profissional após o ingresso na pós-graduação.  As docentes revelam que suas histórias são marcadas pela dupla discriminação – de raça e gênero – sendo suas presenças nas instituições de ensino superior valorizadas por colegas afrodescendentes, gerando reflexões em estudantes negras/os e não negras/os.   Palavras-chave: Docência. Ensino superior. Mulheres negras.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10556
10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p476-491
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10556
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p476-491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10556/10366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 7 Núm. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 476-491
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 7 No 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 476-491
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 7 n. 21 (2022): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica; 476-491
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v7.n21
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325191745470464