Educação Financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista ENIAC pesquisa |
Texto Completo: | https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/108 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas contribuições teóricas no segmento emergente no mercado, intitulado de Educação Financeira, trazendo à discussão conceitos de Educação e Finanças, bem como a maneira como estes são empregados nas escolas, nos dias atuais. Esta reflexão sobre a Educação financeira está apoiada nas contribuições teóricas de autores como Abreu Filho, Pereira e que discutem as questões sobre finanças, orçamento doméstico, dinheiro e maneiras como as pessoas lidam com este último. As principais contribuições deste artigo é o de mostrar que a educação financeira é um processo constante de aprendizagem, que desenvolve a capacidade integral do ser humano para tomar decisões sobre muitos aspectos da vida, inclusive aqueles afetos à questão do dinheiro para viver bem e equilibradamente; que é um processo interno e individual, que só é desenvolvido pela vivência e experiência; e por fim, que o processo de educação financeira deve começar na primeira infância, na relação dinheiro com o obter doces e brinquedos. |
id |
ENIAC-1_1d9a2d8d4b8c28825f9a3aa172002928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/108 |
network_acronym_str |
ENIAC-1 |
network_name_str |
Revista ENIAC pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação FinanceiraEducação Financeira. Dinheiro. Finanças Pessoais.O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas contribuições teóricas no segmento emergente no mercado, intitulado de Educação Financeira, trazendo à discussão conceitos de Educação e Finanças, bem como a maneira como estes são empregados nas escolas, nos dias atuais. Esta reflexão sobre a Educação financeira está apoiada nas contribuições teóricas de autores como Abreu Filho, Pereira e que discutem as questões sobre finanças, orçamento doméstico, dinheiro e maneiras como as pessoas lidam com este último. As principais contribuições deste artigo é o de mostrar que a educação financeira é um processo constante de aprendizagem, que desenvolve a capacidade integral do ser humano para tomar decisões sobre muitos aspectos da vida, inclusive aqueles afetos à questão do dinheiro para viver bem e equilibradamente; que é um processo interno e individual, que só é desenvolvido pela vivência e experiência; e por fim, que o processo de educação financeira deve começar na primeira infância, na relação dinheiro com o obter doces e brinquedos.Centro Universitário ENIAC2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/10810.22567/rep.v2i1.108Revista Eniac Pesquisa; Vol. 2 No. 1 (2013); 43-51REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 2 Núm. 1 (2013); 43-51REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 2 n. 1 (2013); 43-512316-234110.22567/rep.v2i1reponame:Revista ENIAC pesquisainstname:Centro Universitário Eniacinstacron:ENIACporhttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/108/pdf_9Copyright (c) 2013 REVISTA ENIAC PESQUISAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOlivieri, Maria de Fátima Abud2024-07-09T18:47:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/108Revistahttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisaPRIhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/oai||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br2316-23412316-2341opendoar:2024-07-09T18:47:43Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniacfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Financeira |
title |
Educação Financeira |
spellingShingle |
Educação Financeira Olivieri, Maria de Fátima Abud Educação Financeira. Dinheiro. Finanças Pessoais. |
title_short |
Educação Financeira |
title_full |
Educação Financeira |
title_fullStr |
Educação Financeira |
title_full_unstemmed |
Educação Financeira |
title_sort |
Educação Financeira |
author |
Olivieri, Maria de Fátima Abud |
author_facet |
Olivieri, Maria de Fátima Abud |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivieri, Maria de Fátima Abud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira. Dinheiro. Finanças Pessoais. |
topic |
Educação Financeira. Dinheiro. Finanças Pessoais. |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre algumas contribuições teóricas no segmento emergente no mercado, intitulado de Educação Financeira, trazendo à discussão conceitos de Educação e Finanças, bem como a maneira como estes são empregados nas escolas, nos dias atuais. Esta reflexão sobre a Educação financeira está apoiada nas contribuições teóricas de autores como Abreu Filho, Pereira e que discutem as questões sobre finanças, orçamento doméstico, dinheiro e maneiras como as pessoas lidam com este último. As principais contribuições deste artigo é o de mostrar que a educação financeira é um processo constante de aprendizagem, que desenvolve a capacidade integral do ser humano para tomar decisões sobre muitos aspectos da vida, inclusive aqueles afetos à questão do dinheiro para viver bem e equilibradamente; que é um processo interno e individual, que só é desenvolvido pela vivência e experiência; e por fim, que o processo de educação financeira deve começar na primeira infância, na relação dinheiro com o obter doces e brinquedos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/108 10.22567/rep.v2i1.108 |
url |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/108 |
identifier_str_mv |
10.22567/rep.v2i1.108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/108/pdf_9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eniac Pesquisa; Vol. 2 No. 1 (2013); 43-51 REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 2 Núm. 1 (2013); 43-51 REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 2 n. 1 (2013); 43-51 2316-2341 10.22567/rep.v2i1 reponame:Revista ENIAC pesquisa instname:Centro Universitário Eniac instacron:ENIAC |
instname_str |
Centro Universitário Eniac |
instacron_str |
ENIAC |
institution |
ENIAC |
reponame_str |
Revista ENIAC pesquisa |
collection |
Revista ENIAC pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniac |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br |
_version_ |
1809207907774889984 |