A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista ENIAC pesquisa |
Texto Completo: | https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/156 |
Resumo: | O presente artigo analisa o conceito de gestão no âmbito da educação e aborda os principais resultados obtidos a partir de uma primeira aproximação exploratória à situação das disciplinas com temas sobre gestão e empreendedorismo no contexto dos cursos de formação de professores. A pesquisa quanti-quali aqui apresentada realizou um levantamento estatístico analisando-se a grade curricular dos cursos de Pedagogia, Letras, Artes e Educação Física do Estado de São Paulo, assim como das questões da prova do ENADE referentes aos temas de gestão e empreendedorismo nesses cursos. Os resultados obtidos apontam a carência de disciplinas que lidam com o tema de Gestão e Empreendedorismo nesses cursos, tanto no que se refere à formação teórica como à falta de estimulação sistemática das competências necessárias para gerir projetos culturais ou educativos. Como consideração final, sugere-se a implementação nesses cursos de uma disciplina que reúna tais conhecimentos relativos ao termo Gestão e Empreendedorismo, e incrementar o número e complexidade das questões de Gestão e Empreendedorismo nas provas do ENADE correspondentes a estes cursos. |
id |
ENIAC-1_938065a1b6ebbd865b0d88269c579df1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/156 |
network_acronym_str |
ENIAC-1 |
network_name_str |
Revista ENIAC pesquisa |
repository_id_str |
|
spelling |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação DocenteGestão e empreendedorismoFormação docenteInstituições de Ensino SuperiorO presente artigo analisa o conceito de gestão no âmbito da educação e aborda os principais resultados obtidos a partir de uma primeira aproximação exploratória à situação das disciplinas com temas sobre gestão e empreendedorismo no contexto dos cursos de formação de professores. A pesquisa quanti-quali aqui apresentada realizou um levantamento estatístico analisando-se a grade curricular dos cursos de Pedagogia, Letras, Artes e Educação Física do Estado de São Paulo, assim como das questões da prova do ENADE referentes aos temas de gestão e empreendedorismo nesses cursos. Os resultados obtidos apontam a carência de disciplinas que lidam com o tema de Gestão e Empreendedorismo nesses cursos, tanto no que se refere à formação teórica como à falta de estimulação sistemática das competências necessárias para gerir projetos culturais ou educativos. Como consideração final, sugere-se a implementação nesses cursos de uma disciplina que reúna tais conhecimentos relativos ao termo Gestão e Empreendedorismo, e incrementar o número e complexidade das questões de Gestão e Empreendedorismo nas provas do ENADE correspondentes a estes cursos. Centro Universitário ENIAC2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/15610.22567/rep.v3i2.156Revista Eniac Pesquisa; Vol. 3 No. 2 (2014); 214-227REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 3 Núm. 2 (2014); 214-227REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 3 n. 2 (2014); 214-2272316-234110.22567/rep.v3i2reponame:Revista ENIAC pesquisainstname:Centro Universitário Eniacinstacron:ENIACporhttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/156/pdf_45Copyright (c) 2014 REVISTA ENIAC PESQUISAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Felipe ChibásClementino, Adriana2024-07-09T18:47:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/156Revistahttps://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisaPRIhttp://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/oai||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br2316-23412316-2341opendoar:2024-07-09T18:47:44Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniacfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente |
title |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente |
spellingShingle |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente Ortiz, Felipe Chibás Gestão e empreendedorismo Formação docente Instituições de Ensino Superior |
title_short |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente |
title_full |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente |
title_fullStr |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente |
title_full_unstemmed |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente |
title_sort |
A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente |
author |
Ortiz, Felipe Chibás |
author_facet |
Ortiz, Felipe Chibás Clementino, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Clementino, Adriana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Felipe Chibás Clementino, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão e empreendedorismo Formação docente Instituições de Ensino Superior |
topic |
Gestão e empreendedorismo Formação docente Instituições de Ensino Superior |
description |
O presente artigo analisa o conceito de gestão no âmbito da educação e aborda os principais resultados obtidos a partir de uma primeira aproximação exploratória à situação das disciplinas com temas sobre gestão e empreendedorismo no contexto dos cursos de formação de professores. A pesquisa quanti-quali aqui apresentada realizou um levantamento estatístico analisando-se a grade curricular dos cursos de Pedagogia, Letras, Artes e Educação Física do Estado de São Paulo, assim como das questões da prova do ENADE referentes aos temas de gestão e empreendedorismo nesses cursos. Os resultados obtidos apontam a carência de disciplinas que lidam com o tema de Gestão e Empreendedorismo nesses cursos, tanto no que se refere à formação teórica como à falta de estimulação sistemática das competências necessárias para gerir projetos culturais ou educativos. Como consideração final, sugere-se a implementação nesses cursos de uma disciplina que reúna tais conhecimentos relativos ao termo Gestão e Empreendedorismo, e incrementar o número e complexidade das questões de Gestão e Empreendedorismo nas provas do ENADE correspondentes a estes cursos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/156 10.22567/rep.v3i2.156 |
url |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/156 |
identifier_str_mv |
10.22567/rep.v3i2.156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eniac.com.br/index.php/EniacPesquisa/article/view/156/pdf_45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REVISTA ENIAC PESQUISA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário ENIAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eniac Pesquisa; Vol. 3 No. 2 (2014); 214-227 REVISTA ENIAC PESQUISA; Vol. 3 Núm. 2 (2014); 214-227 REVISTA ENIAC PESQUISA; v. 3 n. 2 (2014); 214-227 2316-2341 10.22567/rep.v3i2 reponame:Revista ENIAC pesquisa instname:Centro Universitário Eniac instacron:ENIAC |
instname_str |
Centro Universitário Eniac |
instacron_str |
ENIAC |
institution |
ENIAC |
reponame_str |
Revista ENIAC pesquisa |
collection |
Revista ENIAC pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista ENIAC pesquisa - Centro Universitário Eniac |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeniacpesquisa@fernandoasantos.com.br |
_version_ |
1809207907814735872 |