Educação e capacitação profissional: desafios para a formação de novos agricultores familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mello, Márcio Antonio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silvestro, Milton Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agropecuária Catarinense (Online)
Texto Completo: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1311
Resumo: Este artigo discute a importância da educação formal no processo de formação de uma nova geração de agricultores e baseia-se em umapesquisa realizada em 116 unidades de produção representativas da agricultura familiar do oeste de Santa Catarina, onde foram entrevistados os pais, os filhos e as filhas com idade entre 15 e 29 anos. Os resultados da pesquisa mostram que acabaram ficando nos estabelecimentos justamente aqueles filhos que tiveram menos tempo de estudo. Constatou-se que os jovens com idade entre 20 e 30 anos, potenciais candidatos à sucessão daunidade familiar, possuem um baixo grau de instrução formal, na grande maioria, apenas até a 4ª série do ensino fundamental, o quedificulta o desempenho da atividade agropecuária, bem como a organização e o desenvolvimento de novas oportunidades de renda,como é o caso da produção agroecológica, a agroindustrialização artesanal, o turismo rural, dentre outras. Isto sugere a necessidadede encontrar alternativas para recuperar o atraso escolar da maioria dos atuais e potenciais sucessores do estabelecimento paterno, bemcomo o desenvolvimento de métodos alternativos de educação formal que contribuam para valorizar o espaço rural e que fortaleçam asrelações econômicas e sociais do espaço rural.
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