A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DF
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Health Residencies Journal (HRJ) |
Texto Completo: | https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/124 |
Resumo: | Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido com trabalhadores da Atenção Primária de Saúde (APS), no momento de conversão do modelo biomédico/tradicional para o modelo de base comunitária (Estratégias de Saúde da Família – ESF). Realizou-se rodas de conversas para sensibilização dos trabalhadores que tinham o processo de trabalho pautado no modelo biomédico, com o objetivo de introdução da concepção da ESF. A metodologia utilizada para produção das informações foi entrevista semiestruturadas e gravação por um gravador de voz dos encontros, analisada pela técnica teórica-reflexiva. Utilizou-se como material educativo o cordel, um recurso que além de facilitar o desenvolvimento da temática ainda proporcionou aos participantes e facilitadores um espaço para a dialética. possibilitou maior envolvimento dos participantes com as temáticas trabalhadas, construção de vínculos, identificação com as problemáticas apresentadas e principalmente produção de afeto entres os implicados. |
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A novidade mora ao lado: a literatura de cordel como material educativo para trabalhadores da Atenção Primária de Saúde de Ceilândia-DFAtenção Primária de Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Modelos de saúde. Educação em saúde. Cordel.Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido com trabalhadores da Atenção Primária de Saúde (APS), no momento de conversão do modelo biomédico/tradicional para o modelo de base comunitária (Estratégias de Saúde da Família – ESF). Realizou-se rodas de conversas para sensibilização dos trabalhadores que tinham o processo de trabalho pautado no modelo biomédico, com o objetivo de introdução da concepção da ESF. A metodologia utilizada para produção das informações foi entrevista semiestruturadas e gravação por um gravador de voz dos encontros, analisada pela técnica teórica-reflexiva. Utilizou-se como material educativo o cordel, um recurso que além de facilitar o desenvolvimento da temática ainda proporcionou aos participantes e facilitadores um espaço para a dialética. possibilitou maior envolvimento dos participantes com as temáticas trabalhadas, construção de vínculos, identificação com as problemáticas apresentadas e principalmente produção de afeto entres os implicados.Coordenação de Pós-Graduação lato sensu e Extensão da Escola Superior de Ciências da Saúde2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/12410.51723/hrj.v2i9.124Health Residencies Journal - HRJ; v. 2 n. 9 (2021): Atenção Primária Forte; 24-512675-2913reponame:Health Residencies Journal (HRJ)instname:Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)instacron:ESCSporhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/124/96Copyright (c) 2020 Health Residencies Journal - HRJinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa de Oliveira, DanielaPereira Dantas Evangelista de Souza, Silvana Jonas Rezaghi Ricomini Nunes , Caroline 2021-05-07T14:10:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/124Revistahttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrjPUBhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/oaihrj@escs.edu.br || vanessacampos@escs.edu.br2675-29132675-2913opendoar:2023-01-12T16:39:07.963031Health Residencies Journal (HRJ) - Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)false |
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