Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa de Oliveira, Daniela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Luiz Néris Caetano, George
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Health Residencies Journal (HRJ)
Texto Completo: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/136
Resumo: With the National Primary Care Policy and the Primary Health Care Policy of the Federal District, there was a redirection of Primary Care professionals to Family Health teams.  The professionals who worked on the so-called "traditional" conception started to participate in educational interventions in order to mobilize them about the new model that they would integrate. The objective of this study was to evaluate the immediate impact of the educational interventions carried out in 2017 with a Transition team in Ceilândia / DF, after that, to compare Transition Team  with an Family Health team  inserted in the Family Health Strategy model of care.This is an intervention project carried out in three stages that comprise the territorial diagnosis; planning and execution of intervention workshops and comparing the results obtained through the application of a questionnaire structured on a four-point Likert scale. The responses from the application of this instrument to Transition team were compared with the responses from Family Health team.The comparison of the answers showed that the difficulty of assimilating structuring concepts to the work process of the teams is present in both Transition team  and Family Health team. The difficulties to consolidate the Family Health Strategy model are present both  in teams that are in the initial conversion process and in teams whose work process is structured in this model.
id ESCS_b5ff8abd02b8b85d9ce664559cdf9b57
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/136
network_acronym_str ESCS
network_name_str Health Residencies Journal (HRJ)
repository_id_str
spelling Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Capacitação em serviço.With the National Primary Care Policy and the Primary Health Care Policy of the Federal District, there was a redirection of Primary Care professionals to Family Health teams.  The professionals who worked on the so-called "traditional" conception started to participate in educational interventions in order to mobilize them about the new model that they would integrate. The objective of this study was to evaluate the immediate impact of the educational interventions carried out in 2017 with a Transition team in Ceilândia / DF, after that, to compare Transition Team  with an Family Health team  inserted in the Family Health Strategy model of care.This is an intervention project carried out in three stages that comprise the territorial diagnosis; planning and execution of intervention workshops and comparing the results obtained through the application of a questionnaire structured on a four-point Likert scale. The responses from the application of this instrument to Transition team were compared with the responses from Family Health team.The comparison of the answers showed that the difficulty of assimilating structuring concepts to the work process of the teams is present in both Transition team  and Family Health team. The difficulties to consolidate the Family Health Strategy model are present both  in teams that are in the initial conversion process and in teams whose work process is structured in this model.Com a Política Nacional de Atenção Básica e a Política de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, ocorreu um redirecionamento de profissionais da Atenção Básica para Equipes de Saúde da Família (EqSF). Os profissionais que trabalhavam na concepção denominada “tradicional” passaram a participar de intervenções educativas com a perspectiva de mobilização sobre o novo modelo que integrariam. O estudo teve como objetivo avaliar o impacto imediato das intervenções educativas realizadas em 2017 com uma Equipe de Transição (Etesf) de Ceilândia – Distrito Federal e, posteriormente, compará-la a uma EqSF inserida no modelo de atenção de Estratégia de Saúde Família (ESF). Trata-se de um projeto de intervenção realizado em três etapas que compreendem o diagnóstico territorial; planejamento e execução de oficinas interventivas e comparação dos resultados obtidos por meio da aplicação de um questionário estruturado em escala Likert de quatro pontos. As respostas oriundas da aplicação deste instrumento com a Etesf foram comparadas com as respostas advindas da EqSF. A comparação das respostas demonstrou que a dificuldade de assimilação de conceitos estruturantes para o processo de trabalho das equipes está presente tanto na Etesf quanto na EqSF.  As dificuldades para consolidação do modelo de ESF estão presentes tanto em equipes que se encontram em processo inicial de conversão quanto em equipes cujo processo de trabalho está estruturado neste modelo.Coordenação de Pós-Graduação lato sensu e Extensão da Escola Superior de Ciências da Saúde2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/13610.51723/hrj.v2i11.136Health Residencies Journal - HRJ; v. 2 n. 11 (2021): Cuidados Paliativos: desafios e oportunidades; 62-852675-2913reponame:Health Residencies Journal (HRJ)instname:Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)instacron:ESCSporhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/136/144Copyright (c) 2021 Health Residencies Journal - HRJinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa de Oliveira, DanielaLuiz Néris Caetano, George 2021-06-09T21:43:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/136Revistahttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrjPUBhttps://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/oaihrj@escs.edu.br || vanessacampos@escs.edu.br2675-29132675-2913opendoar:2023-01-12T16:39:08.246066Health Residencies Journal (HRJ) - Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
title Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
spellingShingle Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
Sousa de Oliveira, Daniela
Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Capacitação em serviço.
title_short Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
title_full Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
title_fullStr Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
title_full_unstemmed Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
title_sort Projeto de intervenção no território: avaliações de ações educativas sobre a transição do modelo biomédico para o de base comunitária
author Sousa de Oliveira, Daniela
author_facet Sousa de Oliveira, Daniela
Luiz Néris Caetano, George
author_role author
author2 Luiz Néris Caetano, George
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa de Oliveira, Daniela
Luiz Néris Caetano, George
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Capacitação em serviço.
topic Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Capacitação em serviço.
description With the National Primary Care Policy and the Primary Health Care Policy of the Federal District, there was a redirection of Primary Care professionals to Family Health teams.  The professionals who worked on the so-called "traditional" conception started to participate in educational interventions in order to mobilize them about the new model that they would integrate. The objective of this study was to evaluate the immediate impact of the educational interventions carried out in 2017 with a Transition team in Ceilândia / DF, after that, to compare Transition Team  with an Family Health team  inserted in the Family Health Strategy model of care.This is an intervention project carried out in three stages that comprise the territorial diagnosis; planning and execution of intervention workshops and comparing the results obtained through the application of a questionnaire structured on a four-point Likert scale. The responses from the application of this instrument to Transition team were compared with the responses from Family Health team.The comparison of the answers showed that the difficulty of assimilating structuring concepts to the work process of the teams is present in both Transition team  and Family Health team. The difficulties to consolidate the Family Health Strategy model are present both  in teams that are in the initial conversion process and in teams whose work process is structured in this model.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/136
10.51723/hrj.v2i11.136
url https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/136
identifier_str_mv 10.51723/hrj.v2i11.136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/136/144
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Health Residencies Journal - HRJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Health Residencies Journal - HRJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Coordenação de Pós-Graduação lato sensu e Extensão da Escola Superior de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Coordenação de Pós-Graduação lato sensu e Extensão da Escola Superior de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Health Residencies Journal - HRJ; v. 2 n. 11 (2021): Cuidados Paliativos: desafios e oportunidades; 62-85
2675-2913
reponame:Health Residencies Journal (HRJ)
instname:Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)
instacron:ESCS
instname_str Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)
instacron_str ESCS
institution ESCS
reponame_str Health Residencies Journal (HRJ)
collection Health Residencies Journal (HRJ)
repository.name.fl_str_mv Health Residencies Journal (HRJ) - Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)
repository.mail.fl_str_mv hrj@escs.edu.br || vanessacampos@escs.edu.br
_version_ 1797051240403697664