Ações educativas na prevenção do pé diabético na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valquíria Fernandes Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LVNAV
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar as ações educativas na prevenção do Pé Diabético na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Realizou-se um levantamento bibliográfico em bases de dados digitais, foram incluídos artigos científicos, publicados na íntegra no formato on-line em periódicos nacionais e internacionais; com recorte temporal de 2005 a 2013, disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol e que possuíssem os descritores identificados e elegidos na base de dados das terminologias Medical Subject Headings (MeSH) Descritores Ciências da Saúde e (DeCS). Foram excluídas publicações que não estavam disponibilizados na íntegra por via online, estudos duplicados em base de dados e que por ventura não estivessem em concordância com a pergunta norteadora, bem como capítulos de livros, dissertações e teses, reportagens e textos não científicos. Foram selecionados oito artigos relacionados às ações educativas como estratégia para prevenção do Pé Diabético, sendo, a maior parte revisões sistemáticasproduzidas na literatura internacional. Observaram-se em revisões sistemáticas recentes as limitações quanto à qualidade metodológica, a diversidade de ações que visam diminuir a incidência de ulceração e amputação dos pés em pacientes portadores da diabetes e participantes dos estudos primários e a necessidade de se avaliar a efetividade destas ações educativas em longo prazo. Ações educativas para o autocuidado pautadas no registro sistemático em serviços de atenção primária asseguram a integralidade do cuidado em saúde eo acompanhamento da equipe multiprofissional do paciente; ações facilmente reprodutíveis em centros de saúde como álbum seriado e folders parecem melhorar significativamente as atitudes de controle da diabetes e no conhecimento sobre cuidados preventivos do pédiabético. As ações focadas em sistemas de monitoramento informatizados ou em centrais em que enfermeiros contatam regulamente o paciente podem facilitar a adesão ao tratamento apartir da recordação periódica dos pacientes. Ações de autogerenciamento baseados na internet parecem ter pequeno efeito benéfico no controle da glicose no sangue, seu efeito foi maior em grupos que dispunham de internet móvel. Conclui-se que a combinação de ações parece melhorar os resultados do processo educativo. As ações educativas executadas em grupos apresentaram melhores indicadores do controle glicêmico, em comparação àquelas executadas individualmente.
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Foram excluídas publicações que não estavam disponibilizados na íntegra por via online, estudos duplicados em base de dados e que por ventura não estivessem em concordância com a pergunta norteadora, bem como capítulos de livros, dissertações e teses, reportagens e textos não científicos. Foram selecionados oito artigos relacionados às ações educativas como estratégia para prevenção do Pé Diabético, sendo, a maior parte revisões sistemáticasproduzidas na literatura internacional. Observaram-se em revisões sistemáticas recentes as limitações quanto à qualidade metodológica, a diversidade de ações que visam diminuir a incidência de ulceração e amputação dos pés em pacientes portadores da diabetes e participantes dos estudos primários e a necessidade de se avaliar a efetividade destas ações educativas em longo prazo. Ações educativas para o autocuidado pautadas no registro sistemático em serviços de atenção primária asseguram a integralidade do cuidado em saúde eo acompanhamento da equipe multiprofissional do paciente; ações facilmente reprodutíveis em centros de saúde como álbum seriado e folders parecem melhorar significativamente as atitudes de controle da diabetes e no conhecimento sobre cuidados preventivos do pédiabético. As ações focadas em sistemas de monitoramento informatizados ou em centrais em que enfermeiros contatam regulamente o paciente podem facilitar a adesão ao tratamento apartir da recordação periódica dos pacientes. Ações de autogerenciamento baseados na internet parecem ter pequeno efeito benéfico no controle da glicose no sangue, seu efeito foi maior em grupos que dispunham de internet móvel. Conclui-se que a combinação de ações parece melhorar os resultados do processo educativo. As ações educativas executadas em grupos apresentaram melhores indicadores do controle glicêmico, em comparação àquelas executadas individualmente.The objective of this study was to identify the educational measures in the prevention of Diabetic Foot in Primary Health Care. This is an integrative literature review. We conducted a literature survey on digital databases , scientific papers , published in full in the online formatin national and international journals were included , with time frame from 2005 to 2013 , available in Portuguese , English and Spanish languages and possessing descriptors identified and selected in the database of terminologies Medical Subject Headings (MeSH ) and Health Sciences descriptors (DeCS) . Publications that were not available in full via online, duplicate studies in the database and that perhaps they were not in agreement with the guiding question, as well as book chapters, dissertations and theses, reports and scientific texts were notexcluded. Eight articles were related to educational activities as a strategy for prevention of Diabetic Foot, and, most systematic reviews produced in the international literature. Been observed in recent systematic reviews the limitations regarding methodological quality, diversity of actions aimed at reducing the incidence of ulceration and amputation of the feet in patients with diabetes and participants of the primary studies and the need to evaluate the effectiveness of these educational activities in long term. Educational activities for guided self-care in the systematic recording in primary care services ensure the integrity of healthcare and monitoring of the patient's multidisciplinary team; actions easily reproducible in health centers as flipchart and folders appear to significantly improve the attitudes of diabetes control and knowledge about preventive care of the diabetic foot. The actions focused oncomputerized tracking systems or stations where nurses regularly contact the patient may facilitate treatment adherence from periodic memory patients. Self-management actions based on the internet seem to have little beneficial effect on glucose control in the blood, its effectwas greater in groups that had mobile internet. We conclude that the combination of actions seems to improve the results of the educational process. Educational activities performed in groups showed better indicators of glycemic control compared to those performed individually.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalPrimária à SaúdeEducação em SaúdeAtençãoPrograma Saúde da FamíliaPé DiabéticoAções educativas na prevenção do pé diabético na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvalquiria_final__cefpeps.pdfapplication/pdf228106https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LVNAV/1/valquiria_final__cefpeps.pdf6bbfe85fafc6b7153efc3cb795fc8b71MD51TEXTvalquiria_final__cefpeps.pdf.txtvalquiria_final__cefpeps.pdf.txtExtracted texttext/plain83147https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LVNAV/2/valquiria_final__cefpeps.pdf.txtbe4de8af863c176e95638c3823d5d9a5MD521843/BUBD-9LVNAV2019-11-14 18:29:59.055oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LVNAVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:29:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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