Políticas educacionais para as regiões de fronteira e seu papel para a defesa nacional: da visão geral ao caso de Poconé/MT
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1630 |
Resumo: | O artigo trata de políticas educacionais para as regiões de fronteira seca e seu papel para a Defesa Nacional. O estudo foi realizado com metodologia qualitativa e quantitativa. Partindo de análise do Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), foram comparados os resultados dos municípios quanto ao pertencimento ou não à faixa de fronteira. Identificou-se que os municípios em faixa de fronteira possuem, em média, resultados superiores aos não pertencentes à tal faixa, porém, com nuances distintas: no Sul, as médias da faixa de fronteira são superiores às dos municípios orientais, ambas expressivas em relação às nacionais; no Norte, municípios de faixa de fronteira têm resultados melhores do que os demais municípios, mas ambos baixos em relação ao país; no Centro-Oeste, há discrepância em desfavor da faixa de fronteira, especialmente em Poconé/MT. Em análise deste município, há alcance de programas federais, porém, de forma genérica e com descontinuidades. Não se obtém sucesso na educação fundamental, onde há elementos basilares como o domínio da língua materna e a aproximação com o conhecimento científico, mesmo assim, há ampla produção científica em relação à região. Concluiu-se que o Desenvolvimento da faixa de fronteira seca noroeste/norte é uma relevante estratégia para a Defesa Nacional, o que exige atuação das múltiplas instituições que compõem o Estado brasileiro, com destaque para a Educação. A postura que o Brasil adota para a faixa de fronteira, em especial nas regiões menos desenvolvidas, também define os limites de nossas possibilidades como nação e no cenário global. |
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Políticas educacionais para as regiões de fronteira e seu papel para a defesa nacional: da visão geral ao caso de Poconé/MTFronteiraEducação - BrasilDefesa NacionalDefesa Nacional - BrasilO artigo trata de políticas educacionais para as regiões de fronteira seca e seu papel para a Defesa Nacional. O estudo foi realizado com metodologia qualitativa e quantitativa. Partindo de análise do Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb), foram comparados os resultados dos municípios quanto ao pertencimento ou não à faixa de fronteira. Identificou-se que os municípios em faixa de fronteira possuem, em média, resultados superiores aos não pertencentes à tal faixa, porém, com nuances distintas: no Sul, as médias da faixa de fronteira são superiores às dos municípios orientais, ambas expressivas em relação às nacionais; no Norte, municípios de faixa de fronteira têm resultados melhores do que os demais municípios, mas ambos baixos em relação ao país; no Centro-Oeste, há discrepância em desfavor da faixa de fronteira, especialmente em Poconé/MT. Em análise deste município, há alcance de programas federais, porém, de forma genérica e com descontinuidades. Não se obtém sucesso na educação fundamental, onde há elementos basilares como o domínio da língua materna e a aproximação com o conhecimento científico, mesmo assim, há ampla produção científica em relação à região. Concluiu-se que o Desenvolvimento da faixa de fronteira seca noroeste/norte é uma relevante estratégia para a Defesa Nacional, o que exige atuação das múltiplas instituições que compõem o Estado brasileiro, com destaque para a Educação. A postura que o Brasil adota para a faixa de fronteira, em especial nas regiões menos desenvolvidas, também define os limites de nossas possibilidades como nação e no cenário global.The article deals with educational policies for dry border regions and their role for national defense. The study was carried out with qualitative and quantitative methodology. Based on the analysis of the Basic Education Development Index (Ideb), the results of the municipalities were compared regarding whether they belong to the border strip. It was identified that the municipalities in the border zone have, on average, higher results than those not belonging to this zone, however, with different nuances: in the South, the averages of the border zone are higher than those of the eastern municipalities, both expressive in relation to national ones; in the North, border area municipalities have better results than other municipalities, but both are low in relation to the country; in the Midwest, there is a discrepancy against the border strip, especially in Poconé/MT. In the analysis of this municipality, there is a range of federal programs, however, in a generic way and with discontinuities. There is no success in elementary education, which includes basic elements such as mastering the mother tongue and approaching scientific knowledge, even so, there is ample scientific production in relation to the region. It was concluded that the development of the northwest/north dry border strip is a relevant strategy for National Defense, which requires action from the multiple institutions that make up the Brazilian State, with emphasis on Education. The posture that Brazil adopts for the border strip, especially in the less developed regions, also defines the frontier of our possibilities as a nation and on the global stage.Escola Superior de Defesa (ESD)Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED)Caminha, Viviane MachadoFrança, Eriwelton Ferreira deBarreto, João Carlos GonçalvesWathier, Valdoir Pedro2023-02-02T14:46:35Z2023-02-02T14:46:35Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1630porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-03T13:32:35Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1630Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2023-02-03T13:32:35Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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