A importância da inserção do assunto “Inteligência Militar” nos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro: um estudo
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1759 |
Resumo: | Este artigo trata sobre a importância da inserção do assunto “Inteligência Militar” nos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro. O objetivo do trabalho é estudar o incremento do ensino da disciplina Inteligência Militar nos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro, destacando as contribuições para o aperfeiçoamento dos seus quadros (Oficiais e Sargentos). A pesquisa é justificada na medida em que estuda e reflete sobre o desenvolvimento do assunto “Inteligência Militar” nas escolas de formação, aperfeiçoamento e de altos estudos da Força, no escopo das atividades e atribuições do Programa Estratégico do Exército Brasileiro LUCERNA, por meio do Projeto ATENA, tendo a Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) como principal propulsora para a operacionalização dos objetivos e metas propostos para a consecução do projeto em tela. Quanto à metodologia, a pesquisa científica é classificada, quanto ao objetivo, como descritiva, explicativa, bibliográfica e documental e quanto à forma de abordagem é qualitativa. A pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura do presente trabalho foram complementadas com uma pesquisa de campo reduzida, por meio de questionário eletrônico enviado a Oficiais e Sargentos do Exército Brasileiro, com tratamento dos dados de maneira qualitativa. Como resultado, conclui-se que o estudo não esgotou o assunto em epígrafe, sendo necessário avançar nos estudos e desenvolver a mentalidade de Inteligência e Contrainteligência nos principais Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro, haja vista a relevância do tema e sua contribuição para a formação e o aperfeiçoamento de Oficiais e Sargentos, sendo possível afirmar que ao longo das carreiras dos quadros serão desenvolvidos assuntos da Inteligência Militar que irão gerar mais capacidades para apoiar o cumprimento das missões constitucionais do Exército Brasileiro e as demandas do Ministério da Defesa. |
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A importância da inserção do assunto “Inteligência Militar” nos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro: um estudoInteligência militarExército Brasileiro - Estabelecimentos de EnsinoExército BrasileiroEste artigo trata sobre a importância da inserção do assunto “Inteligência Militar” nos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro. O objetivo do trabalho é estudar o incremento do ensino da disciplina Inteligência Militar nos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro, destacando as contribuições para o aperfeiçoamento dos seus quadros (Oficiais e Sargentos). A pesquisa é justificada na medida em que estuda e reflete sobre o desenvolvimento do assunto “Inteligência Militar” nas escolas de formação, aperfeiçoamento e de altos estudos da Força, no escopo das atividades e atribuições do Programa Estratégico do Exército Brasileiro LUCERNA, por meio do Projeto ATENA, tendo a Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx) como principal propulsora para a operacionalização dos objetivos e metas propostos para a consecução do projeto em tela. Quanto à metodologia, a pesquisa científica é classificada, quanto ao objetivo, como descritiva, explicativa, bibliográfica e documental e quanto à forma de abordagem é qualitativa. A pesquisa bibliográfica e a revisão de literatura do presente trabalho foram complementadas com uma pesquisa de campo reduzida, por meio de questionário eletrônico enviado a Oficiais e Sargentos do Exército Brasileiro, com tratamento dos dados de maneira qualitativa. Como resultado, conclui-se que o estudo não esgotou o assunto em epígrafe, sendo necessário avançar nos estudos e desenvolver a mentalidade de Inteligência e Contrainteligência nos principais Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro, haja vista a relevância do tema e sua contribuição para a formação e o aperfeiçoamento de Oficiais e Sargentos, sendo possível afirmar que ao longo das carreiras dos quadros serão desenvolvidos assuntos da Inteligência Militar que irão gerar mais capacidades para apoiar o cumprimento das missões constitucionais do Exército Brasileiro e as demandas do Ministério da Defesa.This article deals with the importance of including the subject “Military Intelligence” in Educational Establishments of the Brazilian Army. The objective of the work is to study the increase in the teaching of the Military Intelligence discipline in the Brazilian Army's Educational Establishments, highlighting the contributions to the improvement of its staff (Officers and Sergeants). The research is justified in that it studies and reflects on the development of the subject “Military Intelligence” in training, improvement and higher studies schools of the Force, within the scope of the activities and attributions of the Strategic Program of the Brazilian Army LUCERNA, through the ATENA Project, with the Army Military Intelligence School (EsIMEx) as the main driver for the operationalization of the objectives and goals proposed to achieve the project in question. Regarding methodology, scientific research is classified, in terms of objective, as descriptive, explanatory, bibliographic and documentary and in terms of approach, it is qualitative. The bibliographical research and literature review of the present work were complemented with a reduced field research, using an electronic questionnaire sent to Officers and Sergeants of the Brazilian Army, with data processing in a qualitative manner. As a result, it is concluded that the study did not exhaust the subject in question, and it is necessary to advance in studies and develop the mindset of Intelligence and Counterintelligence in the main Educational Establishments of the Brazilian Army, given the relevance of the topic and its contribution to training and the improvement of Officers and Sergeants, making it possible to affirm that throughout the staff's careers Military Intelligence issues will be developed that will generate more capabilities to support the fulfillment of the constitutional missions of the Brazilian Army and the demands of the Ministry of Defense.Escola Superior de Defesa (ESD)Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED)Monteiro, André de SouzaRuy, Eduardo da SilvaNunes, Alessandro Pinto2023-12-13T14:31:44Z2023-12-13T14:31:44Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1759porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-09T13:38:13Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1759Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2024-02-09T13:38:13Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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