A viabilidade do Aeroporto Indústria: estudo de caso do aeroporto de Palmas – TO
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/1867 |
Resumo: | O Brasil é um país continental e possui inúmeras diferenças regionais. Diferenças essas que induzem na promoção de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades regionais que foram surgindo ao longo de sua ocupação fundiária. O estado do Tocantins possui uma área territorial de 277.423.627 km² e representa cerca de 3,26% do território brasileiro. Localiza-se na região Norte, tendo limites com os estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Goiás e Mato Grosso. Destaca-se pela sua localização central, como um estado que possui inúmeros atrativos que promovem a integração de modais, com significativa possibilidade de redução de tempo e custo de transporte entre os principais eixos de desenvolvimento do país. O conceito de Aeroporto Industria se encontra atrelado a mais dois conceitos oriundos da mesma revolução conceitual: os de "Aeroporto-Firma" e de "Cidades-Aeroporto". Os Aeroportos Indústria são um avanço no que se refere aos processos de importação e exportação, pois as empresas, ao se instalarem dentro do perímetro do complexo aeroportuário reduzem muito seus custos operacional e alfandegário, pois o conceito se beneficia das reduções de tributos previstas para a zona primária e minimiza a influência das barreiras aduaneiras. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi baseada na pesquisa exploratória, a fim de se conhecer os conceitos mais relevantes sobre o tema em questão. Quanto à viabilidade do aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues ser utilizado como aeroporto indústria, pode-se, através deste estudo, concluir que há evidente viabilidade. |
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A viabilidade do Aeroporto Indústria: estudo de caso do aeroporto de Palmas – TOAeroportosAeroporto indústriaAeroportos - BrasilTocantinsPalmas - TocantinsO Brasil é um país continental e possui inúmeras diferenças regionais. Diferenças essas que induzem na promoção de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades regionais que foram surgindo ao longo de sua ocupação fundiária. O estado do Tocantins possui uma área territorial de 277.423.627 km² e representa cerca de 3,26% do território brasileiro. Localiza-se na região Norte, tendo limites com os estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Goiás e Mato Grosso. Destaca-se pela sua localização central, como um estado que possui inúmeros atrativos que promovem a integração de modais, com significativa possibilidade de redução de tempo e custo de transporte entre os principais eixos de desenvolvimento do país. O conceito de Aeroporto Industria se encontra atrelado a mais dois conceitos oriundos da mesma revolução conceitual: os de "Aeroporto-Firma" e de "Cidades-Aeroporto". Os Aeroportos Indústria são um avanço no que se refere aos processos de importação e exportação, pois as empresas, ao se instalarem dentro do perímetro do complexo aeroportuário reduzem muito seus custos operacional e alfandegário, pois o conceito se beneficia das reduções de tributos previstas para a zona primária e minimiza a influência das barreiras aduaneiras. A metodologia utilizada na elaboração deste trabalho foi baseada na pesquisa exploratória, a fim de se conhecer os conceitos mais relevantes sobre o tema em questão. Quanto à viabilidade do aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues ser utilizado como aeroporto indústria, pode-se, através deste estudo, concluir que há evidente viabilidade.Brazil is a continental country and has numerous regional differences. These differences lead to the promotion of public policies aimed at reducing regional inequalities that emerged throughout their land occupation. The state of Tocantins has a territorial area of 277,423,627 km² and represents around 3.26% of the Brazilian territory. It’s located in the North region, bordering the states of Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Goiás and Mato Grosso. For its central location, it stands ou as a State that has numerous attractions that promote the integration of modes, with a significant possibility of reducing transport time and costs between the country's main development axes. The concept of Airport Industry is linked to two other concepts arising from the same conceptual revolution: those of "Airport-Firm" and "City-Airport". Industry Airports are a step forward in terms of import and export processes, as companies, by installing themselves within the perimeter of the airport complex, greatly reduce their operational and customs costs, as the concept benefits from tax reductions foreseen for the primary zone and minimizes the influence of customs barriers. The methodology used in preparing this work was based on exploratory research, in order to understand the most relevant concepts on the topic in question. Regarding the feasibility of Brigadeiro Lysias Rodrigues airport being used as an industrial airport, it can be concluded, through this study, that it is clearly viable.Escola Superior de Defesa (ESD)Curso de Logística Estratégica e Defesa (CLED)Menezes, Julio Eduardo da SilvaMoraes Junior, Helio Carneiro deLima, Mona Cristina do Prado Aranha2024-02-15T14:08:12Z2024-02-15T14:08:12Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/1867porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-16T09:25:15Zoai:repositorio.esg.br:123456789/1867Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2024-02-16T09:25:15Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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