O desdobramento das Organizações Militares de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro para atender as necessidades de mobilidade estratégicas da Força Terrestre e as de desenvolvimento e Integração do território nacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) |
Texto Completo: | https://repositorio.esg.br/handle/123456789/992 |
Resumo: | A participação da Engenharia Militar do Exército brasileiro tem sido um instrumento importante para o Estado promover políticas de desenvolvimento e integração. Através da construção de estradas, portos, aeroportos, vias férreas e outros modos de transporte, foi possível não só conectar regiões do território nacional, mas também promover o desenvolvimento econômico e permitir que os instrumentos de inclusão social fossem levados para a população que habitava em regiões remotas do país. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva, por meio de consulta aos manuais do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro e documentação especializada sobre Logística de Transporte, para analisar o desdobramento das Organizações Militares de Engenharia de Construção (OMEC) do Exército Brasileiro, no território nacional, a fim de verificar se ela atende as necessidades de suporte para a Mobilidade Estratégica da Força Terrestre. Uma vez que as Unidades de Engenharia são normalmente empregadas para conduzir ações subsidiárias em operações de engenharia de construção, em parceria com agências governamentais que resultam na construção, reparo, manutenção ou conservação da infraestrutura de transporte. Também foram verificados os estudos que resultaram no Plano Nacional de Logística de Transporte (PNLT), cujo relatório executivo descreve as perspectivas de integração entre as regiões do Brasil, fundamentadas por características geográficas, econômicas e de infraestrutura de transportes, entre outras. Com base nas projeções de investimento, listadas na PNLT, para os "corredores de transporte" que integram os "vetores de logística", foi analisado se a articulação das OMEC deve ser modificada para continuar contribuindo para o desenvolvimento do país por meio da execução de obras de engenharia. Desta forma, pretende-se contribuir para permitir que a Engenharia Militar do Exército Brasileiro continue a cooperar com a integração e desenvolvimento do país e, ao mesmo tempo, estar em estado de prontidão para cumprir sua missão de apoio ao Exército Brasileiro, em melhores condições. |
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O desdobramento das Organizações Militares de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro para atender as necessidades de mobilidade estratégicas da Força Terrestre e as de desenvolvimento e Integração do território nacionalEngenharia militarExército BrasileiroInfraestruturaTransporteA participação da Engenharia Militar do Exército brasileiro tem sido um instrumento importante para o Estado promover políticas de desenvolvimento e integração. Através da construção de estradas, portos, aeroportos, vias férreas e outros modos de transporte, foi possível não só conectar regiões do território nacional, mas também promover o desenvolvimento econômico e permitir que os instrumentos de inclusão social fossem levados para a população que habitava em regiões remotas do país. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva, por meio de consulta aos manuais do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro e documentação especializada sobre Logística de Transporte, para analisar o desdobramento das Organizações Militares de Engenharia de Construção (OMEC) do Exército Brasileiro, no território nacional, a fim de verificar se ela atende as necessidades de suporte para a Mobilidade Estratégica da Força Terrestre. Uma vez que as Unidades de Engenharia são normalmente empregadas para conduzir ações subsidiárias em operações de engenharia de construção, em parceria com agências governamentais que resultam na construção, reparo, manutenção ou conservação da infraestrutura de transporte. Também foram verificados os estudos que resultaram no Plano Nacional de Logística de Transporte (PNLT), cujo relatório executivo descreve as perspectivas de integração entre as regiões do Brasil, fundamentadas por características geográficas, econômicas e de infraestrutura de transportes, entre outras. Com base nas projeções de investimento, listadas na PNLT, para os "corredores de transporte" que integram os "vetores de logística", foi analisado se a articulação das OMEC deve ser modificada para continuar contribuindo para o desenvolvimento do país por meio da execução de obras de engenharia. Desta forma, pretende-se contribuir para permitir que a Engenharia Militar do Exército Brasileiro continue a cooperar com a integração e desenvolvimento do país e, ao mesmo tempo, estar em estado de prontidão para cumprir sua missão de apoio ao Exército Brasileiro, em melhores condições.The participation of the Military Engineering of the Brazilian Army has been an important instrument for the State to promote development and integration policies. Through te construction of roads, ports, airports, railways and other modes of transportation, it was possibile not only to connect regions of the national territory, but to promote economic development and enable the instruments of social inclusion to be brought to the population that inhabited in remote regions of the country. A descriptive bibliographical research was carried out, through consultation of the manuals of the Ministry of Defense and the Brazilian Army and specialized documentation on Transport Logistics, to analyze the deployment of the Brazilian Army Military Organizations of Construction Engineering (MOCE) in the national territory, in order to verify to how it meets the Strategic Mobility support needs of the Ground Force, once the Ground Force Units are normally employed to conduct subsidiary actions by construction engeeniering operations, in partnershiping with government agencies that result in the construction, repair, maintenance or conservation of the transport infrastructure. At same time, the studies carried out that resulted in Logistic Transport National Plan (LTNP) were also verified. The executive report of this plan outlines the prospects for integration among the regions of Brazil, grounded by geographic, economic and transport infrastructure charecteristics, among others. Based on the investment projections, listed in the LTNP, for the “transport corridors” that integrate the “logistics vectors”, it will be analyzed if the MOCE articulation should be modified to continue contributing to the country development through engineering works. In this way, it intends to contribute to allows the Brazilian Army Military Engineering continue to cooperate with the country integration and development and, at the same time, it is in a state of readiness to carry out its mission of support to the Land Force, in better conditions.Escola Superior de Guerra (Campus Rio de Janeiro)Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE)Videira, Antonio CelenteFlores, Luciano José2020-12-22T20:52:50Z2020-12-22T20:52:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.esg.br/handle/123456789/992porreponame:Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG)instname:Escola Superior de Guerra (ESG)instacron:ESGinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T20:15:44Zoai:repositorio.esg.br:123456789/992Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.esg.brpatricia.ajus@esg.bropendoar:2021-01-04T20:15:44Repositório Institucional da Escola Superior de Guerra (ESG) - Escola Superior de Guerra (ESG)false |
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