Internacionalização de Redes de Franquias Brasileiras e o Ambiente Institucional: A Expansão da Chilli Beans Para o Kuwait

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saad, Rosmary Cardoso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Melo, Pedro Lucas de Resende, Isaac, Victor Ragazzi, Carlini, Angélica Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Internext
Texto Completo: https://internext.espm.br/internext/article/view/665
Resumo: Objetivo: Buscou-se compreender como as redes de franquias brasileiras, em sua estratégia de internacionalização, lidam com os aspectos do ambiente institucional político e legal de um país do Oriente Médio, sabendo que as condições que impulsionam a difusão destas redes nem sempre atendem aos perfis mais desejados para expansão internacional, como a proximidade geográfica e cultural, além da existência de legislação que trata diretamente de franquias e da estabilidade política da região. Método: Utilizou-se da pesquisa qualitativa de natureza explicativa e do estudo de caso único, representado pela rede de franquia brasileira Chilli Beans com operações no Kuwait. Principais resultados: Identificou-se que mesmo com importantes distâncias institucionais, os aspectos legais são tratados de forma global, os aspectos políticos podem ser atenuados a partir da escolha estratégica do franqueado local e o principal fator de atração e continuidade está em aproveitar as oportunidades de mercado. Relevância/originalidade: Constatou-se que, apesar de uma rede de franquia operar em um país com grandes distantes institucionais, é possível reduzi-las por meio de estratégias de expansão, tais como, a escolha precisa do franqueado local, o modo de governança que preserve as características do país de destino, ou, até mesmo, um modelo de negócio que facilita transações entre fronteiras.  Contribuições teóricas: Enriquecer as teorias de internacionalização sob a ótica institucional, especificamente para as dimensões política e legal e, em particular, nas regiões com amplas distâncias institucionais, como o Kuwait em relação ao Brasil.  Contribuições gerenciais: Subsidiar o franqueador com alternativas estratégicas para a escolha do modo de entrada em países estrangeiros e evidenciar as oportunidades de mercados em ambientes institucionais distintos do brasileiro.
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