Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Internext |
Texto Completo: | https://internext.espm.br/internext/article/view/39 |
Resumo: | O Grupo Votorantim tem a sua evolução ao longo do século XX e início do século XXI marcada por fases bastante definidas de constituição, expansão, consolidação e internacionalização dos negócios. O presente trabalho objetiva fazer uma análise das diferentes fases do processo evolutivo do Grupo e a sua relação com abordagens feitas por estudiosos de Teorias da Firma e Modelos de Negócios, além de analisar o seu processo de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo do histórico do Grupo e das suas diferentes fases de evolução, desde a sua constituição, até os dias atuais. A análise do histórico mostra que o processo evolutivo do Grupo Votorantim é caracterizado por estratégias de crescimento e diversificação, inovação e uso de tecnologias, conforme abordagens apresentadas por Chandler e Penrose. O processo de internacionalização do Grupo Votorantim segue os preceitos pontuados por Hagedoorn e Dunning, envolvendo estratégias de expansão, diversificação e crescimento de mercado, que ocorrem além das fronteiras do mercado nacional. |
id |
ESPM-2_ad392952f2bc5cd12c49bd228aba88eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/39 |
network_acronym_str |
ESPM-2 |
network_name_str |
Internext |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedidaevolução.internacionalização.estratégia.diversificação.crescimentoO Grupo Votorantim tem a sua evolução ao longo do século XX e início do século XXI marcada por fases bastante definidas de constituição, expansão, consolidação e internacionalização dos negócios. O presente trabalho objetiva fazer uma análise das diferentes fases do processo evolutivo do Grupo e a sua relação com abordagens feitas por estudiosos de Teorias da Firma e Modelos de Negócios, além de analisar o seu processo de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo do histórico do Grupo e das suas diferentes fases de evolução, desde a sua constituição, até os dias atuais. A análise do histórico mostra que o processo evolutivo do Grupo Votorantim é caracterizado por estratégias de crescimento e diversificação, inovação e uso de tecnologias, conforme abordagens apresentadas por Chandler e Penrose. O processo de internacionalização do Grupo Votorantim segue os preceitos pontuados por Hagedoorn e Dunning, envolvendo estratégias de expansão, diversificação e crescimento de mercado, que ocorrem além das fronteiras do mercado nacional.Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://internext.espm.br/internext/article/view/3910.18568/1980-4865.11168-189Internext - International Business and Management Review ; Vol. 1 No. 1 (2006); 168-189Internext; v. 1 n. 1 (2006); 168-1891980-4865reponame:Internextinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://internext.espm.br/internext/article/view/39/37Copyright (c) 2015 Internexthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFurquim, Nelson RobertoMeireles, Dimária Silva2023-03-27T20:34:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/39Revistahttps://internext.espm.br/internextPRIhttps://internext.espm.br/internext/oaiinternext@espm.br1980-48651980-4865opendoar:2023-03-27T20:34:22Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida |
title |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida |
spellingShingle |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida Furquim, Nelson Roberto evolução.internacionalização.estratégia.diversificação.crescimento |
title_short |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida |
title_full |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida |
title_fullStr |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida |
title_full_unstemmed |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida |
title_sort |
Grupo Votorantim: Um Caso Contemporâneo de Internacionalização Bem Sucedida |
author |
Furquim, Nelson Roberto |
author_facet |
Furquim, Nelson Roberto Meireles, Dimária Silva |
author_role |
author |
author2 |
Meireles, Dimária Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furquim, Nelson Roberto Meireles, Dimária Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
evolução.internacionalização.estratégia.diversificação.crescimento |
topic |
evolução.internacionalização.estratégia.diversificação.crescimento |
description |
O Grupo Votorantim tem a sua evolução ao longo do século XX e início do século XXI marcada por fases bastante definidas de constituição, expansão, consolidação e internacionalização dos negócios. O presente trabalho objetiva fazer uma análise das diferentes fases do processo evolutivo do Grupo e a sua relação com abordagens feitas por estudiosos de Teorias da Firma e Modelos de Negócios, além de analisar o seu processo de internacionalização. Para tanto, foi realizado um estudo do histórico do Grupo e das suas diferentes fases de evolução, desde a sua constituição, até os dias atuais. A análise do histórico mostra que o processo evolutivo do Grupo Votorantim é caracterizado por estratégias de crescimento e diversificação, inovação e uso de tecnologias, conforme abordagens apresentadas por Chandler e Penrose. O processo de internacionalização do Grupo Votorantim segue os preceitos pontuados por Hagedoorn e Dunning, envolvendo estratégias de expansão, diversificação e crescimento de mercado, que ocorrem além das fronteiras do mercado nacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/39 10.18568/1980-4865.11168-189 |
url |
https://internext.espm.br/internext/article/view/39 |
identifier_str_mv |
10.18568/1980-4865.11168-189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://internext.espm.br/internext/article/view/39/37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Internext http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Internext http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internext - International Business and Management Review ; Vol. 1 No. 1 (2006); 168-189 Internext; v. 1 n. 1 (2006); 168-189 1980-4865 reponame:Internext instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Internext |
collection |
Internext |
repository.name.fl_str_mv |
Internext - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
internext@espm.br |
_version_ |
1793890309007998976 |