Internacionalização bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Relvas, Elodie Simões
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32075
Resumo: A internacionalização é uma estratégia adotada por empresas de todos os setores há várias décadas. Com o surgimento da abertura das fronteiras e mais particularmente com o fim da segunda Guerra Mundial, esta dimensão estratégica tornou-se cada vez mais popular. Este conceito, apresenta várias modalidades e teorias, que fazem com que muitas vezes seja pela sua implementação, que passa a decisão dos gestores de topo na medida em que poderá potenciar o crescimento e a sustentabilidade das empresas. Para fazer face à concorrência e à competitividade, múltiplas empresas devem-se internacionalizar para manter a relação com os seus clientes que se deslocam para países estrangeiros. No setor bancário, a internacionalização surge com o objetivo de seguir o cliente para o seu país de emigração, afim de perceber quais as suas necessidades financeiras mas também visando os ganhos da obtenção de economias de escala e experiência. Assim, o principal objetivo deste trabalho consiste num primeiro momento em apresentar esta dimensão estratégica empresarial de uma forma geral, e ainda abordar a internacionalização bancária com base na análise do caso concreto do Banco BPI, S.A. No que diz respeito ao caso prático apresentado, iremos verificar que o processo de internacionalização pode ser alvo de grandes mudanças em termos regulamentares situação que poderá colocar em causa a sua implementação, e bem assim, alterar as modalidades existentes.
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