Consumo, acesso e sociabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/159 |
Resumo: | Este artigo é uma adaptação, feita pelo autor, da palestra de abertura que iria realizar no 3º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing – participação impossibilitada pela epidemia globalizada. Entendendo o consumo como um cenário de disputas entre as determinações da esfera da produção e os diferentes modos de apropriação social dos bens e serviços, o autor argumenta que as transformações na produção cultural e no acesso à cultura trazidas pela industrialização, globalização e digitalização, se mostram mais claramente no comportamento dos jovens. Tomando como laboratório a Cidade do México durante o período mais agudo de quarentena, Canclini reflete sobre o papel da escola diante dos meios de comunicação, as políticas públicas de inclusão digital e a importância da sociabilidade em nossas vidas. |
id |
ESPM-3_0243c950b67ad8b70ef7ce3c42826591 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/159 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Consumo, acesso e sociabilidadeEste artigo é uma adaptação, feita pelo autor, da palestra de abertura que iria realizar no 3º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing – participação impossibilitada pela epidemia globalizada. Entendendo o consumo como um cenário de disputas entre as determinações da esfera da produção e os diferentes modos de apropriação social dos bens e serviços, o autor argumenta que as transformações na produção cultural e no acesso à cultura trazidas pela industrialização, globalização e digitalização, se mostram mais claramente no comportamento dos jovens. Tomando como laboratório a Cidade do México durante o período mais agudo de quarentena, Canclini reflete sobre o papel da escola diante dos meios de comunicação, as políticas públicas de inclusão digital e a importância da sociabilidade em nossas vidas. Escola Superior de Propaganda e Marketing2010-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/15910.18568/cmc.v6i16.159Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 111-127Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 111-127Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 111-1271983-707010.18568/cmc.v6i16reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/159/160Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanclini, Nestor García2012-07-13T19:09:37Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/159Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-07-13T19:09:37Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo, acesso e sociabilidade |
title |
Consumo, acesso e sociabilidade |
spellingShingle |
Consumo, acesso e sociabilidade Canclini, Nestor García |
title_short |
Consumo, acesso e sociabilidade |
title_full |
Consumo, acesso e sociabilidade |
title_fullStr |
Consumo, acesso e sociabilidade |
title_full_unstemmed |
Consumo, acesso e sociabilidade |
title_sort |
Consumo, acesso e sociabilidade |
author |
Canclini, Nestor García |
author_facet |
Canclini, Nestor García |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canclini, Nestor García |
description |
Este artigo é uma adaptação, feita pelo autor, da palestra de abertura que iria realizar no 3º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing – participação impossibilitada pela epidemia globalizada. Entendendo o consumo como um cenário de disputas entre as determinações da esfera da produção e os diferentes modos de apropriação social dos bens e serviços, o autor argumenta que as transformações na produção cultural e no acesso à cultura trazidas pela industrialização, globalização e digitalização, se mostram mais claramente no comportamento dos jovens. Tomando como laboratório a Cidade do México durante o período mais agudo de quarentena, Canclini reflete sobre o papel da escola diante dos meios de comunicação, as políticas públicas de inclusão digital e a importância da sociabilidade em nossas vidas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/159 10.18568/cmc.v6i16.159 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/159 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v6i16.159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/159/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 111-127 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 111-127 Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 111-127 1983-7070 10.18568/cmc.v6i16 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299073789952 |