A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a estética das “cenas” contemporâneas de música eletrônica soturna com base em usos e estratégias comunicacionais de seus participantes na rede social MySpace(http://www.myspace.com). Partimos da influência do romantismo gótico no imaginário da cibercultura (Amaral 2006), propondo um neologismo provocador: o cibergoticismo, aqui compreendido como um elemento herdeiro da discursividade do romantismo gótico, mas transmutado na sociabilidade e nas trocas informacionais no âmbito das cibersubculturas (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) e suas cenas musicais correspondentes (rivetheads, cibergóticos, neovitorianos). Palavras-chave: Comunicação; cibercultura; cibersubculturas; sociabilidade. ABSTRACT This paper has the aim to analyse the aesthetics of contemporary darkelectronic music scene, departing from the uses and communicational strategies of their participants inside the social network MySpace (http://www.myspace.com). Our starting point is the influence of gothic romanticism inside the cyberculture imaginary (Amaral 2006), proposing a teas-ing neologism: cybergothicism. We understand this concept as an heir of gothic romanticism discursivity, but it has turned into the sociability and informational exchanges inside cybersubcultures (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) as well as its derivative musical scenes (rivetheads, cybergothics and neovictorians). Keywords: Communication; cyberculture; cybersubculture; sociability. |
id |
ESPM-3_02b463be1b9094b27af9b3994f694b4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/90 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpaceO presente artigo tem como objetivo analisar a estética das “cenas” contemporâneas de música eletrônica soturna com base em usos e estratégias comunicacionais de seus participantes na rede social MySpace(http://www.myspace.com). Partimos da influência do romantismo gótico no imaginário da cibercultura (Amaral 2006), propondo um neologismo provocador: o cibergoticismo, aqui compreendido como um elemento herdeiro da discursividade do romantismo gótico, mas transmutado na sociabilidade e nas trocas informacionais no âmbito das cibersubculturas (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) e suas cenas musicais correspondentes (rivetheads, cibergóticos, neovitorianos). Palavras-chave: Comunicação; cibercultura; cibersubculturas; sociabilidade. ABSTRACT This paper has the aim to analyse the aesthetics of contemporary darkelectronic music scene, departing from the uses and communicational strategies of their participants inside the social network MySpace (http://www.myspace.com). Our starting point is the influence of gothic romanticism inside the cyberculture imaginary (Amaral 2006), proposing a teas-ing neologism: cybergothicism. We understand this concept as an heir of gothic romanticism discursivity, but it has turned into the sociability and informational exchanges inside cybersubcultures (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) as well as its derivative musical scenes (rivetheads, cybergothics and neovictorians). Keywords: Communication; cyberculture; cybersubculture; sociability.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/9010.18568/cmc.v3i9.90Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-1031983-707010.18568/cmc.v3i9reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90/91Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Adriana2012-04-11T19:51:17Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/90Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:51:17Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace |
title |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace |
spellingShingle |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace Amaral, Adriana |
title_short |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace |
title_full |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace |
title_fullStr |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace |
title_full_unstemmed |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace |
title_sort |
A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace |
author |
Amaral, Adriana |
author_facet |
Amaral, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Adriana |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a estética das “cenas” contemporâneas de música eletrônica soturna com base em usos e estratégias comunicacionais de seus participantes na rede social MySpace(http://www.myspace.com). Partimos da influência do romantismo gótico no imaginário da cibercultura (Amaral 2006), propondo um neologismo provocador: o cibergoticismo, aqui compreendido como um elemento herdeiro da discursividade do romantismo gótico, mas transmutado na sociabilidade e nas trocas informacionais no âmbito das cibersubculturas (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) e suas cenas musicais correspondentes (rivetheads, cibergóticos, neovitorianos). Palavras-chave: Comunicação; cibercultura; cibersubculturas; sociabilidade. ABSTRACT This paper has the aim to analyse the aesthetics of contemporary darkelectronic music scene, departing from the uses and communicational strategies of their participants inside the social network MySpace (http://www.myspace.com). Our starting point is the influence of gothic romanticism inside the cyberculture imaginary (Amaral 2006), proposing a teas-ing neologism: cybergothicism. We understand this concept as an heir of gothic romanticism discursivity, but it has turned into the sociability and informational exchanges inside cybersubcultures (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) as well as its derivative musical scenes (rivetheads, cybergothics and neovictorians). Keywords: Communication; cyberculture; cybersubculture; sociability. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90 10.18568/cmc.v3i9.90 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v3i9.90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103 Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103 1983-7070 10.18568/cmc.v3i9 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298693156864 |