A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Adriana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a estética das “cenas” contemporâneas de música eletrônica soturna com base em usos e estratégias comunicacionais de seus participantes na rede social MySpace(http://www.myspace.com). Partimos da influência do romantismo gótico no imaginário da cibercultura (Amaral 2006), propondo um neologismo provocador: o cibergoticismo, aqui compreendido como um elemento herdeiro da discursividade do romantismo gótico, mas transmutado na sociabilidade e nas trocas informacionais no âmbito das cibersubculturas (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) e suas cenas musicais correspondentes (rivetheads, cibergóticos, neovitorianos). Palavras-chave: Comunicação; cibercultura; cibersubculturas; sociabilidade. ABSTRACT This paper has the aim to analyse the aesthetics of contemporary darkelectronic music scene, departing from the uses and communicational strategies of their participants inside the social network MySpace (http://www.myspace.com). Our starting point is the influence of gothic romanticism inside the cyberculture imaginary (Amaral 2006), proposing a teas-ing neologism: cybergothicism. We understand this concept as an heir of gothic romanticism discursivity, but it has turned into the sociability and informational exchanges inside cybersubcultures (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) as well as its derivative musical scenes (rivetheads, cybergothics and neovictorians). Keywords: Communication; cyberculture; cybersubculture; sociability.
id ESPM-3_02b463be1b9094b27af9b3994f694b4a
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/90
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpaceO presente artigo tem como objetivo analisar a estética das “cenas” contemporâneas de música eletrônica soturna com base em usos e estratégias comunicacionais de seus participantes na rede social MySpace(http://www.myspace.com). Partimos da influência do romantismo gótico no imaginário da cibercultura (Amaral 2006), propondo um neologismo provocador: o cibergoticismo, aqui compreendido como um elemento herdeiro da discursividade do romantismo gótico, mas transmutado na sociabilidade e nas trocas informacionais no âmbito das cibersubculturas (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) e suas cenas musicais correspondentes (rivetheads, cibergóticos, neovitorianos). Palavras-chave: Comunicação; cibercultura; cibersubculturas; sociabilidade. ABSTRACT This paper has the aim to analyse the aesthetics of contemporary darkelectronic music scene, departing from the uses and communicational strategies of their participants inside the social network MySpace (http://www.myspace.com). Our starting point is the influence of gothic romanticism inside the cyberculture imaginary (Amaral 2006), proposing a teas-ing neologism: cybergothicism. We understand this concept as an heir of gothic romanticism discursivity, but it has turned into the sociability and informational exchanges inside cybersubcultures (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) as well as its derivative musical scenes (rivetheads, cybergothics and neovictorians). Keywords: Communication; cyberculture; cybersubculture; sociability.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/9010.18568/cmc.v3i9.90Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-1031983-707010.18568/cmc.v3i9reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90/91Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Adriana2012-04-11T19:51:17Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/90Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:51:17Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
title A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
spellingShingle A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
Amaral, Adriana
title_short A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
title_full A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
title_fullStr A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
title_full_unstemmed A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
title_sort A estética cibergótica na internet: música e sociabilidade na comunicação do MySpace
author Amaral, Adriana
author_facet Amaral, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Adriana
description O presente artigo tem como objetivo analisar a estética das “cenas” contemporâneas de música eletrônica soturna com base em usos e estratégias comunicacionais de seus participantes na rede social MySpace(http://www.myspace.com). Partimos da influência do romantismo gótico no imaginário da cibercultura (Amaral 2006), propondo um neologismo provocador: o cibergoticismo, aqui compreendido como um elemento herdeiro da discursividade do romantismo gótico, mas transmutado na sociabilidade e nas trocas informacionais no âmbito das cibersubculturas (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) e suas cenas musicais correspondentes (rivetheads, cibergóticos, neovitorianos). Palavras-chave: Comunicação; cibercultura; cibersubculturas; sociabilidade. ABSTRACT This paper has the aim to analyse the aesthetics of contemporary darkelectronic music scene, departing from the uses and communicational strategies of their participants inside the social network MySpace (http://www.myspace.com). Our starting point is the influence of gothic romanticism inside the cyberculture imaginary (Amaral 2006), proposing a teas-ing neologism: cybergothicism. We understand this concept as an heir of gothic romanticism discursivity, but it has turned into the sociability and informational exchanges inside cybersubcultures (Bell 2000; Caspary & Manzenreiter 2003) as well as its derivative musical scenes (rivetheads, cybergothics and neovictorians). Keywords: Communication; cyberculture; cybersubculture; sociability.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90
10.18568/cmc.v3i9.90
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v3i9.90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/90/91
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103
Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 9 (2007): Comunicação e Arte; 87-103
1983-7070
10.18568/cmc.v3i9
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298693156864