Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria do Carmo Domingas da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1696
Resumo: Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_c9c162a5916f4f223a0d7dedc1351621
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de casoComunicação virtualInternetWeb 2.0MyspaceCibespaçoSocial networkingCyberspaceCommunicationDissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade AbertaAo longo dos séculos a tecnologia foi adquirindo importância na vida dos seres humanos, os inventos inovadores foram integrados como se fossem membros do corpo, uma extensão do mesmo. Presentemente, a Internet é uma rede que faz parte da rotina diária da maioria dos indivíduos dos países mais desenvolvidos, permitindo o acesso à informação sobre todo o mundo. As transformações provocadas pela Internet alteraram o modo como os seres humanos se vêem a si próprios, aos outros e ao mundo. A rede foi igualmente impulsionadora de novas configurações relacionados com os valores, com a sociedade, a cultura, nas relações entre os seres humanos e na forma como estes comunicam. Actualmente, as Redes Sociais são um novo local de encontro, onde cibernautas de diferentes países dialogam, mostram-se ao mundo expressando as suas opiniões. Este estudo tem como principal objectivo analisar a interacção da autora com outros utilizadores do MySpace em geral e com os “amigos virtuais” em particular. Neste sentido são observadas as actividades realizadas pelos mesmos e as consequências das acções efectuadas pela própria autora do projecto. Foi através da página da pesquisadora e da sua lista de “amigos virtuais”, que se realizou uma recolha de dados resultantes da observação participante. De igual modo, tivemos a intenção de relatar as experiências vividas pela autora durante a observação da Rede Social em questão, bem como as informações registadas num diário de pesquisa. Em resultado desta investigação verifica-se que a Rede Social MySpace não só permitiu a comunicação com indivíduos de diversos locais em Portugal, como também possibilitou a comunicação com pessoas de países e culturas diferentes. De igual modo, a Rede Social facilita claramente o contacto com pessoas que já conhecemos, permite que qualquer cibernauta mantenha e restabeleça contactos com outros indivíduos. Pode-se ainda criar novas amizades, mas com um grupo reduzido de pessoas. Assim se observa que pessoas de todo o mundo comunicam entre si, independentemente da cultura e língua, permitindo um maior autoconhecimento do indivíduo que comunica e que partilha a sua história. Deste modo, os internautas aprendem a contactar com outras culturas e obtêm diversas experiências resultantes do contacto intercultural dando origem a um enriquecimento e a um desenvolvimento pessoal adquirido no ciberespaço e na Rede Social MySpace. Tendo em conta o estudo das Redes Sociais pode-se dizer que estas surgem como um elemento impulsionador da comunicação, na medida em que permitem uma expansão e abrangência comunicacional de todo o planeta. Uma comunicação sem corpo, mas com emoção, voz, texto, imagem, som e em tempo real. Pode-se concluir que a rede social MySpace disponibiliza uma panóplia de serviços que facilitam a comunicação entre os utilizadores, independentemente do local, língua, cultura, etnia, religião ou status social e desde que tenha as competências necessárias para utilizar um computador ligado à Internet e se inscreva na Rede Social MySpace.Throughout the centuries, technology started to have acquired huge importance in the human beings life; all new inventions have been integrated as if they are part of our body, an extension. Presently, the Internet is a net that is part of most individual’s daily routine, those who live in developed countries, allowing the access to information about the world. The transformations motivated by Internet altered the way that human beings see themselves, see others and the world. The network was also driving the new settings related to values, related to society, culture, to relationships among human beings and how they communicate. Nowadays, a social networking is a new place to hang out, where, cybernauts of different countries communicate, and they show themselves to the world expressing their own opinion. The central aim of this study is to analyze the author's interaction with other MySpace users in general and with the "virtual friends" in particular. In this context the author observes the activities accomplished by the cybernautes and the consequences of the actions taken by the author herself. It was through the researcher's page and her list of "virtual friends", that was gathered the data obtained from participant observation. Furthermore, we intend to report the author’s experiences lived during the observation of the Social Network in subject, as well as, the information recorded in a diary. As a result of this investigation it is verified that the network in subject not only allowed to communicate with individuals from various locations in Portugal, but also allowed to communicate with people from different countries and cultures. In the same way, the Social Network clearly facilitates a contact with people that we knew already, it allows that any cybernaut maintains and reestablish contacts with other individuals. It is still possible to create new friendships, but with a reduced group of people. Thus we observe that people around the world communicate with each other, regardless of culture and language, allowing a better self-knowledge of the individual that communicates and which shares its history. Therefore, the cybernauts learn how to connect with other cultures and obtain different experiences resulting from intercultural contact, giving origin to an enrichment and personal development acquired in cyberspace and the MySpace social network. Considering the study of social networks it can be said that these appear as an element that facilitate the communication, since it allows an expansion and communication coverage of the whole planet. One comunication without body, but with emotion, voice, text, image, sound and instantaneously. In a nut shell, the social network MySpace offers a range of services that makes communication easy between users, despite of the place, language, culture, ethnicity, religion or social status and as long as it has the necessary skills to use a computer linked to the Internet.Joaquim, TeresaSousa, Ivo Dias deRepositório AbertoCosta, Maria do Carmo Domingas da2011-01-03T17:47:54Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:24.928976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso
title Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso
spellingShingle Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso
Costa, Maria do Carmo Domingas da
Comunicação virtual
Internet
Web 2.0
Myspace
Cibespaço
Social networking
Cyberspace
Communication
title_short Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso
title_full Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso
title_fullStr Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso
title_full_unstemmed Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso
title_sort Comunicação na Internet : a rede social Myspace : um estudo de caso
author Costa, Maria do Carmo Domingas da
author_facet Costa, Maria do Carmo Domingas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Joaquim, Teresa
Sousa, Ivo Dias de
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria do Carmo Domingas da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação virtual
Internet
Web 2.0
Myspace
Cibespaço
Social networking
Cyberspace
Communication
topic Comunicação virtual
Internet
Web 2.0
Myspace
Cibespaço
Social networking
Cyberspace
Communication
description Dissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-01-03T17:47:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1696
url http://hdl.handle.net/10400.2/1696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135000688328704