Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/221 |
Resumo: | O presente artigo investiga as estratégias criativas da publicidade centradas em conceitos da retórica clássica (precisamente, paráfrase e memória), bem como em teorias mais recentes da linguagem (hipertexto). Escrito por pesquisadores da Espanha e do Brasil, que reúnem interesses comuns no estudo desse objeto, o texto traz, em suas análises, anúncios de ambos os países, demonstrando como os publicitários acionam, num primeiro momento, o tesouro cultural de sua comunidade durante o processo criativo, para, em seguida, ampliá-lo com o conteúdo das peças que elaboram a partir de referências já conhecidas do público. |
id |
ESPM-3_2aea1be3a5b57d7863b826af19905ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/221 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneoPublicidadeRetóricaParáfraseO presente artigo investiga as estratégias criativas da publicidade centradas em conceitos da retórica clássica (precisamente, paráfrase e memória), bem como em teorias mais recentes da linguagem (hipertexto). Escrito por pesquisadores da Espanha e do Brasil, que reúnem interesses comuns no estudo desse objeto, o texto traz, em suas análises, anúncios de ambos os países, demonstrando como os publicitários acionam, num primeiro momento, o tesouro cultural de sua comunidade durante o processo criativo, para, em seguida, ampliá-lo com o conteúdo das peças que elaboram a partir de referências já conhecidas do público.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/22110.18568/cmc.v8i22.221Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 65-98Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 65-98Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 65-981983-707010.18568/cmc.v8i22reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/221/218Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarroso, Carmen LlorenteCarrascoza, João AnzanelloGuardia, Maria Luisa García2012-04-11T20:20:09Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/221Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:20:09Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo |
title |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo |
spellingShingle |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo Barroso, Carmen Llorente Publicidade Retórica Paráfrase |
title_short |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo |
title_full |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo |
title_fullStr |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo |
title_sort |
Paráfrase e memória: estratégias persuasivas do discurso publicitário contemporâneo |
author |
Barroso, Carmen Llorente |
author_facet |
Barroso, Carmen Llorente Carrascoza, João Anzanello Guardia, Maria Luisa García |
author_role |
author |
author2 |
Carrascoza, João Anzanello Guardia, Maria Luisa García |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Carmen Llorente Carrascoza, João Anzanello Guardia, Maria Luisa García |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Retórica Paráfrase |
topic |
Publicidade Retórica Paráfrase |
description |
O presente artigo investiga as estratégias criativas da publicidade centradas em conceitos da retórica clássica (precisamente, paráfrase e memória), bem como em teorias mais recentes da linguagem (hipertexto). Escrito por pesquisadores da Espanha e do Brasil, que reúnem interesses comuns no estudo desse objeto, o texto traz, em suas análises, anúncios de ambos os países, demonstrando como os publicitários acionam, num primeiro momento, o tesouro cultural de sua comunidade durante o processo criativo, para, em seguida, ampliá-lo com o conteúdo das peças que elaboram a partir de referências já conhecidas do público. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/221 10.18568/cmc.v8i22.221 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/221 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v8i22.221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/221/218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 65-98 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 65-98 Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 65-98 1983-7070 10.18568/cmc.v8i22 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299486928896 |