Download, pirataria e resistência: uma investigação sobre o consumidor de música digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Denise Franca
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sauerbronn, João Felipe Rammelt, Costa, Alessandra Mello da, Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier, Ayrosa, Eduardo André Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/188
Resumo: Dentro do contexto das mudanças tecnológicas que afetaram a indústria fonográfica, o objetivo deste estudo é contribuir para a melhor compreensão a respeito de como consumidores de música digital percebem e entendem o “consumo ilegal” de música por meio da “pirataria virtual”. A partir de uma abordagem qualitativa, baseada no referencial de resistência do consumidor, foram identificadas quatro formas de resistência: 1) força de oposição ao mercado; 2) agência do consumidor; 3) “saída”; e 4) divergência diante da prática do mercado.
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