PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e sociedade |
Texto Completo: | https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/993 |
Resumo: | Apesar do crescimento na venda de música digital, pesquisas apontam que 95% dos downloads musicais não pagam direitos autorais. As tecnologias de download e compartilhamento são geralmente apontados como responsáveis pelo fenômeno chamado de pirataria pela indústria fonográfica, colocando na mesma categoria pessoas físicas e jurídicas, vendedores e usuários. A indústria classifica download como crime, um comportamento desviante do ideal social e econômico. Este trabalho busca dar voz ao consumidor, ao tentar compreender suas percepções e estratégias de neutralização de tal comportamento desviante. Para tanto, foram realizados quatro grupos de foco com jovens “downloaders” com o objetivo de verificar a relação desses consumidores com a música, a identificação de comportamentos desviantes e a descrição das Técnicas de Neutralização utilizadas. Os dados foram analisados segundo a Análise de Discurso e os resultados mostraram oito maneiras dos consumidores justificarem ‘maus comportamentos’, representando a ampliação de duas das categorias apresentadas pela literatura. |
id |
UFMG-19_d62a539289fb143817c54ab7b547171c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/993 |
network_acronym_str |
UFMG-19 |
network_name_str |
Gestão e sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORESPiratariaDownload de MúsicasComportamento do ConsumidorComportamento DesvianteTécnicas de NeutralizaçãoApesar do crescimento na venda de música digital, pesquisas apontam que 95% dos downloads musicais não pagam direitos autorais. As tecnologias de download e compartilhamento são geralmente apontados como responsáveis pelo fenômeno chamado de pirataria pela indústria fonográfica, colocando na mesma categoria pessoas físicas e jurídicas, vendedores e usuários. A indústria classifica download como crime, um comportamento desviante do ideal social e econômico. Este trabalho busca dar voz ao consumidor, ao tentar compreender suas percepções e estratégias de neutralização de tal comportamento desviante. Para tanto, foram realizados quatro grupos de foco com jovens “downloaders” com o objetivo de verificar a relação desses consumidores com a música, a identificação de comportamentos desviantes e a descrição das Técnicas de Neutralização utilizadas. Os dados foram analisados segundo a Análise de Discurso e os resultados mostraram oito maneiras dos consumidores justificarem ‘maus comportamentos’, representando a ampliação de duas das categorias apresentadas pela literatura.CEPEAD/FACE - UFMG2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/99310.21171/ges.v4i8.993Management & Society Electronic Journal; Vol. 4 No. 8 (2010): maio/agosto; 513-538Gestão e Sociedade; v. 4 n. 8 (2010): maio/agosto; 513-5381980-575610.21171/ges.v4i8reponame:Gestão e sociedadeinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/993/816Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSauerbronn, João Felipe R.Barros, Denise FrancaStrehlau, SuzaneMello da Costa, Alessandra de Sá2019-09-07T21:31:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/993Revistahttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedadePUBhttps://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/oaiges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com||1980-57561980-5756opendoar:2019-09-07T21:31:32Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES |
title |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES |
spellingShingle |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES Sauerbronn, João Felipe R. Pirataria Download de Músicas Comportamento do Consumidor Comportamento Desviante Técnicas de Neutralização |
title_short |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES |
title_full |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES |
title_fullStr |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES |
title_full_unstemmed |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES |
title_sort |
PIRATARIA E DOWNLOAD COMO COMPORTAMENTO DESVIANTE E AS TÉCNICAS DE NEUTRALIZAÇÃO USADAS PELO CONSUMIDORES |
author |
Sauerbronn, João Felipe R. |
author_facet |
Sauerbronn, João Felipe R. Barros, Denise Franca Strehlau, Suzane Mello da Costa, Alessandra de Sá |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Denise Franca Strehlau, Suzane Mello da Costa, Alessandra de Sá |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sauerbronn, João Felipe R. Barros, Denise Franca Strehlau, Suzane Mello da Costa, Alessandra de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pirataria Download de Músicas Comportamento do Consumidor Comportamento Desviante Técnicas de Neutralização |
topic |
Pirataria Download de Músicas Comportamento do Consumidor Comportamento Desviante Técnicas de Neutralização |
description |
Apesar do crescimento na venda de música digital, pesquisas apontam que 95% dos downloads musicais não pagam direitos autorais. As tecnologias de download e compartilhamento são geralmente apontados como responsáveis pelo fenômeno chamado de pirataria pela indústria fonográfica, colocando na mesma categoria pessoas físicas e jurídicas, vendedores e usuários. A indústria classifica download como crime, um comportamento desviante do ideal social e econômico. Este trabalho busca dar voz ao consumidor, ao tentar compreender suas percepções e estratégias de neutralização de tal comportamento desviante. Para tanto, foram realizados quatro grupos de foco com jovens “downloaders” com o objetivo de verificar a relação desses consumidores com a música, a identificação de comportamentos desviantes e a descrição das Técnicas de Neutralização utilizadas. Os dados foram analisados segundo a Análise de Discurso e os resultados mostraram oito maneiras dos consumidores justificarem ‘maus comportamentos’, representando a ampliação de duas das categorias apresentadas pela literatura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/993 10.21171/ges.v4i8.993 |
url |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/993 |
identifier_str_mv |
10.21171/ges.v4i8.993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/993/816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Gestão e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CEPEAD/FACE - UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Management & Society Electronic Journal; Vol. 4 No. 8 (2010): maio/agosto; 513-538 Gestão e Sociedade; v. 4 n. 8 (2010): maio/agosto; 513-538 1980-5756 10.21171/ges.v4i8 reponame:Gestão e sociedade instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Gestão e sociedade |
collection |
Gestão e sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e sociedade - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
ges@face.ufmg.br||ricardo.ges.ufmg@gmail.com|| |
_version_ |
1797067418956201985 |