Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/208 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar, de forma sucinta, o processo do surgimento e a trajetória dos estudos acadêmicos sobre o futebol brasileiro, principalmente os que buscaram – e os que ainda buscam – entender a relação do esporte com questões identitárias e sua relação com o campo da comunicação. Estamos cientes dos riscos que corremos ao fazermos uma seleção das principais obras e debates que contribuíram para o surgimento e consolidação do campo. Toda seleção possui uma dose de “inevitável arbitrariedade”. O fato é que o campo cresceu muito e, por isso, optaremos por apresentar e discutir os trabalhos que consideramos emblemáticos em suas respectivas épocas, bem como aqueles que voltaram suas atenções para o tema “futebol, mídia e nação”. |
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Futebol e comunicação: a consolidação do campo acadêmico no BrasilO objetivo deste artigo é apresentar, de forma sucinta, o processo do surgimento e a trajetória dos estudos acadêmicos sobre o futebol brasileiro, principalmente os que buscaram – e os que ainda buscam – entender a relação do esporte com questões identitárias e sua relação com o campo da comunicação. Estamos cientes dos riscos que corremos ao fazermos uma seleção das principais obras e debates que contribuíram para o surgimento e consolidação do campo. Toda seleção possui uma dose de “inevitável arbitrariedade”. O fato é que o campo cresceu muito e, por isso, optaremos por apresentar e discutir os trabalhos que consideramos emblemáticos em suas respectivas épocas, bem como aqueles que voltaram suas atenções para o tema “futebol, mídia e nação”.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/20810.18568/cmc.v8i21.208Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 21 (2011): Comunicação e esporte; 11-37Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 21 (2011): Comunicação e esporte; 11-37Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 21 (2011): Comunicação e esporte; 11-371983-707010.18568/cmc.v8i21reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/208/205Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHelal, Ronaldo2012-04-11T20:19:49Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/208Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:19:49Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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